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Teresa Montez
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Criar conteúdo é uma história de humor
— 2 min

Provocar risos nos nossos futuros consumidores é uma excelente alternativa para a estratégia de conteúdo. O uso do humor é uma das formas mais populares para aproximar o público do nosso produto e daí criar uma comunidade que aposta na conversão.

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Se a criação da campanha é divertida e nos faz rir é muito provável que nos sintamos confortáveis com a marca que está a ser divulgada – este tipo de estratégia é ótimo para atrair e interagir com o público num intuito mais emocional. O uso e abuso do storytelling neste tipo de estratégia é fundamental para que as campanhas deem o boost necessário á sua marca.

Ao humor, devemos juntar a simplicidade da mensagem que tornará o recurso de comunicação eficiente e eficaz.

Utilize o humor de forma inteligente

O marketing de conteúdo não é nada mais do que baseado em psicologia – quando os seus clientes estão felizes, estes vão reagir de forma positiva com o seu produto e é por isso que é tão importante entreter.

Capte a atenção do seu público

Para que a marca prenda a atenção de alguém, ainda mais com a quantidade de informações que nos chegam através de todo o tipo de fonte, a criação de peças de comunicação que recorram a humor tendem a prender a atenção dos consumidores finais. Além disso, poderá fidelizar e criar uma identidade com o seu público – pessoas felizes estão em constante contacto com elementos que os mantenham nesse estado de felicidade.

Educar os seus clientes é a regra chave

Nunca se esqueça que aquilo que está a vender ao seu cliente é um estilo de vida e por esse motivo, considere os posts de blog e o conteúdo criado nas redes sociais como pequenas aulas/ensinamentos.

Esta é uma ótima forma de convidar o seu consumidor final para uma aula em que ele aprende sobre o estilo de vida que lhe quer vender – todo o processo com a sua ajuda.

De qualquer forma, é sempre bom tentar algo novo na estratégia de conteúdo. Quando decidimos encarar uma nova estratégia – mesmo que esta seja desconfortável inicialmente – irá dar-lhe uma nova motivação, criatividade e esforço que precisa.

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Nunca dê nada por garantido e parta do princípio que nem tudo irá resultar, mas o que encontrará de gratificante é que poderá retirar alguns insights sobre o seu público-alvo que o motivará a comunicar ainda mais com eles.

Corra riscos e boa sorte!

Já alimentaste o teu Instagram, hoje?
— 3 min

“Saturday night, I feel the air is getting hot…” era isto que me passava pelo pensamento enquanto me dirigia para mais uma atividade dos tardios tempos livres.

“Saturday night, I feel the air is getting hot…” era isto que me passava pelo pensamento enquanto me dirigia para mais uma atividade dos tardios tempos livres.

VER TAMBÉM:TRANSMEDIA STORYTELLING: O FUTURO DO STORYTELLING?

Estamos em 2018 e a forma de sentir e viver a música ao vivo, não é (de todo) igual à forma sentida de quando, eu, catraia de 13 anos, comecei a vê-la pela primeira vez - sim, a música vê-se, ouve-se e com muito jeitinho come-se e…bem, desde então, 11 anos se passaram.“Pics or didn’t happen” oiço esta frase enquanto passo por dois amigos à conversa. Pergunto-me: quão frequente se tornou esta expressão? Será que nem no local mais underground da vila me consigo escapar deste conjunto de palavras?

E tu? Já alimentaste o teu Instagram, hoje?

O Instagram (atualmente) é a aplicação que continua a manter os content creators a fazerem o que de melhor sabem – dar uso à criatividade.

Em 2017, vimos um grande número de novas funcionalidades a serem implementadas, que deram à aplicação o boost necessário para se tornar numa das redes mais utilizadas no Mundo e, têm existido alguns bons updates nos últimos meses que têm dado resposta à conversa dos dois amigos.

