7 Erros comuns de marketing digital a evitar
Hoje em dia o Marketing Digital é completamente essencial para o sucesso de qualquer atividade. Com a crescente expansão de negócios no online, já não basta apenas ter uma comunicação digital, é obrigatório ter um plano de ação bem estruturado.
No entanto, mesmo os marketeers mais experientes podem cometer alguns erros que poderão impactar negativamente as suas estratégias. Continua a ler este artigo para conferires se estás a cometer algum erro e como o podes corrigir!
Erro 1: Não sabes quem é a tua audiência
Se bem te recordas, um dos primeiros passos um dos primeiros passos na criação de um plano de comunicação é a definição do público-alvo. No entanto, na prática, este passo é muitas vezes ignorado, o que pode levar a erros nas estratégias desenvolvidas.
Para evitar esses erros desnecessários, é importante dedicar algum tempo à pesquisa. Reúne dados psicológicos, comportamentais e sociológicos do teu potencial cliente e desenvolve uma Buyer Persona, um perfil fictício que personaliza o teu consumidor ideal.
Atribui-lhe o maior número possível de características e até podes criar uma história de vida e um contexto de compra para esta tua personagem. O objetivo é perceber claramente as características, necessidades e preferências da tua audiência.
Esta estratégia ajudar-te-à a criar campanhas mais segmentadas que conseguirão gerar melhores resultados.
Erro 2: Não tens uma secção de blog no teu website
As páginas de blog são muitas vezes encaradas como desnecessárias num website, no entanto, o seu potencial vai muito além do que podes imaginar.
As páginas de blog permitem fazer a partilha de artigos que, mesmo não estando implicitamente a vender nada, podem ajudar os teus potenciais clientes na sua tomada de decisão.
Além disso, são uma excelente forma de dar credibilidade ao teu negócio. Ao abordares temas relacionados com a tua área de negócio nos artigos estarás a demonstrar que és um especialista na matéria, que és confiável e que poderás esclarecer qualquer dúvida dos teus consumidores. Estarás ainda a fornecer informação importante aos crawlers da Google sobre o teu negócio e área de atuação, facilitando o seu processo de indexação das páginas.
Se os teus artigos forem de qualidade e atraírem muitos utilizadores, a Google vai considerar que és um especialista na matéria e lançar-te para o topo da página de pesquisa.
Erro 3: Não utilizas e-mail marketing para comunicar com os teus clientes
São vários os marketeers que desconhecem as vantagens que uma estratégia de e-mail marketing pode trazer para o seu negócio.
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail não é um canal obsoleto, muito pelo contrário. De acordo com um relatório do HubSpot, o e-mail marketing gera cerca de 38 dólares por cada dólar investido, o que faz deste um dos canais de marketing com maior ROI (Retorno no Investimento).
Com uma estratégia de e-mail marketing, podes manter uma comunicação regular e criar uma conexão mais próxima com o teu cliente. Além disso, podes enviar ofertas especiais e informações relevantes, mantendo-os sempre atualizados sobre o teu negócio e os teus produtos ou serviços.
Erro 4: Ainda desvalorizas as redes sociais
Se queres manter a tua empresa competitiva, as redes sociais são certamente o canal certo para investires o teu tempo e dinheiro.
Um utilizador passa em média cerca de 2 horas e 25 minutos por dia nas redes sociais, o que equivale a aproximadamente 35% do seu tempo total de utilização da internet. Queres mesmo deixar o teu negócio fora desse canal?
As redes sociais são uma excelente oportunidade para gerar leads, criar reconhecimento de marca e fidelizar os teus clientes. Não estares presente neste canal é uma fraqueza para o teu negócio e poderá estar a impedir-te de conquistar mais clientes.
Erro 5: Não estás a otimizar para mobile
Os nossos telemóveis tornaram-se tão importantes para as nossas vidas que é quase impossível imaginar um dia sem eles. Por isso, é essencial que os websites e as estratégias de marketing sejam otimizadas para dispositivos móveis.
Não reconhecer a importância do telemóvel pode levar à perda vendas e oportunidades. É crucial garantir que o teu website e as tuas campanhas de marketing estão otimizadas para dispositivos móveis. Isto significa utilizar um design responsivo, criar conteúdo adaptado a ser consumido via telemóvel e otimizar as tuas campanhas para plataformas móveis.
Erro 6: Estás mais focado na aquisição do que na retenção
A retenção de clientes é tão (ou mais) importante do que a sua aquisição!
É comum os marketeers concentrarem-se mais na aquisição de novas leads do que na fidelização dos clientes já conquistados. No entanto, fidelizar clientes é essencial para o sucesso do teu negócio a longo prazo.
Não só é mais caro adquirir novos clientes, como os clientes fidelizados são mais propensos a recomendar a tua marca a outros consumidores, funcionando como uma estratégia gratuita de aquisição de novos clientes.
Por isso, é importante desenvolver estratégias de retenção de clientes e construir relacionamentos duradouros com os mesmos.
Erro 7: Não analisas os resultados conquistados com as tuas estratégias
Uma estratégia de marketing digital deve ser sempre orientada pelos dados, sendo fundamental medir os resultados de cada campanha.
Sem análise de dados não há como saber se a estratégia funcionou ou não e, por isso, é importante definir objetivos claros e métricas que permitam avaliar o sucesso das ações implementadas.
Ao definir objetivos e métricas precisas, poderás identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais conscientes, bem como perceber, por exemplo, os canais onde tiveste mais sucesso, os designs que o teu público mais gosta, ou até mesmo os horários de publicação que geraram maior engagement.
Fizeste Bingo?
Se estás a cometer alguns dos erros mencionados, não te preocupes, ainda estás a tempo de melhorar!
O marketing digital é um campo complexo, e mesmo os profissionais mais experientes podem cometer alguns deslizes.
Para evitares estes erros é crucial estares sempre atualizado com as últimas tendências e mudanças no mundo digital, para oferecer conteúdos relevantes e campanhas eficazes que vão impulsionar o teu negócio não só em 2023, mas nos próximos anos.
Se achaste este artigo de blog interessante, temos a certeza que vais gostar de ler este sobre As redes sociais em 2023: o bom, o mau, e o WTF. 😉