É impensável não ter uma presença digital ativa, hoje em dia, mas é um facto que apenas 53% dos pequenos negócios usam ativamente as redes sociais.

Entre os principais fatores para esta falha de comunicação encontram-se a falta de educação para a utilização das redes sociais, a falta de recursos, a falta de tempo e a falta de dinheiro.

 

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Utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio não é “rocket science” e, assim que começar a ficar a par de alguns dos segredos, torna-se bastante simples. 

 

 

É só seguir os passos:

 

1. Humanização

Este é o conselho que se torna facilmente mal-interpretado. Quando dizemos “falar com pessoas”, isto não equivale a:

  • Envio de mensagens automáticas que possam ser entendidas como spam;

  • Postar a sua última oferta em todos os grupos de Facebook aos quais pertence;

  • Escrever em todas as publicações dos seus seguidores de Instagram “Adoro o teu Instagram, por favor, verifica o meu!”

  • E sobretudo não equivale a pegar no telefone e passar horas a ligar para todas as empresas locais na busca de Meetups, onde possa apresentar o seu produto.

Quando enfatizamos a expressão “falar com pessoas”, falamos no sentido de criar ligações como se de uma amizade se tratasse e não como meio de divulgação do seu produto.

Perceba o que tem efeito. Foque nos benefícios da marca e terá uma interação mais autêntica.

 

 

2. Criação de conteúdo

A criação de bom conteúdo nas redes sociais torna-se o verdadeiro impulsionador daquilo que leva as pessoas até à sua marca.

Isto não invalida a utilização de Facebook Ads regulares, mas sabe o que o ajuda a converter Facebook Ads? Bom conteúdo. Quer seja um blog post ou um webinar, tudo é conteúdo.

Descubra o que se adapta a si e ao seu negócio e faça-o...constantemente.

O conteúdo é aquilo que mostra às pessoas o seu ponto de vista. No final, não são os pacotes, nem as cores da sua marca ou o layout do seu website, e é por isso que o conteúdo continua a ser rei.

 

 

3. Promoção do seu negócio

Se acredita naquilo que está a vender, promovê-lo torna-se uma tarefa simples.

Quando começa um negócio e apenas tem ideia sobre o seu produto ou serviço, é claro que a sua grande dúvida é maioritariamente relacionada com a distribuição. “Se eu criar isto, será que vou ter clientes?”, muitos empreendedores acreditam que sim, quando a realidade pode ser muito diferente.

Incorpore alguns posts promocionais no seu feed de Twitter e página de Facebook. Corra alguns lives de Facebook e sempre que tiver oportunidade mencione com ou de quem está a falar. Adicione uma agenda de projetos na sua newsletter mensal.

A promoção recai sempre sob as pequenas coisas, só tem de saber como as distribuir.

 

 

4. Criação de uma presença credível

Em vez de se conectar com muitas pessoas, tente conectar-se com as pessoas certas!

Este processo deverá ser iniciado através do desenvolvimento de awareness da marca. A melhor maneira é criar uma presença online que represente totalmente quem é e o que faz tanto online como offline.

Eleve a sua marca através de uma estratégia de marketing. Desde o seu logo ao seu website, blog, redes sociais – precisa de criar um estilo que se identifique com a sua persona.

Escolha alguém que o ajude nesta jornada.

Lembre-se que a expressão “tração” é sinónimo de “evidência do momento” e quando alguém lhe perguntar acerca da tração do seu negócio, é muito provável que estejam à procura de provas irrefutáveis de que o seu negócio está a caminhar no melhor caminho.

 

 

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