Campanhas mais otimizadas e eficientes? Descobre o potencial da IA

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Paula Mendes
Paula Mendes

Campanhas mais otimizadas e eficientes? Descobre o potencial da IA

A Inteligência Artificial (IA) está a mudar o ambiente digital de formas nunca imaginadas, nem mesmo na sétima arte. Quantos de nós sonhavam que em 2023 estariam a utilizar esta nova ferramenta para criar experiências mais personalizadas e interativas para os utilizadores? Ou que a IA iria conseguir otimizar o nosso trabalho de forma tão eficiente?

Garantimos que a tua vida nunca mais será a mesma após mergulhar em todas as vantagens que esta ferramenta trará para o teu trabalho. Por isso, continua a ler e descobre 4 formas em como a IA revolucionará o nosso futuro.

Como sabemos, o objetivo de qualquer campanha de anúncios é sempre atingir mais pessoas e melhores resultados, com o orçamento recomendado. A utilização da inteligência artificial na otimização de anúncios é uma das grandes promessas do século e, apesar de ainda não imaginarmos tudo o que pode fazer por nós, começamos a ter um relance de como será o futuro do digital.

Conhece o teu público como ninguém!

A definição do público-alvo é indiscutivelmente um ponto essencial na criação de qualquer campanha de anúncios. Apesar de já existirem variadas tecnologias que nos permitem recolher e analisar muita informação sobre o nosso potencial cliente, é humanamente impossível tratar todos esses dados, para criar campanhas mais eficientes. A IA pode ser usada para analisar dados demográficos e comportamentais dos consumidores e segmentar o público-alvo de forma mais precisa. 

Além disso, os dados recolhidos e analisados por esta tecnologia permitirão perceber em tempo real quais serão os públicos potencialmente mais rentáveis e direcionar estratégias mais eficientes para os mesmos.

Personalização, a grande tendência do futuro

A personalização é sem dúvida uma palavra-chave no que diz respeito à comunicação do futuro. Todos gostamos de nos sentir únicos e apreciados pelas nossas marcas favoritas, que já começaram a alterar a maneira como se dirigem aos seus clientes, para garantir um serviço mais adaptado aos seus gostos e necessidades. 

Para ajudar nesta tarefa exaustiva, a IA tem à disposição algoritmos de aprendizagem profunda que permitem, entre muitas outras coisas:

  • Fazer o processamento de imagens baseadas em IA, como é o caso DallE-2 que cria imagens realistas e originais tendo em conta o conteúdo que escreves, ou até mesmo vídeos, tendo por base um script, ou Fliki que, além disso, é ainda capaz de inserir vozes nos clips; 
  • Gerar textos para anúncios tendo em conta o público-alvo, o tom de voz mais apropriado e o objetivo da tua campanha, para este efeito podes recorrer a ferramentas como o Chat GPT, o Jasper, o Writesonic ou o Copy.ai;
  • Otimizar o design dos anúncios escolhendo, por exemplo, tipos de letra, cores  e imagens mais eficazes, através de plataformas como o Adobe Experience, o Deepcortex e o Adobe Design Space;
  • Criar testes A/B que permitem testar diferentes versões de um anúncio para ver qual é mais eficaz, com a ajuda do OptiMizely;

Através da AI será possível criar anúncios mais relevantes e direcionados, tendo em conta a informação recolhida e analisada de cada utilizador. Ao tornar os anúncios mais personalizados será possível aumentar as taxas de conversão e de engagement, uma vez que os conteúdos desenvolvidos irão especialmente de encontro às necessidades individuais dos potenciais clientes. Uma realidade um pouco assustadora, mas inegavelmente fascinante!

Automatizar é a palavra de ordem

Se a personalização terá sem dúvida um papel fundamental na forma como as marcas comunicam com os seus seguidores no futuro, a automação não terá um papel menos relevante. 

A IA permitirá automatizar tarefas repetitivas e demoradas, tais como a criação de anúncios e a segmentação, libertando tempo para os marketeers concentrarem-se em tarefas mais estratégicas. Como se costuma dizer, “tempo é dinheiro” e cada segundo que sobra pode ser utilizado para desenvolver novas estratégias de marketing ou investigar novas ferramentas para potenciar o nosso trabalho.

Além disso, as ferramentas de IA conseguem criar automaticamente cópias de anúncios bem-sucedidos e usá-los para gerar novos anúncios ainda mais eficazes. Através da análise de dados será ainda possível criar diferentes versões, com pequenas alterações para perceber quais geram melhores resultados e as alturas do dia em que os anúncios devem ser exibidos para apresentarem melhores resultados. Isto, sim, levará os testes A/B a outro nível!

Recursos melhor aplicados igual a campanhas mais eficientes

Como dissemos anteriormente, a definição do público-alvo é um fator essencial para o sucesso da campanha, mas as palavras-chave escolhidas e o orçamento implementado não terão uma menor relevância. Após garantir que sabemos a quem nos dirigimos e que o conteúdo que criamos é relevante, devemos ter em consideração o valor que estamos dispostos a gastar

Através da IA será possível reduzir os custos imputados às campanhas. Como explicamos anteriormente, ao segmentarmos melhor o público-alvo, teremos uma menor probabilidade de mostrar os nossos anúncios a utilizadores que não vão converter, maximizando o retorno sobre o investimento (ROI), ao ajustar automaticamente os lances para alcançar os utilizadores mais propensos a clicar no anúncio.

Ainda não estás convencido?

A IA prepara-se para revolucionar como os profissionais de marketing criam as suas estratégias, tornando-as mais eficientes e eficazes. Através destas novas ferramentas que estão a surgir, será possível fazer melhor uso dos recursos disponíveis e alcançar melhores resultados. É um momento emocionante para a indústria e podemos esperar mais avanços num futuro próximo.

Acreditarias, se te disséssemos, que este artigo que acabaste de ler foi concebido com a ajuda das ferramentas de inteligência artificial? Sim, o uso da IA proporciona um grande salto na criação de campanhas digitais que são mais eficazes e personalizadas para os seus destinatários!

Deixa-te seduzir pelo futuro, nós já estamos rendidos!

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