Provocar risos nos nossos futuros consumidores é uma excelente alternativa para a estratégia de conteúdo. O uso do humor é uma das formas mais populares para aproximar o público do nosso produto e daí criar uma comunidade que aposta na conversão.
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Se a criação da campanha é divertida e nos faz rir é muito provável que nos sintamos confortáveis com a marca que está a ser divulgada – este tipo de estratégia é ótimo para atrair e interagir com o público num intuito mais emocional. O uso e abuso do storytelling neste tipo de estratégia é fundamental para que as campanhas deem o boost necessário á sua marca.
Ao humor, devemos juntar a simplicidade da mensagem que tornará o recurso de comunicação eficiente e eficaz.
O marketing de conteúdo não é nada mais do que baseado em psicologia – quando os seus clientes estão felizes, estes vão reagir de forma positiva com o seu produto e é por isso que é tão importante entreter.
Para que a marca prenda a atenção de alguém, ainda mais com a quantidade de informações que nos chegam através de todo o tipo de fonte, a criação de peças de comunicação que recorram a humor tendem a prender a atenção dos consumidores finais. Além disso, poderá fidelizar e criar uma identidade com o seu público – pessoas felizes estão em constante contacto com elementos que os mantenham nesse estado de felicidade.
Nunca se esqueça que aquilo que está a vender ao seu cliente é um estilo de vida e por esse motivo, considere os posts de blog e o conteúdo criado nas redes sociais como pequenas aulas/ensinamentos.
Esta é uma ótima forma de convidar o seu consumidor final para uma aula em que ele aprende sobre o estilo de vida que lhe quer vender – todo o processo com a sua ajuda.
De qualquer forma, é sempre bom tentar algo novo na estratégia de conteúdo. Quando decidimos encarar uma nova estratégia – mesmo que esta seja desconfortável inicialmente – irá dar-lhe uma nova motivação, criatividade e esforço que precisa.
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Nunca dê nada por garantido e parta do princípio que nem tudo irá resultar, mas o que encontrará de gratificante é que poderá retirar alguns insights sobre o seu público-alvo que o motivará a comunicar ainda mais com eles.
Corra riscos e boa sorte!
“Saturday night, I feel the air is getting hot…” era isto que me passava pelo pensamento enquanto me dirigia para mais uma atividade dos tardios tempos livres.
“Saturday night, I feel the air is getting hot…” era isto que me passava pelo pensamento enquanto me dirigia para mais uma atividade dos tardios tempos livres.
VER TAMBÉM:TRANSMEDIA STORYTELLING: O FUTURO DO STORYTELLING?
Estamos em 2018 e a forma de sentir e viver a música ao vivo, não é (de todo) igual à forma sentida de quando, eu, catraia de 13 anos, comecei a vê-la pela primeira vez - sim, a música vê-se, ouve-se e com muito jeitinho come-se e…bem, desde então, 11 anos se passaram.“Pics or didn’t happen” oiço esta frase enquanto passo por dois amigos à conversa. Pergunto-me: quão frequente se tornou esta expressão? Será que nem no local mais underground da vila me consigo escapar deste conjunto de palavras?
O Instagram (atualmente) é a aplicação que continua a manter os content creators a fazerem o que de melhor sabem – dar uso à criatividade.
Em 2017, vimos um grande número de novas funcionalidades a serem implementadas, que deram à aplicação o boost necessário para se tornar numa das redes mais utilizadas no Mundo e, têm existido alguns bons updates nos últimos meses que têm dado resposta à conversa dos dois amigos.
Se, tal como eu, estavas farto da procura constante por conteúdo do teu interesse (sem querer ferir as suscetibilidades dos meus followers), agora basta procurar pelas tuas hashtags favoritas e o conteúdo aparecerá no teu feed (como por magia – tenho a certeza que a tua estadia pelo Insta será muito melhor).
