#Designseries

IVO CATALÃO: Quem é este pokemón?

O nosso Ivo sempre tentou seguir um caminho mais direcionado para a área das artes. Desde pequeno, já arriscava rabiscos nos seus cadernos infantis e, mesmo sem saber muito bem o que era design gráfico, tornou-se um profissional apaixonado pelo que faz.

Saltou diretamente do universo Nintendo para a nossa Vitamina. Digital Agency. E com ele, trouxe a inovação e criatividade que marcam gerações. São 17h30. O compasso acelerado da chuva que cai lá fora combina na perfeição com o ritmo de trabalho que se sente cá dentro. Mas nós convidámos o Ivo para dar duas de treta junto à máquina de café. Quem é este pokémon? Está na hora de descobrir.

Vitamina.: Porquê design? Conta-nos mais sobre o momento em que decidiste ser designer gráfico.

Ivo: Ora bem, o meu caminho até aos dias de hoje foi um bocado atribulado, mas vamos lá. No meu percurso escolar sempre segui, ou tentei seguir, um caminho mais direcionado para a área das artes: fiz o secundário em Artes Visuais, depois quis continuar a minha formação e, na altura, a minha vontade era enveredar por Cinema ou Artes Plásticas. Mas, levando em conta o reconhecimento que o nosso país dá aos artistas (em termos monetários e afins), essas opções ficaram em segundo plano, e fui por um caminho que nem fazia bem a ideia do que era, ou seja, o "design" e, após isso, lá me inscrevi na faculdade para Design Gráfico. Azar dos azares, não entrei, então a solução que encontrei foi: Design Industrial, e depois pedir transferência (coisa que mais uma vez não aconteceu); e acabei por me formar e tirar mestrado em Design Industrial e Design de Produto. A parte gráfica foi algo que fui "aprendendo através de trabalhos" freelancer, através de amigos e por vontade própria.

Quando me voltei para o mercado de trabalho, impus-me a fazer de uma vez por todas o que gostava mesmo e, desde aí, foi isso mesmo que fiz - fora um caso ou outro, nunca exerci o design para o qual fui formado, fui desenvolvendo outras competências, e maioritariamente, tudo o que faço e sei hoje foi algo que fui ganhando através da experiência profissional.

Vitamina.: És um autodidata. Consegues dizer-nos o nome de um designer que admires ?

Ivo: Não há no fundo alguém que me influencie diretamente, eu busco influência/inspiração nos mais variados sítios - não em "alguém", mas sim em "algo", nas ações e nos trabalhos feitos por aí (não sei explicar!). Deixo-me influenciar por portefólios de pessoas, fotos, música, cinema, etc etc. Mas vá, se tivesse mesmo de escolher alguém que me inspira, era o Salvador Dali.

Vitamina.: Porquê o Dali?

Ivo: Não sei, talvez porque o que importa para mim não é o que a pessoa é, mas sim o que faz, o que acrescenta. Daí não ter um "ídolo", fora a Angelina Jolie, que de designer não tem nada. #acreditando

(Risos)

Vitamina.: Relativamente a bloqueios criativos: são mito urbano ou verdade absoluta?

Ivo: Verdade! A falta de café matinal é logo um bloqueio, depois existem alturas em que o "barulho visual" na tua cabeça é tão grande que não te deixa ir buscar uma ideia em concreto.

Vitamina.: E como se desbloqueia um bloqueio criativo?

Ivo: Para desbloquear a melhor forma é ver projetos semelhantes.

Vitamina.: “Posso fazer só mais uma mudança? Prometo que é a última!”. Os designers passam a vida a ouvir isto.

Consegues dar-nos mais alguns exemplos de frases tipo na vida de um designer?

Ivo:

Vitamina.:Que música ouves enquanto trabalhas?

Ivo: Bandas sonoras de filmes, porque me ajudam a pensar e a ser "criativo". La la land, Lord Of The Rings... Sem ser bandas sonoras, ouço The XX, Woodkid, Lana del Rey (para depressão), Seafret. Coisas mesmo opostas umas das outras.

Vitamina.: Se, num mundo hipotético, as marcas fossem pessoas, com qual escolherias ir jantar no Dia dos Namorados?

Ivo: A Pixar ou a Dreamworks.

Vitamina.: Que conta de Instagram consideras que toda a gente da Vitamina deveria seguir?

Ivo: @hey.luisa e @o_pinheirojose

(O Ivo não referiu o Insta da agência, porque já toda a gente da Vitamina é um seguidor fiel.

Se ainda não a segues, esta é uma boa oportunidade!

Vitamina.: Duas coisas que te enchem de prazer e que parecem aborrecer a maior parte das pessoas.

Ivo: Vídeos estúpidos, tipo duas lontras a cantar. Também gosto de humor negro e de videojogos.

Artigos Relacionados