Um dos maiores desafios para produtores de conteúdo escrito é a produção desse mesmo conteúdo, estando simultaneamente optimizado para os motores de pesquisa e ser apelativo aos utilizadores. Produzir conteúdo escrito já não é meramente a tarefa de escrever. Importa igualmente otimizar, de forma a que seja facilmente encontrado pelas pessoas.
Voltando um pouco atrás, primeiro, o que é SEO? SEO é a sigla para search engine optimization, ou seja, é o método de otimização de conteúdo de forma a aparecer primeiro nos motores de pesquisa. Um artigo com SEO bem otimizado vai aparecer primeiro, em comparação com outros artigos do mesmo tema. Os motores de pesquisa utilizam um conjunto de algoritmos para determinar o cumprimento de determinados pré-requisitos para posicionar uma página nos resultados.
Existem alguns detalhes que se forem tidos em conta na elaboração de um artigo, podem fazer a diferença para que este seja bem posicionado nos resultados dos motores de pesquisa.
Um dos maiores desafios para produtores de conteúdo escrito é a produção desse mesmo conteúdo, estando simultaneamente optimizado para os motores de pesquisa e ser apelativo aos utilizadores. Produzir conteúdo escrito já não é meramente a tarefa de escrever. Importa igualmente otimizar, de forma a que seja facilmente encontrado pelas pessoas.
Voltando um pouco atrás, primeiro, o que é SEO? SEO é a sigla para search engine optimization, ou seja, é o método de otimização de conteúdo de forma a aparecer primeiro nos motores de pesquisa. Um artigo com SEO bem otimizado vai aparecer primeiro, em comparação com outros artigos do mesmo tema. Os motores de pesquisa utilizam um conjunto de algoritmos para determinar o cumprimento de determinados pré-requisitos para posicionar uma página nos resultados.
Existem alguns detalhes que se forem tidos em conta na elaboração de um artigo, podem fazer a diferença para que este seja bem posicionado nos resultados dos motores de pesquisa.
Título
Este é o elemento que pode ser visto nos motores de pesquisa. É o primeiro requisito para determinar a relevância de um artigo. O recomendado é que este tenha uma palavra-chave sobre o assunto do artigo e tenha entre 40 a 60 caracteres. O título deve ser atrativo, simples e partilhável nas redes sociais.
Descrição
Este elemento também pode ter o nome meta description e é o texto que aparece debaixo do título, dando mais informações, ainda que curtas, sobre o conteúdo do artigo. Deve ter no máximo 155 caracteres e, igualmente, a palavra-chave do assunto.
Palavras-chave
A palavra-chave também é conhecida como keyword e deve estar diretamente relacionada com o assunto do artigo. A melhor forma de escolher as palavras-chave mais relevantes é fazendo uma pesquisa de tendências. Uma opção gratuita para fazê-lo é o Google Trends.
Texto
No corpo do artigo deve usar a palavra-chave que escolheu de forma subtil. A proporção ideal é que a cada 200 palavras do artigo, a palavra-chave deve ser usada 1 vez. Isto sem colocar em causa a qualidade do conteúdo produzido. Usar essa palavra-chave em exagero, sem necessidade, fará com que o algoritmo penalize o posicionamento do artigo. Ao longo do texto, a palavra-chave deve estar no primeiro parágrafo e num dos subtítulos. No que toca ao comprimento do artigo este deve ter, no mínimo, 300 palavras e incluir hiperligações, subtítulos e bullet points. Os seus parágrafos devem ser curtos.
Hiperligações
As hiperligações são importantes para SEO, uma vez que ajudam a complementar a informação e a dar mais credibilidade ao nosso conteúdo. Este elemento pode ser de origem interna, ou seja, encaminha para outras páginas do próprio site/blog, ou pode ser externo, quando leva o utilizador para outros sites. As hiperligações externas devem ser de sites de referência e que ofereçam conteúdo extra sobre o assunto.
Imagens
No caso do artigo ter imagens, o que é extremamente recomendado, deve ser usada a funcionalidade de texto alternativo (Alt Text). Neste campo é possível fazer uma descrição da imagem inserida, o que ajudará os motores de pesquisa a saber o que significam. Normalmente este campo aparece aquando da sua inserção no blog.
Precisa de mais dicas de SEO? Então veja este artigo.
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Descubra as histórias não contadas por trás de nossos projetos
A Vitamina é agora uma agência com selo Meta Business Partner. Este reconhecimento é um testemunho da nossa experiência e competência, agregando uma série de vantagens, tanto para parceiros como para clientes.