Já segues as tuas hashtags favoritas? #feelingblessed

Se, tal como eu, estavas farto da procura constante por conteúdo do teu interesse (sem querer ferir as suscetibilidades dos meus followers), agora basta procurar pelas tuas hashtags favoritas e o conteúdo aparecerá no teu feed (como por magia – tenho a certeza que a tua estadia pelo Insta será muito melhor).

Isto é ótimo para marcas, para que estas consigam monitorizar as próprias hashtags e rever conteúdo user-generated. Esta funcionalidade, irá permitir, também, que entendas melhor os teus concorrentes e o que é que eles andam a fazer.

Dá música aos teus followers com Spotify

Se utilizas a aplicação do Spotify ou GoPro, podes, agora, utilizar o botão de partilha para enviar conteúdo para o Instagram Stories. Podes editar e adicionar às stories públicas ou enviar como uma mensagem direta para alguém.

A integração com o Spotify permite partilhar: músicas, listas ou os álbuns pelos quais te encontras viciado, no momento. Esta nova integração, permitirá (muito em breve, se é que já não está, à medida que lês este ponto) publicar diretamente nas Stories do Facebook.

Antes de tudo, tira uma selfie!

A minha última aplicação favorita, não poderia deixar de dar um update à verdadeira razão pela qual foi criada: a partilha de momentos fotogénicos.

Com o novo modo de retrato de foco, este faz com que o assunto da foto seja cristalino, enquanto o fundo fica um pouco desfocado.

Para além dos milhares de selfies que são tiradas todos os dias, esta nova potencialidade, tem ainda o intuito de fazer com que as marcas melhorem a sua qualidade de imagens no Instagram e Instagram Stories sem qualquer custo extra ou preparação.

VER TAMBÉM:TRANSMEDIA STORYTELLING: O FUTURO DO STORYTELLING?

Por cá, vou continuar a atualizar-me do programa de festas desta plataforma e tentar explorar todas as vantagens que esta pequena grande aplicação nos poderá trazer.

5 tendências de Email Marketing para 2018 (em Março)
— 3 min

A nossa community manager volta ao blog com mais 5 tendências sobre estratégias de Email Marketing. [sugestão: colocar a rodar o álbum As Plantas que Curam dos Boogarins em plano de fundo.]

Pessoalmente, não sou grande fã de gastar palavras em conversas sobre tendências ou previsões sobre aquilo que me parece, sublinho a mim, aquele que será o futuro de 2018 (até porque, sejamos honestos, já se passaram 3 meses desde então…) e quando falamos sobre Email Marketing, essas “tendências” podem mudar de um dia para o outro. De qualquer forma, gosto de me manter informada e informar os outros.

VER TAMBÉM: 5 HACKS PARA UM EMAIL MARKETING GENIAL

Deixo aqui 5 tendências, que a meu ver, se encontram em crescimento para estratégias de Email Marketing com uma pontuação 10/10.

1 - Personalizar a sua comunicação

Tenho assistido, cada vez mais, a uma necessidade constante das marcas na personalização das suas mensagens e a insistente inclusão do público nas suas estratégias de marketing. Isto tem vindo a tornar-se evidente, basta navegar uns segundos pelas redes sociais.

Está a dar os primeiros passos com um novo cliente? Diria para (quase) esquecer os emails de promoção e apostar nas relações pessoais com o público que tanto deseja atingir. É fundamental que personalize as mensagens de acordo com as preferências de cada utilizador, tudo isto, sem esquecer de mencioná-lo e lhe mostrar que não é apenas mais um número.

2 - Proteja a sua base de dados

Ao contrário das redes sociais, que utilizam uma estratégia que se poderá aclamar de “invasiva”, baseada nos interesses de consumo – tenha especial atenção à mensagem que irá enviar através de email e se o seu consumidor autorizou esta partilha de informação.

De acordo com dados partilhados pela Salesforce, cerca de 95% das pessoas que concordam em receber mensagens de uma marca, é por acreditarem na utilidade da mesma, e 64% dos seus destinatários abrem os seus emails porque confiam na fonte.

Só por ser reconhecido como um remetente fiável, a sua taxa de abertura pode aumentar e atingir níveis nunca antes registados. Boa sorte!

