Materialização digital de uma marca: obstáculos e soluções

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O mundo dos negócios está a mover-se rapidamente

O coronavirus acelerou o crescimento da Internet. O software, serviços e soluções baseados na nuvem são agora um elemento fundamental na nossa vida pessoal e profissional.

Ainda assim, muitas empresas, especialmente as B2B, têm ficado para trás devido a uma série de razões. Apoiaram-se fortemente em eventos presenciais e redes pessoais para comunicar produtos e serviços.

O novo paradigma mostra que também é possível comunicar eficazmente utilizando a Internet e adquirir novos clientes, mesmo nos sectores B2B mais tradicionais.

Para o efeito, as empresas devem analisar profundamente as suas estratégias de marketing e avaliar o reconhecimento da sua marca, a fim de compreenderem se estão à altura do desafio.

Com base na nossa experiência colectiva na Vitamina, estes são alguns dos principais obstáculos que as marcas têm de enfrentar.

Problema: Manual do logotipo em falta

O seu logótipo é legível? É fácil de utilizar nas características dos seus meios de comunicação social? É acompanhado de textos desnecessários como slogans e outros lemas?

Em muitos casos, as empresas não têm um brand book que defina a utilização do logotipo, incluindo as versões horizontal e vertical ou as versões positiva e negativa.

A ausência de uma estrutura coerente para utilizar o logótipo de uma marca é um grande obstáculo à construção de uma presença coerente no mundo digital.

Solução: Atualizar a sua marca e desenvolver o manual do logotipo

Problema: Manual da marca em falta

Ter um manual da marca é essencial para si e para outras pessoas utilizarem corretamente a sua marca, mas em muitos casos, isso não é suficiente. As marcas modernas também dependem de manuais de marcas exatos.

Este é um documento que define o universo da marca e, para além do logótipo, dá orientações sobre o tom de voz da sua marca, iconografia, ilustrações, cores, tipografia, e muitos outros elementos visuais e conceptuais.

É muito difícil construir um website do zero sem este documento, pois aumenta o número de interações entre cliente e agência, tornando o processo menos eficaz e, portanto, mais dispendioso em termos de tempo... e dinheiro.

Solução: Tornar a criação do manual da marca uma prioridade.

Problema: Ausência de fotografia e filmagens exclusivas.

É quase impossível construir um website moderno sem conteúdo de qualidade, nomeadamente imagens, ilustrações, e vídeo.

A alternativa consiste, muitas vezes, em utilizar fotografia de stock, mas isso acarreta uma série de potenciais problemas, sendo o mais óbvio exibir as mesmas imagens que os seus concorrentes no seu website, por exemplo.

De modo a construir um website institucional de qualidade, deverá ter fotografias e vídeos:

  • Instalações
  • Equipamento
  • Principais projetos
  • Principais partes interessadas (pessoas)

Solução: Encomendar a produção de vídeo e fotografia dos colaboradores, instalações, e produtos.

É preciso ovos para fazer uma omelete

A Vitamina. pode ajudá-lo a construir uma marca de classe mundial: seja para redesenhar o seu logótipo, gerir as suas propriedades nos meios de comunicação social, definir uma estratégia adequada para adquirir novos clientes, ou construir um website de resposta rápida.

Contacte-nos.

Escrito por: Sérgio Abreu

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