loader image
X
Olá! Deixe-me guiá-lo pelo mundo digital.
Acumulamos experiência em vários setores! Vamos começar?
Faço parte de uma equipa multidisciplinar com diversas qualificações técnicas!
Cada projeto é uma viagem ao futuro com os nossos clientes!
Vamos iniciar uma nova rota juntos?
Tome decisões mais rápidas e vencedoras. Nós ajudámos!
Junta-te à nossa equipa!
Quer aumentar as oportunidades de negócio da sua empresa?
Descubra o que vem a seguir!
Sem categoria 3min

Porque é que a sua marca precisa de um Blog?

Ler Artigo

Ter ou não ter um blog, eis a questão com que muitas empresas se deparam atualmente.

 

Na definição de uma estratégia digital, por vezes parece mais fácil compreender a necessidade de investir em anúncios do que a necessidade de ter num blog. Isto deve-se ao facto de uma estratégia de blog ser uma estratégia a longo prazo, que pode levar meses até apresentar resultados.

 

Mas sendo uma estratégia a longo prazo, é também uma estratégia que se pode revelar muito eficaz e trazer resultados sustentáveis e duradouros, sobretudo no que diz respeito à visibilidade online do seu negócio.

 

VER TAMBÉM: CRIAR CONTEÚDO É UMA HISTÓRIA DE HUMOR

Blog

 

Comecemos pelos factos

Se não está convencido em relação à necessidade de a sua empresa ter um blog, eis alguns factos que podem mudar a sua opinião:

  • 47% das pessoas consome entre 3 a 5 peças de conteúdo antes de dar o primeiro passo em direção à compra;
  • Websites com blog tendem a ter 434% mais páginas indexadas nos motores de pesquisa do que websites sem blog;
  • Sempre que escrevemos um artigo, estamos a criar conteúdo que as pessoas podem partilhar nas suas redes sociais, aumentando a visibilidade da nossa marca.

 

Blog

 

Está a fazer a pergunta certa?

Em vez de fazer a pergunta “a minha empresa precisa de um blog?” experimente fazer a pergunta “o que é que o meu público-alvo precisa?”. Se a resposta for que o seu público precisa de aprender mais sobre o seu produto ou serviço (ou sobre a necessidade ou problema ao qual o seu produto/serviço tenta responder) ou simplesmente precisa de se sentir inspirado, então a resposta é: sim, a sua empresa precisa de um blog!

 

Blog

 

Quais as razões pelas quais é importante ter um Blog?

Há várias razões pelas quais é importante ter um blog. As duas primeiras que devemos considerar são o facto de ajudar a conduzir tráfego para o website e a converter esse tráfego em leads. 

 

As outras razões podem ser divididas em dois tipos: relação com o público-alvo e posicionamento nos motores de busca.

 

No que diz respeito à relação com o público-alvo ter um blog pode ajudar a:

 

  • Fortalecer o sentido de comunidade em torno da marca;
  • Estabelecer o seu negócio como autoridade no sector;
  • Enquadrar e suportar o lançamento de um novo produto com informação relevante;
  • Fortalecer os laços de confiança com o público-alvo, ajudando a equipa de vendas no seu trabalho (muito mais depressa compramos um produto a um vendedor que já conhecemos do que a um estranho).

 

Já em relação ao posicionamento nos motores de busca, pode ajudar a melhorar significativamente a posição de um website, através da utilização das keywords certas e de táticas como guest-blogging e inbound links.

 

Explicado de uma forma simples: quando falamos de tráfego pago estamos a falar das visitas que conseguimos através de anúncios online pagos, e quando falamos de tráfego orgânico, estamos a falar das visitas que foram conquistadas de forma espontânea, sem investimento em anúncios.

 

A estratégia de blog é uma parte essencial da estratégia de aumento dos resultados orgânicos (o que não dispensa que existam campanhas pagas relacionadas com o blog).

 

Blog

 

Quem quer atrair para o Blog da sua empresa?

Aqui aplica-se o princípio de “a qualidade é mais importante do que a quantidade”. Não queremos atrair o maior número de visitantes possível de forma indiscriminada. Queremos atrair as pessoas que têm mais probabilidade de se tornarem clientes. Para isso, a chave é criar conteúdo relevante para esse público-alvo.

 

Blog

 

Conclusão

A decisão de criar ou não um blog para uma marca deve ser uma decisão estudada e tomada com base em dados reais, integrada numa estratégia digital mais ampla, com objetivos claramente definidos. Esses objetivos devem ser SMART – Specific (específicos); Measurable (mensuráveis), Attainable (atingíveis), Realistic (Realistas) e Time-bound (temporizáveis).

 

Atualmente, na grande maioria das estratégias digitais, o desenvolvimento de um blog ocupa um papel central, devido ao sucesso demonstrado com inúmeras marcas em diferentes setores de negócio.

 

Antes de tomar a sua decisão, não subestime o poder de um Blog!  

 

VER TAMBÉM: CRIAR CONTEÚDO É UMA HISTÓRIA DE HUMOR

Juntos

Fazemos acontecer