Qual é, então, o impacto na prática para a Vitamina? E, ainda mais crucial, como se traduz em benefícios para aqueles que confiam em nós como parceiros de negócios?
Vamos explorar em detalhe!
O que significa ser um parceiro de negócios da Meta?
Ao conquistar o estatuto de Meta Business Partner, a Vitamina assegura uma abordagem ainda mais especializada e aprofundada no universo Meta. Com um novo acesso às mais recentes ferramentas, formação especializada e insights estratégicos, estamos preparados para oferecer uma vantagem competitiva, impulsionando o sucesso das tuas campanhas.
Assim, quando escolhes um Meta Business Partner, estás a depositar a tua confiança numa equipa de marketing qualificada e experiente. Esta parceria poderá gerar resultados em diferentes ações, por serem adaptadas às necessidades específicas de cada cliente:
A personalização nos conteúdos é uma das competências-chave, delineada através da utilização de ferramentas avançadas da Meta para segmentação eficaz do público-alvo, otimização de anúncios e gestão de orçamentos.
A análise de dados avançada proporciona insights valiosos, sendo que essa abordagem informada guia decisões estratégicas que visam otimizar o desempenho das campanhas.
A implementação eficiente de ferramentas de monitorização e a gestão de integrações com outras plataformas são também áreas de especialização, garantindo uma recolha precisa de dados e a maximização da eficácia das campanhas em vários canais.
Os anúncios nas tuas páginas de redes sociais podem chegar a novos patamares, com a ajuda de uma equipa que esteja intimamente familiarizada com o algoritmo de rede do Meta e com as tendências de marketing.
Consultoria contínua sobre as melhores práticas e novas funcionalidades para criação de conteúdo estratégico otimizado para as plataformas da Meta, gestão de crises e reputação online.
Integração eficiente de ferramentas de e-commerce para impulsionar vendas diretamente nas plataformas da Meta.
Como funciona o programa?
As empresas têm a oportunidade de se candidatar para se tornarem Parceiros de Negócios da Meta em diversas soluções técnicas e criativas, abrangendo categorias como Agência, Ad Tech, Conteúdos Criativos, Mensagens, entre outros.
Os requisitos de elegibilidade variam conforme o tipo de solução, englobando, normalmente, uma análise detalhada da quantidade e qualidade do desempenho da empresa nas plataformas da Meta, nomeadamente no Facebook, Instagram e Messenger.
Nesta perspetiva, o procedimento incorpora um conjunto de critérios rigorosos definidos pela Meta, que incluem a demonstração comprovada de competência técnica, um histórico comprovado no estímulo do crescimento comercial, e, ainda, o alcance de um nível substancial de investimento em anúncios ou gestão de páginas comerciais.
Ao receberem o distintivo, as empresas integram um núcleo exclusivo, criteriosamente avaliadas pela sua expertise na área. São reconhecidas como especialistas de confiança, contribuindo para a expansão dos negócios, validadas pelas suas competências técnicas e pela prestação de serviços de valor. Assim, potenciais clientes identificam os melhores da área, desde a gestão de anúncios até a venda de produtos ou na interação eficaz com os clientes.
Além da validação alcançada para a agência ao cumprir esses critérios, este reconhecimento representa benefícios de posicionamento.
As vantagens na prática
Como mencionamos anteriormente, os parceiros Meta integram uma comunidade global respeitada, com acesso a benefícios únicos, destinados a aprimorar o desempenho.
Acesso a ferramentas, que agilizam a monitorização e otimização do desempenho e crescimento do negócio;
Garante, de forma contínua, a atualização de recursos, acompanhando as evoluções dos produtos e as estatísticas do setor;
Acesso à formação e insights diferenciados, permitindo a aplicação das melhores estratégias para impulsionar o negócio dos clientes;
Uma rede de apoio, que oferece conselhos especializados e estratégias adaptadas, fortalecendo a abordagem da empresa perante desafios e oportunidades;
O reconhecimento alcançado através da atribuição do distintivo assegura um posicionamento destacado entre especialistas.
Com as vantagens deste programa, as agências parceiras da META, que atuam em áreas como gestão de campanhas, marketing de conteúdo ou monitorização de desempenho, conseguem responder a necessidades específicas de diversas campanhas e segmentos. Este processo não só otimiza a eficiência operacional, como garante uma abordagem mais estratégica e personalizada.