3 - Pense mobile

É cada vez mais evidente que o conteúdo mais popular tem características mais dinâmicas e rápidas, ou seja, mobile friendly. Como é um tipo de conteúdo que pode ser consultado em qualquer lugar, temos de perder o medo de alguns dos padrões aos quais estamos habituados. É importante que pense (ainda mais) no tipo de abordagem e preferências do seu público-alvo.

4 - Vídeos

Não podíamos falar de dinamização da mensagem sem falar em vídeo. Os vídeos trazem a oportunidade de entregar a mensagem que deseja entregar de uma maneira fácil e em 2018 deverão estar mais presentes do que nunca nas estratégias de email marketing.

5 - Automation

A criação de uma campanha de automação de emails, programados para serem enviados em momentos-chave, tornam-se efetivos. A troca de emails de envio em prol de um beneficio, logo após um utilizador subscrever uma newsletter, poderá fazer toda a diferença. Já pensou na sua estratégia de email, hoje?

VER TAMBÉM: 5 HACKS PARA UM EMAIL MARKETING GENIAL

Use e abuse desta ferramenta. O aumento das suas conversões poderá estar na abertura do próximo email!

5 hacks para um Email Marketing genial
— 2 min

Descubra a dicas que a Teresa partilhou sobre Email Marketing. Podem fazer toda a diferença nas suas campanhas!

O Email Marketing é uma estratégia a longo prazo que poderá levar futuros e atuais clientes ao seu website e consequente aumento das conversões.

VER TAMBÉM: 4 MOTIVOS PARA USAR O STORYTELLING NO CONTENT MARKETING DA SUA EMPRESA

Um estudo levado a cabo pela Radicti Group, em 2017, estima que os consumidores, por dia, chegam a receber até 78 emails na caixa de correio, o que cria muito ruído.

A questão que se coloca é: o que poderá fazer para que o seu e-mail se destaque aos olhos do seu público-alvo? Nós temos algumas hacks que poderão fazer toda a diferença.

1 – Seja o ASSUNTO mais criativo

O assuntos do email são a primeira coisa que os consumidores veem e estes deverão despertar o interesse para que, consequentemente, a probabilidade de abertura seja maior, mas como o fazer?

  • Faça uma pergunta ou dê a resposta (Sabia Que...? / Desconto de 25% Em Toda a Loja)
  • Utilize algumas palavras chave, tais como: surpresa, desconto, agora, ...
  • Utilize maiúsculas e emojis
  • Seja directo

2 – Ao contrário do que possa pensar, um CTA (Call To Action) é suficiente

Não atrapalhe o seu potencial comprador com demasiadas decisões. Um CTA é suficiente para cada assunto abordado no email, isto aumentará a taxa de cliques. O objetivo é diminuir o tempo de decisão e aumentar o tempo de reação.

3 – Escolha as cores certas!

Sabia que a escolha da paleta de cores correta pode aumentar ou diminuir até 60% a taxa de cliques do seu email?A cor desperta sentimentos nos seus consumidores, por isso, tenha a certeza que escolhe o esquema certo dependendo da resposta que pretende obter – crie jogos psicológicos inofensivos.

4 – Dinamizar, dinamizar, dinamizar...

É fácil gastarmos o nosso tempo a construir o corpo do nosso email, mas não nos podemos esquecer nunca do que o rodeia. Ferramentas como o MailChimp e o E-goi permitem-nos jogar com vários elementos (“clicáveis”) que resultam em ações.

Sem dar em louco, pode facilmente customizar o seu menu, dependendo das ações que quer que o seu consumidor faça.

5 – Não desista

Um email que não foi aberto não equivale a um consumidor perdido, talvez ele tenha visto e se esquecido de abrir ou poderá ter ido parar à caixa de spam.

Por isso, envie novamente.

Se não foi aberto, não existe mal nenhum em enviá-lo novamente, só aumentará a probabilidade do email ser visto novamente.

