Factos Divertidos e Fascinantes sobre Websites
Já não é segredo para ninguém que na era digital em que vivemos é praticamente impossível para um negócio sobreviver e prosperar sem um website.
Os websites podem ter vários propósitos como, dar a conhecer a tua marca, produtos e/ou serviços a uma audiência maior, vender os teus produtos de forma rápida e eficaz ou, simplesmente, transmitir credibilidade e segurança ao teu público-alvo.👌
Mas, já alguma vez paraste para pensar sobre as particularidades e factos fascinantes que giram em torno da criação e utilização de um website? Podemos dizer-te que há uma imensidão deles, mas deixamos-te aqui apenas os mais interessantes. 👇
Sabias que: 79% dos utilizadores fazem scan ao website?
O Nielsen Norman Group descobriu, numa pesquisa realizada com vários utilizadores, que apenas 16% destes leem realmente o texto do website. Incrível! 😱
Esta descoberta, algo preocupante sobre o tempo que os utilizadores dedicam à leitura da informação, salienta ainda mais a importância de incluir:
- Keywords relevantes
- Títulos cativantes
- Listas e informação por pontos
- Frases mais curtas que prendam a atenção dos utilizadores e os mantenham durante mais alguns segundos no teu website.
-
Se o texto do website não estiver devidamente formatado para permitir uma leitura rápida e fácil, os utilizadores sentir-se-ão frustrados, levando ao abandono precoce da tua página para passar ao próximo resultado de pesquisa. Isto pode significar a perda de uma potencial venda para o teu negócio. 📉
Gráficos de boa qualidade, links e conteúdo relevante são alguns fatores que te poderão ajudar a manter os utilizadores mais tempo no teu website.
Por isso, volta a dar uma vista de olhos nos teus conteúdos e tenta perceber, do ponto de vista de um utilizador, se o teu copy é cativante ou precisa de ser otimizado para oferecer uma melhor experiência.
Sabias que: ⅔ dos utilizadores utilizam dispositivos móveis para acederem aos websites?
Os smartphones são os nossos pequenos computadores de bolso. 📲 Desde compras online, reservas de restaurantes e voos, gestão de e-mails, reuniões e outras comunicações, os telemóveis são utilizados para muito mais tarefas do que as meras chamadas telefónicas, para as quais foram criados.
Por isso, é muito importante que percebas se o teu website está otimizado para ser acedido via telemóvel para conseguires oferecer uma experiência muito mais dinâmica e user-friendly. Algumas empresas optam mesmo por adaptar os seus websites a aplicações móveis .
Sabias que: 72% dos utilizadores confiam tanto nas reviews de outros clientes como em recomendações de pessoas que conhecem?
Cada vez mais utilizadores pesquisam informação relevante e credível antes de decidirem fazer uma compra. Os consumidores estão cada vez mais informados e não procuram apenas informação sobre os produtos que querem comprar, mas também querem ler reviews de fontes que consideram credíveis.
E quem melhor para dar uma opinião honesta do que alguém que já experimentou o produto? 🧐
Por isso, se tens um negócio online, procura destacar as reviews dos teus clientes no website. O design das páginas deve evidenciar as opiniões dos utilizadores e permitir que os teus visitantes consultem o score de avaliações. Não te esqueças de incluir ainda um link para as reviews individuais de cada utilizador na página de produto, para que os visitantes possam saber mais sobre a experiência desses utilizadores.
Não subestimes o poder das reviews na decisão de compra dos teus potenciais clientes! 😁
Sabias que: 47% dos utilizadores esperam que o tempo de carregamento dos websites seja no máximo 2 segundos?
Tempo é dinheiro e os utilizadores não estão dispostos a esperar por ti! ⏰
A Google sabe muito bem que os utilizadores estão cada vez mais impacientes, por isso definiu como um dos seus fatores para priorizar ou prejudicar os websites o tempo que estes demoram a carregar.
Quando um potencial cliente entra no teu website, ele espera que o conteúdo carregue quase que automaticamente. Se a página demorar a abrir ou empancar com frequência, este passará ao próximo resultado, arrastando o teu website para as profundezas do motor de pesquisa, ou seja, a segunda página. ☠️
Por isso, presta muita atenção à velocidade de carregamento do teu website e aos fatores que poderão estar a contribuir para um aumento do mesmo. Certifica-te que esta se situa abaixo dos 2 segundos. Caso contrário, arriscas a ser trocado pelo teu concorrente com um site mais funcional. 😬
Sabias que: a vida útil do teu website é de apenas 3 anos?
O mundo digital está em constante mutação. Desde o hardware até ao software, absolutamente todos os aspetos ligados ao digital sofrem alterações profundas numa questão de anos e estas alterações, obviamente, terão impacto no teu website.
Não chega criares um website para venderes os teus produtos/serviços. Tens de fazer investimentos recorrentes no mesmo. Quer sejam de tempo, revisão de conteúdos, otimização de páginas, desenvolvimento de estratégias de SEO, como de dinheiro, atualização de software, melhoria de acessos e gráficos, etc.
Se o teu website foi lançado há mais de 3 anos considera fazer um upgrade ao mesmo com as novas tecnologias desenvolvidas e que irão oferecer uma melhor experiência aos teus utilizadores. 🆙
Atualmente, tecnologias em desenvolvimento como a Inteligência Artificial, IoT e Blockchain já começaram a impactar os websites, exigindo aos seus criadores o desenvolvimento de novas skills. 🤖
Já conhecias algum destes factos que te apresentamos?
O desenvolvimento de um website é uma tarefa complexa, mas, ao mesmo tempo, fascinante. Envolve uma variedade de elementos técnicos, criativos e estratégicos. Desde a escolha da plataforma certa até à otimização para os motores de pesquisa. Cada detalhe importa e cada aspeto terá uma influência direta nas tuas futuras vendas. 📈
Esperamos que estes factos te tenham deixado fascinado e que, ao mesmo tempo, te ajudem a perceber um pouco melhor a importância de algumas componentes do teu website e como o teu negócio pode beneficiar com as mesmas.
Se este é um tema que te interessa, recomendamos que complementes esta leitura com o nosso artigo de blog sobre Hábitos Saudáveis de SEO. 😉