Experiência certificada, resultados impactantes
Estamos entusiasmados por fazer parte desta rede de parceiros, uma vez que reflete a nossa experiência e dedicação em gerar resultados impactantes. Como agência Meta Business Partner, a Vitamina mantém-se empenhada em aprimorar a experiência e os resultados obtidos. Estamos entusiasmados por embarcar nesta jornada, procurando fortalecer as nossas capacidades e impulsionar o sucesso dos nossos parceiros e clientes.
Mais do que um simples selo, encaramos esta certificação como um compromisso constante com aexcelência e a entrega contínua de valor aos nossos clientes!
E se te dissermos que, em 2024, o SEO será ainda mais relevante para o sucesso online do teu negócio? Se ainda não estás por dentro das últimas tendências deste ano, esta é a tua oportunidade de descobrir estratégias que podem elevar a tua marca a patamares ainda mais altos.
Num mundo onde as tecnologias emergentes moldam ferramentas e a forma de pesquisa, é crucial analisar previsões e refletir sobre as estratégias implementadas. Neste cenário dinâmico, onde a evolução é constante, convidamos-te a explorar connosco as tendências que deves aplicar, para abrir caminho a uma presença digital forte e impactante.
A chave para o sucesso de qualquer marca reflete-se na combinação de flexibilidade e na observação atenta das tendências emergentes. Por isso, continua a ler este artigo para descobrires como melhorar a tua estratégia de SEO!
O Impacto da Inteligência Artificial no SEO — Mais vantagens ou desvantagens?
Num cenário de crescimento exponencial, a IA volta a ser protagonista em 2024. Consolidando-se como uma influência/ferramenta poderosa na evolução dos motores de pesquisa e do acesso à informação, este é o ano em que se prevê novas valências para as marcas.
Ao contrário da perceção inicial, a IA é agora reconhecida como uma aliada para otimizar o desempenho digital. Mas como podes utilizá-la na tua marca? De várias formas. Desvendando facilmente insights aprofundados, automatizando tarefas e proporcionando experiências de utilizador totalmente personalizadas. Começa por utilizar a IA para identificar palavras-chave relevantes para a tua área de negócio, analisar dados complexos ou até mesmo como apoio para a criação de conteúdo envolvente.
Para as marcas, é crucial também realçar o seu valor na interpretação da intenção do utilizador. Isso não só melhora a interação, como também garante a entrega de resultados mais ajustados à procura. Se estamos na era em que a IA representa um catalisador para o sucesso digital, então chegou a hora de a utilizares estrategicamente.
Sabes o que é o Google SGE?
Se falamos em revolução da pesquisa aliada à IA, temos de mencionar a Experiência Generativa de pesquisa do Google (Search Generative Experience - SGE). Esta é uma nova abordagem para resultados de pesquisa, que recorre à IA generativa. A vantagem? Permite o acesso, de forma instantânea, a uma lista de sugestões no topo dos resultados, compilados de diversas fontes, sem a necessidade de entrar em páginas de web individuais.
Atualmente, vive-se na Indústria uma onda de expectativa, face a esta nova era de inovação. Ser descoberto pela IA será importante, pois indicará que a tua estratégia está alinhada e consolidada para te manteres relevante no digital.
Sendo útil tanto para o público, como para as marcas, revela-se cada vez mais importante compreender as intenções do utilizador e manter as práticas de SEO técnico.
O poder do SEO local
Esta será uma das tendências mais importantes que deves aprimorar, para que possas atrair clientes na tua área geográfica.
O SEO local vai ajudar-te a manter uma visibilidade relevante no espaço em que te encontras. Para isso, o segredo está na otimização do conteúdo e das informações que colocas online, para serem facilmente encontradas por utilizadores locais. E todos sabemos que, facilidade, tal como rapidez, são as palavras-chave durante a pesquisa de um produto ou serviço.
Quando se trata de evidenciar o teu negócio no universo digital, otimizar também a presença local é fundamental para conquistar utilizadores (e cliques). Falamos então de um trunfo que poderás ter esquecido: o perfil do Google My Business (GMB). Este é o teu cartão de visita online. Não podem faltar informações comerciais precisas, detalhes sobre o horário de funcionamento, localização exata, fotos e interações com respostas a comentários. Além disso, é importante manter a gestão ativa de avaliações, para transformar clientes satisfeitos em embaixadores e impulsionar o SEO Local.
