Criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para um determinado público-alvo é a tarefa do content marketing. Fácil? Nem por isso.

 

O marketing de conteúdo tem como objetivo gerar resultados e retorno para a organização e, como tal, é preciso de definir toda uma estratégia antes de partir para a ação. O conteúdo pode levar-nos em direções muito diferentes e surgir em formatos infindáveis, o que torna indispensável uma pesquisa e planeamento cuidadosos.

 

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Para que não falhar esta etapa inicial, crucial para todo o processo, há 6 simples passos que pode seguir:

 

1. Defina objetivos concretos

 

 

Ter objetivos concretos é um ponto fulcral. O conteúdo deve sempre ter um propósito estabelecido, seja gerar visitas no site ou gerar mais vendas. Só poderá saber se a sua campanha de content marketing gerou resultados se tiver previamente definido o que pretende alcançar.

 

2. Defina o perfil do seu público-alvo

 

 

Quanto mais profundamente conhecer o público-alvo, mais fácil vai ser conseguir alcançar os seus objetivos. Procure saber quais as características sociodemográficas dos seus clientes, bem como os interesses e valores que marcam a sua vida. O conteúdo deve ir diretamente ao encontro dos anseios e necessidades das pessoas a quem é dirigido para que estas se sintam realmente envolvidas com a marca ou organização.

 

3. Faça um brainstorming 

 

 

O conteúdo que se pode criar atualmente quase não tem limites. Use a imaginação e a criatividade de várias pessoas para ter sempre novas ideias para conteúdo original que o diferencie da concorrência. Tendo sempre em mente os objetivos e o público-alvo que previamente definiu, claro.

 

4. Identifique os tipos de conteúdo que vão servir melhor as suas necessidades

 

 

Não faz sentido investir em todos os tipos de conteúdo na sua estratégia de content marketing. É necessário que olhe para o seu público-alvo e perceba o tipo de conteúdo que lhe vai permitir alcançar os seus objetivos mais facilmente. Aposte naqueles que se provem mais úteis e interessantes para os seus clientes.

 

5. Analisar e medir o seu conteúdo

 

 

Para ter a certeza que a sua estratégia de marketing de conteúdo está a cumprir os objetivos que definiu, há que selecionar uma forma de medir o seu impacto e analisá-lo. Não use os números para simplesmente dizer que os tem, mas sim para agir com base neles. As métricas devem conseguir medir os seus objetivos e deve ser possível que tome decisões e faça ajustes à sua estratégia, tendo-as por base.

 

6. Faça uma gestão eficiente do seu conteúdo

 

 

Deve ter um plano para o seu conteúdo para saber com o que contar e poder adaptá-lo se necessário. Esteja atento aos dias da semana e às horas em que publica o seu conteúdo para perceber quando funciona melhor e quando poderá tirar mais proveito do seu trabalho de content marketing.

 

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