VER TAMBÉM: 4 MOTIVOS PARA USAR O STORYTELLING NO CONTENT MARKETING DA SUA EMPRESA

Não encontrou a sua hack? Partilhe-a nos comentários.

4 passos simples para a transformação digital
— 3 min

Como diz a nossa community manager, Teresa Montez, usar as redes sociais para promover um negócio não é “rocket science”. Siga estes 4 conselhos e verá!

É impensável não ter uma presença digital ativa, hoje em dia, mas é um facto que apenas 53% dos pequenos negócios usam ativamente as redes sociais.

Entre os principais fatores para esta falha de comunicação encontram-se a falta de educação para a utilização das redes sociais, a falta de recursos, a falta de tempo e a falta de dinheiro.

VER TAMBÉM: 6 PASSOS PARA DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DIGITAL

Utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio não é “rocket science” e, assim que começar a ficar a par de alguns dos segredos, torna-se bastante simples.

É só seguir os passos:

1. Humanização

Este é o conselho que se torna facilmente mal-interpretado. Quando dizemos “falar com pessoas”, isto não equivale a:

  • Envio de mensagens automáticas que possam ser entendidas como spam;
  • Postar a sua última oferta em todos os grupos de Facebook aos quais pertence;
  • Escrever em todas as publicações dos seus seguidores de Instagram “Adoro o teu Instagram, por favor, verifica o meu!”
  • E sobretudo não equivale a pegar no telefone e passar horas a ligar para todas as empresas locais na busca de Meetups, onde possa apresentar o seu produto.

Quando enfatizamos a expressão “falar com pessoas”, falamos no sentido de criar ligações como se de uma amizade se tratasse e não como meio de divulgação do seu produto.

Perceba o que tem efeito. Foque nos benefícios da marca e terá uma interação mais autêntica.

2. Criação de conteúdo

A criação de bom conteúdo nas redes sociais torna-se o verdadeiro impulsionador daquilo que leva as pessoas até à sua marca.

Isto não invalida a utilização de Facebook Ads regulares, mas sabe o que o ajuda a converter Facebook Ads? Bom conteúdo. Quer seja um blog post ou um webinar, tudo é conteúdo.

Descubra o que se adapta a si e ao seu negócio e faça-o...constantemente.

O conteúdo é aquilo que mostra às pessoas o seu ponto de vista. No final, não são os pacotes, nem as cores da sua marca ou o layout do seu website, e é por isso que o conteúdo continua a ser rei.

3. Promoção do seu negócio

Se acredita naquilo que está a vender, promovê-lo torna-se uma tarefa simples.

Quando começa um negócio e apenas tem ideia sobre o seu produto ou serviço, é claro que a sua grande dúvida é maioritariamente relacionada com a distribuição. “Se eu criar isto, será que vou ter clientes?”, muitos empreendedores acreditam que sim, quando a realidade pode ser muito diferente.

Incorpore alguns posts promocionais no seu feed de Twitter e página de Facebook. Corra alguns lives de Facebook e sempre que tiver oportunidade mencione com ou de quem está a falar. Adicione uma agenda de projetos na sua newsletter mensal.

A promoção recai sempre sob as pequenas coisas, só tem de saber como as distribuir.

4. Criação de uma presença credível

Em vez de se conectar com muitas pessoas, tente conectar-se com as pessoas certas!

Este processo deverá ser iniciado através do desenvolvimento de awareness da marca. A melhor maneira é criar uma presença online que represente totalmente quem é e o que faz tanto online como offline.

Eleve a sua marca através de uma estratégia de marketing. Desde o seu logo ao seu website, blog, redes sociais – precisa de criar um estilo que se identifique com a sua persona.

Escolha alguém que o ajude nesta jornada.

Lembre-se que a expressão “tração” é sinónimo de “evidência do momento” e quando alguém lhe perguntar acerca da tração do seu negócio, é muito provável que estejam à procura de provas irrefutáveis de que o seu negócio está a caminhar no melhor caminho.

VER TAMBÉM:6 PASSOS PARA DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DIGITAL