Deves também considerar a criação de keywords que reflitam os termos de pesquisas locais — estas serão uma bússola para o teu público encontrar-te entre as várias presenças online. Adapta-te ao local onde te inseres, incorporando, por exemplo, o nome da cidade, pontos de referência locais ou expressões comuns. Para melhores resultados, vai além do “básico” e otimiza o conteúdo para pesquisas hiperlocais, promovendo eventos e ofertas específicas, conforme a localização atual do utilizador. Uma nota extra: essas palavras-chave devem ser incorporadas no conteúdo do website, nas descrições, meta e tags.
A relevância do SEO Móvel
Maximizar o potencial do SEO móvel representa mais do que uma simples vantagem competitiva; é uma necessidade imperativa. Considerando a predominância dos dispositivos móveis no nosso dia a dia, adaptar as estratégias de SEO e assegurar a otimização para mobile torna-se crucial.
Se o fizeres, o teu website terá uma maior probabilidade de alcançar posições cimeiras nos resultados de pesquisa. Em primeiro lugar, devido à abordagem Mobile-First Indexing, da Google, que utiliza a versão móvel de um website como base para determinar rankings, mesmo para utilizadores que pesquisam em dispositivos desktop. Assim, não otimizar para mobile pode resultar em perdas significativas, no que diz respeito à visibilidade e classificação.
A experiência do utilizador (UX) é também uma peça-chave neste quebra-cabeças. Websites otimizados para dispositivos móveis oferecem uma experiência mais positiva, o que é um dos objetivos-chave a cumprir. O utilizador valoriza uma navegação fluída, com um design responsivo, adaptável a diferentes tamanhos de ecrã, carregamento rápido e navegação intuitiva ao toque.
Ignorar estes elementos poderá levar a altas taxas de rejeição, indicando ao Google uma experiência de navegação insatisfatória. Por isso, será importante garantir que o teu website não atrai apenas, mas retém os utilizadores. Mais do que uma tendência, é uma chave para a construção de uma presença online consistente.
Otimizar a pesquisa por voz
Vivemos uma era em que a tecnologia continua a transformar a conexão com os motores de pesquisa, face à crescente popularidade dos assistentes virtuais. O hábito de escrever, enviar mensagens e pesquisar por comandos de voz é cada vez maior. Por esse motivo, o ajuste do conteúdo para pesquisa por voz surge como um elemento vital para uma estratégia de SEO realmente eficaz.
A pesquisa por voz não reflete apenas a mudança nas preferências dos utilizadores, mas também sublinha a importância de fornecer conteúdo relevante e de alta qualidade. Os algoritmos dos motores de busca estão cada vez mais direcionados para identificar e classificar conteúdo que responda de forma clara e informativa às consultas por voz. Assim, os profissionais de marketing digital devem priorizar a criação de conteúdo que não apenas responda às perguntas comuns do seu público-alvo, mas que seja também otimizado para ser facilmente compreendido e valioso para as buscas por voz.
Uma das sugestões neste tópico é a utilização de long-tail keywords (frases de palavras-chave mais específicas). Outra é incorporar um tom mais conversacional ao conteúdo que apresentas. Para aumentar a visibilidade, identifica as perguntas mais frequentes do teu público-alvo para fornecer respostas diretas e concisas.
Ao reconheceres e ao te adaptares a esta mudança no comportamento do utilizador, podes fortalecer a tua presença online e melhorar significativamente a visibilidade nos motores de pesquisa.
Quem está sempre em primeiro lugar? O utilizador.
Embora não seja novidade, este princípio não deixa de ser importante. Para superar as metas de SEO, o conteúdo deve centrar-se no utilizador e responder às intenções da pesquisa. Para isso, tal como já referimos anteriormente, é importante compreenderes a verdadeira intenção do utilizador.
A verdade é que esta tendência não é estática. Nos próximos anos, a ênfase na experiência do utilizador e na criação de conteúdo que agregue valor manter-se-á em destaque, à medida que os negócios direcionam os seus esforços na produção de conteúdos otimizados para o online.
Embora seja crucial gerar conteúdo valioso, em 2024, é imperativo que estes sejam ajustados. Investe no mundo da otimização on-page, explorando meta tags, estratégias de cabeçalho e posicionamento de palavras-chave que diferenciem o conteúdo. É importante também que este promova a interação, para criar uma ligação mais próxima com público. Esta será uma estratégia eficaz para gerar leads qualificados.
