Como diz a nossa community manager, Teresa Montez, usar as redes sociais para promover um negócio não é “rocket science”. Siga estes 4 conselhos e verá!
É impensável não ter uma presença digital ativa, hoje em dia, mas é um facto que apenas 53% dos pequenos negócios usam ativamente as redes sociais.
Entre os principais fatores para esta falha de comunicação encontram-se a falta de educação para a utilização das redes sociais, a falta de recursos, a falta de tempo e a falta de dinheiro.
VER TAMBÉM: 6 PASSOS PARA DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DIGITAL
Utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio não é “rocket science” e, assim que começar a ficar a par de alguns dos segredos, torna-se bastante simples.
É só seguir os passos:
1. Humanização
Este é o conselho que se torna facilmente mal-interpretado. Quando dizemos “falar com pessoas”, isto não equivale a:
- Envio de mensagens automáticas que possam ser entendidas como spam;
- Postar a sua última oferta em todos os grupos de Facebook aos quais pertence;
- Escrever em todas as publicações dos seus seguidores de Instagram “Adoro o teu Instagram, por favor, verifica o meu!”
- E sobretudo não equivale a pegar no telefone e passar horas a ligar para todas as empresas locais na busca de Meetups, onde possa apresentar o seu produto.
Quando enfatizamos a expressão “falar com pessoas”, falamos no sentido de criar ligações como se de uma amizade se tratasse e não como meio de divulgação do seu produto.
Perceba o que tem efeito. Foque nos benefícios da marca e terá uma interação mais autêntica.
2. Criação de conteúdo
A criação de bom conteúdo nas redes sociais torna-se o verdadeiro impulsionador daquilo que leva as pessoas até à sua marca.
Isto não invalida a utilização de Facebook Ads regulares, mas sabe o que o ajuda a converter Facebook Ads? Bom conteúdo. Quer seja um blog post ou um webinar, tudo é conteúdo.
Descubra o que se adapta a si e ao seu negócio e faça-o...constantemente.
O conteúdo é aquilo que mostra às pessoas o seu ponto de vista. No final, não são os pacotes, nem as cores da sua marca ou o layout do seu website, e é por isso que o conteúdo continua a ser rei.
3. Promoção do seu negócio
Se acredita naquilo que está a vender, promovê-lo torna-se uma tarefa simples.
Quando começa um negócio e apenas tem ideia sobre o seu produto ou serviço, é claro que a sua grande dúvida é maioritariamente relacionada com a distribuição. “Se eu criar isto, será que vou ter clientes?”, muitos empreendedores acreditam que sim, quando a realidade pode ser muito diferente.
Incorpore alguns posts promocionais no seu feed de Twitter e página de Facebook. Corra alguns lives de Facebook e sempre que tiver oportunidade mencione com ou de quem está a falar. Adicione uma agenda de projetos na sua newsletter mensal.
A promoção recai sempre sob as pequenas coisas, só tem de saber como as distribuir.
4. Criação de uma presença credível
Em vez de se conectar com muitas pessoas, tente conectar-se com as pessoas certas!
Este processo deverá ser iniciado através do desenvolvimento de awareness da marca. A melhor maneira é criar uma presença online que represente totalmente quem é e o que faz tanto online como offline.
Eleve a sua marca através de uma estratégia de marketing. Desde o seu logo ao seu website, blog, redes sociais – precisa de criar um estilo que se identifique com a sua persona.
Escolha alguém que o ajude nesta jornada.
Lembre-se que a expressão “tração” é sinónimo de “evidência do momento” e quando alguém lhe perguntar acerca da tração do seu negócio, é muito provável que estejam à procura de provas irrefutáveis de que o seu negócio está a caminhar no melhor caminho.