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A importância do Google Analytics no Marketing Digital

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O Google Analytics, uma ferramenta gratuita do Google, permite acompanhar e analisar os resultados de um website.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de medirmos o desempenho das campanhas para obtermos melhores resultados.

 

Com o Google Analytics conseguimos comparar o desempenho das campanhas e do nosso website, reduzir os erros e tornar a comunicação e os canais da mesma mais assertivos.

 

Outras das principais vantagens são a facilidade de integração com outros serviços Google, como o Google Adwords, conhecer de forma muito próxima o perfil de quem acede ao website, quais são as páginas mais visitadas e a partir de que dispositivos, países e até mesmo cidades. De facto, esta ferramenta permite-nos acompanhar praticamente todos os aspectos do comportamento do utilizador e do desempenho do website, mostrando-nos assim aquilo que está funcionar bem e, mais importante, o que não está a funcionar. No entanto, precisamos de perceber as principais áreas de foco que poderá, inclusive, aprender de forma resumida no Curso para Iniciantes oferecido pelo próprio Google.

 

Google Analytics

 

6 dados do Google Analytics que não pode deixar de lado

Visitas –  número de vezes que o website foi acedido (diferente de visitantes únicos que contabiliza o número de pessoas)

 

Geografia e dispositivos – qual a origem geográfica e quais os dispositivos que os utilizadores usam para visitar o website

 

Tempo de permanência –  quanto tempo, em média, os utilizadores permanecem no website

 

Taxa de rejeição – é o número de utilizadores que entram no site e saem após terem visualizado uma única página

 

Fontes de tráfego – qual a campanha, o meio (orgânico, pago, referral, Social) e a Origem (Google, Facebook, Blog ou outro) da sessão

 

Páginas de saída –  última página vista, antes de abandonar o website (diferente da taxa de rejeição, porque é alguém que visita só uma página, e sai logo).

 

Objetivos, objetivos e objectivos

É importante ter sempre em mente que estes dados podem dizer muito sobre o desempenho do website e tornarem-se muito úteis na otimização do mesmo, mas precisamos antes de tudo definir quais os KPI’s e definir os objetivos no Google Analytics (esta ferramenta permite a configuração de metas personalizadas no painel de Administração). Na verdade, podemos comparar o Analytics à vida real, pois para alcançarmos a meta temos sempre de definir onde essa meta está!

 

Objetivos

 

Já vimos quais as principais métricas a ter em atenção, que fornecem informações muito importantes para melhorar o desempenho do website e aumentar as conversões. Mas como e o que são objectivos concluídos?

 

Tal como refere o Google, um objetivo representa uma atividade concluída, denominada conversão, que contribui para o sucesso do negócio. Por exemplo, a realização de uma compra (num site de comércio eletrónico), o download de uma brochura de produto (num website de produto) ou o envio de um formulário de contacto (num website de recolha de contactos de potenciais clientes).

 

 

Com tudo isto, conseguimos perceber que o Google Analytics ajuda a determinar os canais que os utilizadores usam para chegar ao website, qual é o seu comportamento (quando saem, onde e que páginas visitam) e quantos convertem efectivamente. Por outro lado, revela onde devemos melhorar, por exemplo que páginas são menos visitadas, que nos permite perceber que conteúdo precisa de ser revisto, definir novas keywords e imagens, para que consiga atrair mais tráfego e aumentar a possibilidade de conversões ou objetivos concluídos.

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