Uma pausa para relembrarmos este conceito: E-E-A-T
Experiência, Conhecimento, Autoridade e Confiança. Os motores de busca, especialmente o Google, priorizam progressivamente conteúdos que demonstrem credibilidade e valor nos tópicos que abordam.
Construir uma reputação como fonte credível num determinado setor poderá ser o caminho para obter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa. Então, como pode a tua marca preparar-se para atingir esse objetivo?
Desenvolver conteúdo abrangente, especializado e de alta qualidade sobre um tema específico;
Implementar uma estrutura no website que facilite a descoberta de conteúdo relevante;
Utilizar webinars, podcasts e redes sociais para interagir com o público e construir confiança;
Produzir e partilhar pesquisas originais, estudos e insights baseados em dados que não poderiam ser replicados por IA;
Demonstrar que há pessoas reais por trás do website, através de testemunhos ou avaliações.
Alcançar o sucesso através de estratégias avançadas de SEO em 2024 será uma jornada de adaptação. Envolve uma conjugação complexa de ferramentas e estratégias, cada uma direcionada a diferentes vertentes. Sendo a visibilidade online sinónimo de relevância, aprimorar a estratégia de SEO é como abrir portas para um público mais amplo.
Agora é o momento de colocar em prática estes conceitos e testar as tendências que apresentamos. Quem sabe não verás o teu website a subir nos rankings, face à criação de uma conexão significativa com o teu público-alvo.
Estamos aqui para te guiar na jornada rumo ao topo do ranking digital!
Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.
Ahava Leibtag disse num vídeo publicado pela Gather Content que “o conteúdo só é realmente útil ou valioso quando as pessoas o conseguem encontrar”. Desta forma, para esta consultora, a melhor forma de ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo que procuram é promovê-lo. E para que ele seja encontrado é necessário incorporar verdadeiramente boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) em qualquer estratégia de conteúdo.
Ao envolvermos aquilo que significa SEO na estratégia de conteúdo, estamos a criar um hábito. Algo que irá melhorar substancialmente a forma como os conteúdos são apresentados a quem os procura.
As boas práticas de SEO devem ser integradas numa perspetiva holística, uma vez que desta forma vão ser pensadas para todos os ciclos do funil de vendas e não apenas para um dado momento ou campanha. Tornar conteúdos visíveis com o uso das ferramentas SEO deve estar na génese da criação de todos os conteúdos digitais. Deve fazer parte tanto do processo de escrita como do processo de publicação e divulgação.
Para serem passíveis de serem encontrados pelos algoritmos, no meio do turbilhão diário de informação, devem encher-se de uma boa dose de otimização para os motores de pesquisa.
Eis 3 dos hábitos mais saudáveis e recomendáveis para uma estratégia de conteúdo que tenha desejos de um alcance maior orgânico:
1 - Pesquisar, pesquisar, pesquisar
O ato de pesquisa é essencial a quem trabalha conteúdos. Sendo ele também o mesmo tipo de comportamento que o utilizador usa para, muitas das vezes, encontrar conteúdo relevante, nada melhorar que ajudá-lo a encontrar o que procura.
Procurar, sondar, inquirir, apurar e indagar são verbos de uma prática que se quer diária para quem trabalha a estratégia de conteúdos. Desde logo pesquisar pelas palavras-chave certeiras será uma excelente forma de ficar a par das dúvidas, anseios e desejos do seu público-alvo. E há por aí tantas ferramentas que ajudam a encontrar conceitos, perguntas e palavras, que o ato de escrever um artigo será engrandecido e irá de encontro ao que o seu buyer persona precisa.
Depois desta fase, passamos à optimização da lista de palavras-chave. Ir para além daquilo daquilo que encontrou, torna favorável a criar textos assertivos e relevantes. Por isso, use e abuse dos sinónimos dessas palavras-chave. Não repita, varie termos e acrescente significado em forma de frases (Long-tail keywords). Tudo isto, favorece a indexação semântica dos motores de pesquisa ao conteúdo que está a promover.
2 - Escrever para o algoritmo
O algoritmo adora conteúdos. Não é de ficar espantado que cada vez mais empresas apostam em espaços próprios para conteúdos diversos, como os blogues. No entanto, para que o algoritmo coloque aquele conteúdo acessível aos utilizadores não é difícil.
Antes de tudo, tem de ser [extremamente] útil. E só o será se quem o escrever tiver o primeiro hábito completamente dominado. Pode ser um conteúdo com 500 palavras ou um com mais de 2000. O importante é ser interessante o suficiente para ser lido. E os motores de pesquisa gostam de artigos otimizados e que tenham “tudo no sítio certo”. Isto significa, que preferemartigos com profundidade, dicas e exemplos concretos. Eisalgumas das dicas SEO para quando estiver a criar conteúdo escrito, e queira vê-lo ser lido por mais de 10 pessoas:
Textos com leitura diagonal: a primeira leitura de um texto é feita da esquerda para a direita e imediatamente na diagonal. Promover pontos de atenção, com título assertivo, divisão de blocos de textos por sub-títulos (de H1,H2 e H3) e palavras-chave nos lugares certos oferece ao utilizador pistas rápidas para perceber se o artigo é interessante e merece ser lido.
O uso de imagem: as imagens ajudam ao entendimento daquilo que se está a querer dizer e aliviam os blocos de texto mais longos. Uma das melhores práticas SEO é nunca esquecer que cada imagem deve acrescentar significado e nunca ser um elemento que distraía a leitura. As imagens usadas devem também ter uma pequena descrição ALT sobre do que se trata. Outro ponto essencial - mais técnico e sabido - é a qualidade, proporcionalidade e peso das imagens.
3 - Entender a tecnologia
Para realmente entender a tecnologia, devemos atualizar aquilo que sabemos de forma continuada. Aliás, é um conselho a promover para ficar a par das novidades em SEO. É oportuno aqui referir que os conceitos H1, Title Tag, ALT, Page Speed, Link juice são termos que fazem parte da inserção de SEO na sua estratégia de conteúdos e devem estar implícitos ao editar e publicar o seu conteúdo online. Assim, globalmente é essencial estabelecer, dentro daquilo que é a experiência do seu utilizador no seu site, o seguinte:
Tempo - significa verificar se a velocidade de carregamento do site (que pode ser testado nesta página) é boa;
Tempo - o tempo que o utilizador passa numa página de um site versus o índice de rejeição são assuntos aos quais devemos prestar muito atenção;
Estes são fatores críticos, que segundo Ahava Leibtag podem “garantir que o seu conteúdo seja viável e bem sucedido”.
No fundo, o que se pretende com estas boas práticas de SEO no conteúdo é poder ajudar o nosso público-alvo naquilo que procuram e, inevitavelmente ajudar na concretização dos objetivos traçados para a estratégia de conteúdos de uma empresa.
Análise das práticas SEO aplicadas a este artigo
Título:
Tamanho entre 55 a 67 carateres = 66 carateres, 10 palavras
Teste de Skimming: (três primeiras palavras) 3 hábitos saudáveis
Tipo de título: Lista
Tamanho do texto: 1.151 palavras, não muito longo a seguir a um H1
Imagem de Capa: com ALT "3 hábitos saudáveis para incorporar SEO"
Título SEO: 3 hábitos saudáveis de SEO
Slug (URL): 3-habitos-seo-saudaveis
Descrição: Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.
Palavra-chave principal: conteúdos visíveis com SEO
NOTA: A autora deste conteúdo foi Sandra Oliveira e foi a primeira guestblogger a participar no blog da Vitamina. Bem vinda, Sandra!
Vitamina is now an agency with the Meta Business Partner seal. This recognition is a testament to our experience and expertise, bringing a range of advantages for both partners and clients.
So, what is the practical impact for Vitamina? And, even more crucially, how does it translate into benefits for those who trust us as a business partner?
Let's explore in detail!
What does it mean to be a Meta Business Partner?
By achieving Meta Business Partner status, Vitamina ensures an even more specialized and in-depth approach within the Meta universe. With newfound access to the latest tools, specialized training and strategic insights, we are prepared to provide a competitive advantage, boosting the success of your campaigns.
Choosing a Meta Business Partner means placing your trust in a qualified and experienced marketing team. This partnership can yield results across various actions, tailored to the specific needs of each client:
Content personalization is one of the key skills, outlined through the use of advanced Meta tools for effective audience segmentation, ad optimization and budget management.
Advanced data analysis provides valuable insights, with this informed approach guiding strategic decisions to optimize campaign performance.
Efficient implementation of monitoring tools and management of integrations with other platforms are also areas of expertise, guaranteeing accurate data collection and maximizing campaign effectiveness across multiple channels.
Ads on your social media pages can reach new heights with the help of a team intimately familiar with the Meta network algorithm and marketing trends.
Continuous consultancy on best practices and new features for creating strategically optimized content for Meta platforms, crisis management and online reputation.
Efficient integration of e-commerce tools to boost sales directly on Meta platforms.
How does the program work?
Companies have the opportunity to apply to become Meta Business Partners for various technical and creative solutions, covering categories such as Agency, Ad Tech, Creative Content, Messaging, among others.
Eligibility requirements vary according to the type of solution and usually involve a detailed analysis of the quantity and quality of the company's performance on Meta’s platforms, namely Facebook, Instagram and Messenger.
From this perspective, the process incorporates a set of strict criteria defined by Meta: demonstrated competence in technical skills, a proven track record in driving commercial growth and the achievement of a substantial level of investment in advertising or commercial page management.
Upon receiving the badge, companies join an exclusive group, meticulously assessed for their expertise in the area. They are recognized as trusted specialists, contributing to business expansion, validated by their technical skills and the provision of valuable services. Potential clients therefore identify the best in the field, from managing ads to selling products or interacting effectively with clients.
In addition to the validation achieved for the agency by meeting these criteria, this recognition represents positioning benefits.
The advantages in practice
As previously mentioned, Meta partners are part of a respected global community with access to unique benefits designed to improve performance.
Access to tools, that streamline performance monitoring and optimization for business growth.
It ensures that resources are continually updated, keeping up with product developments and sector statistics;
Access to training and unique insights, enabling the application of the best strategies to boost clients' businesses;
A support network offering expert advice and tailored strategies, strengthening the company's approach to challenges and opportunities.
Recognition achieved through badge attribution ensures prominent positioning among specialists.
With the advantages of this program, META's partner agencies, which operate in areas such as campaign management, content marketing or performance monitoring, can meet specific needs of various campaigns and segments. This process not only optimizes operational efficiency but also ensures a more strategic and personalized approach.
Certified experience, impactful results
We are thrilled to be part of this network of partners, as it reflects our experience and dedication to generating impactful results. As a Meta Business Partner agency, Vitamina remains committed to enhancing the experience and outcomes achieved. We are excited to embark on this journey, seeking to strengthen our capabilities and drive the success of our partners and clients.
More than just a mere seal, we view this certification as a constant commitment to excellence and the continuous delivery of value to our clients!
What if we tell you that in 2024, SEO will be even more crucial for the online success of your business? If you're not yet up to date on the latest trends of the year, this is your opportunity to discover strategies that can elevate your brand to higher levels.
In a world where emerging technologies are shaping tools and our search methods, it is crucial to analyze predictions and reflect on the implemented strategies. In this dynamic scenario, where evolution is constant, we invite you to explore with us the trends you should apply, to pave the way for a strong and impactful digital presence.
The key to the success of any brand lies in the combination of flexibility and a keen observation of emerging trends. So, keep reading this article to discover how to improve your SEO strategy!
The impact of Artificial Intelligence on SEO — More advantages or disadvantages?
In a scenario of exponential growth, AI once again takes center stage in 2024. Reinforcing itself as a powerful influence/tool in the evolution of search engines and access to information, this is the year when new capabilities for brands are anticipated.
Contrary to the initial perception, AI is now recognized as an ally to optimize digital performance. But how can you use it for your brand? In various ways. Easily unveiling deep insights, automating tasks and providing fully personalized user experiences. Start by using AI to identify relevant keywords for your business, analyze complex data, or even as support for creating engaging content.
For brands, it is also crucial to highlight its value in the interpretation of the user intent. This not only enhances interaction but also ensures the delivery of results more tailored to the search. If we are in an era where AI represents a catalyst for digital success, then it's time to strategically leverage it.
Do you know what Google SGE is?
If we are talking about the revolution in research allied with AI, we have to mention Google's Search Generative Experience (SGE). This is a new approach to search results, that relies on generative AI. The advantage? It allows instant access to a list of suggestions at the top of the results, compiled from various sources, without the need to enter individual web pages.
Currently, the industry is experiencing a wave of anticipation in this new era of innovation. Being discovered by AI will be important, as it indicates that your strategy is aligned and consolidated, to remain relevant in the digital realm.
Being useful for both the audience and brands, it is increasingly important to understand user intentions and maintain technical SEO practices.
The power of local SEO
This will be one of the most important trends that you should enhance, so you can attract customers in your geographic area.
Local SEO will help you maintain relevant visibility in the space where you are located. The secret is in optimization of the content and information you put online, to be easily found by local users. And we all know that easiness, as well as speed, are the key elements during the search for a product or service.
When it comes to highlighting your business in the digital world, optimizing local presence is also crucial to win users (and clicks). We are talking about a trump card that you may have forgotten: the Google My Business (GMB) profile. This is your online business card. Precise business information, details about opening hours, exact location, photos and interactions with responses to comments can’t be missing. Additionally, it's important to actively manage reviews, to turn satisfied customers into ambassadors and boost Local SEO.
You should also consider creating keywords that reflect local search terms — these will be a compass for your audience to find you among various online presences. Adapt to the location you are in, incorporating, for example, the city name, local landmarks, or common expressions. For better results, go beyond the "basic" and optimize content for hyper-local searches, promoting events and specific offers based on the user's current location. An extra note: these keywords should be incorporated into website content, descriptions, meta, and tags.
The relevance of Mobile SEO
Maximizing the potential of mobile SEO represents more than a simple competitive advantage; it is an imperative necessity. Considering the prevalence of mobile devices in our daily lives, adapting SEO strategies and ensuring optimization becomes crucial.
If you do so, your website will have a higher probability of achieving top positions in search results. Primarily, this is due to Google's Mobile-First Indexing approach, which uses the mobile version of a website as a basis for determining rankings, even for users searching on desktop devices. Therefore, not optimizing for mobile can result in significant losses in terms of visibility and ranking.
The user experience (UX) is also a key piece in this puzzle. Mobile-optimized websites offer a more positive experience, which is one of the key goals to achieve. Users value smooth navigation with responsive design, adaptability to different screen sizes, fast loading, and intuitive touch navigation.
Overlooking these elements could lead to high rejection rates, indicating to Google an unsatisfactory browsing experience. Therefore, it will be important to ensure that your website not only attracts but also retains users. More than a trend, it is a key to building a consistent online presence.
Optimize voice search
We live in an era where technology continues to transform the connection with search engines, given the increasing popularity of virtual assistants. The habit of writing, sending messages and searching through voice commands is growing. For this reason, adjusting content for voice search emerges as a vital element for a truly effective SEO strategy.
Voice search not only reflects a shift in user preferences but also underscores the importance of providing relevant and high-quality content. Search engine algorithms are increasingly focused on identifying and ranking content that responds clearly and informatively to voice queries. Therefore, digital marketing professionals should prioritize creating content that not only answers common questions from their target audience but is also optimized to be easily understood and valuable for voice searches.
One suggestion in this topic is the use of long-tail keywords (more specific keyword phrases). Another is to incorporate a more conversational tone into the content you present. To increase visibility, identify the most frequently asked questions of your target audience to provide direct and concise answers. By recognizing and adapting to this change in user behavior, you can strengthen your online presence and significantly improve visibility in search engines.
Who is always in first place? The user.
Although it is not new, this principle remains important. To surpass SEO goals, content must focus on the user and address search intent. To achieve this, as mentioned earlier, it's crucial to understand the real purpose of the user.
The truth is that this trend is not static. In the coming years, emphasis on user experience and creating content that adds value will continue to stand out, as businesses channel their efforts into producing content optimized for the online space.
While generating valuable content is crucial, in 2024, it is imperative that it is tailored. Invest in the world of on-page optimization, by exploring meta tags, header strategies and keyword placement that distinguish the content. It is also critical that it promotes interaction to create a closer connection with the audience. This will be an effective strategy for generating qualified leads.
A pause to recall this concept: E-E-A-T
Experience, Knowledge, Authority and Trust. Search engines, especially Google, increasingly prioritize content that demonstrates credibility and value in the topics they approach.
Building a reputation as a credible source in a particular sector may be the path to achieving a higher ranking in search engines. So, how can your brand prepare to reach this goal?
Develop comprehensive, specialized and high-quality content on a specific topic;
Implement a structure on the website that favour the discovery of relevant content;
Use webinars, podcasts and social media to interact with the audience and build trust;
Produce and share original research, studies and data-driven insights that could not be replicated by AI;
Demonstrate that there are real people behind the website, through testimonials or reviews.
Reaching success through advanced SEO strategies in 2024 will be a journey of adaptation. It involves a complex combination of tools and strategies, each aimed at different aspects. As online visibility is synonymous with relevance, refining the SEO strategy is like opening doors to a broader audience.
Now is the time to put these concepts into practice and test the trends we have presented. Who knows, you might see your website climbing the rankings, thanks to the creation of a meaningful connection with your target audience.
We are here to guide you on the journey to the top of the digital ranking!