Isto é ótimo para marcas, para que estas consigam monitorizar as próprias hashtags e rever conteúdo user-generated. Esta funcionalidade, irá permitir, também, que entendas melhor os teus concorrentes e o que é que eles andam a fazer.
Se utilizas a aplicação do Spotify ou GoPro, podes, agora, utilizar o botão de partilha para enviar conteúdo para o Instagram Stories. Podes editar e adicionar às stories públicas ou enviar como uma mensagem direta para alguém.
A integração com o Spotify permite partilhar: músicas, listas ou os álbuns pelos quais te encontras viciado, no momento. Esta nova integração, permitirá (muito em breve, se é que já não está, à medida que lês este ponto) publicar diretamente nas Stories do Facebook.
A minha última aplicação favorita, não poderia deixar de dar um update à verdadeira razão pela qual foi criada: a partilha de momentos fotogénicos.
Com o novo modo de retrato de foco, este faz com que o assunto da foto seja cristalino, enquanto o fundo fica um pouco desfocado.
Para além dos milhares de selfies que são tiradas todos os dias, esta nova potencialidade, tem ainda o intuito de fazer com que as marcas melhorem a sua qualidade de imagens no Instagram e Instagram Stories sem qualquer custo extra ou preparação.
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Por cá, vou continuar a atualizar-me do programa de festas desta plataforma e tentar explorar todas as vantagens que esta pequena grande aplicação nos poderá trazer.
A nossa community manager volta ao blog com mais 5 tendências sobre estratégias de Email Marketing. [sugestão: colocar a rodar o álbum As Plantas que Curam dos Boogarins em plano de fundo.]
Pessoalmente, não sou grande fã de gastar palavras em conversas sobre tendências ou previsões sobre aquilo que me parece, sublinho a mim, aquele que será o futuro de 2018 (até porque, sejamos honestos, já se passaram 3 meses desde então…) e quando falamos sobre Email Marketing, essas “tendências” podem mudar de um dia para o outro. De qualquer forma, gosto de me manter informada e informar os outros.
VER TAMBÉM: 5 HACKS PARA UM EMAIL MARKETING GENIAL
Deixo aqui 5 tendências, que a meu ver, se encontram em crescimento para estratégias de Email Marketing com uma pontuação 10/10.
Tenho assistido, cada vez mais, a uma necessidade constante das marcas na personalização das suas mensagens e a insistente inclusão do público nas suas estratégias de marketing. Isto tem vindo a tornar-se evidente, basta navegar uns segundos pelas redes sociais.
Está a dar os primeiros passos com um novo cliente? Diria para (quase) esquecer os emails de promoção e apostar nas relações pessoais com o público que tanto deseja atingir. É fundamental que personalize as mensagens de acordo com as preferências de cada utilizador, tudo isto, sem esquecer de mencioná-lo e lhe mostrar que não é apenas mais um número.
Ao contrário das redes sociais, que utilizam uma estratégia que se poderá aclamar de “invasiva”, baseada nos interesses de consumo – tenha especial atenção à mensagem que irá enviar através de email e se o seu consumidor autorizou esta partilha de informação.
De acordo com dados partilhados pela Salesforce, cerca de 95% das pessoas que concordam em receber mensagens de uma marca, é por acreditarem na utilidade da mesma, e 64% dos seus destinatários abrem os seus emails porque confiam na fonte.
Só por ser reconhecido como um remetente fiável, a sua taxa de abertura pode aumentar e atingir níveis nunca antes registados. Boa sorte!
É cada vez mais evidente que o conteúdo mais popular tem características mais dinâmicas e rápidas, ou seja, mobile friendly. Como é um tipo de conteúdo que pode ser consultado em qualquer lugar, temos de perder o medo de alguns dos padrões aos quais estamos habituados. É importante que pense (ainda mais) no tipo de abordagem e preferências do seu público-alvo.
Não podíamos falar de dinamização da mensagem sem falar em vídeo. Os vídeos trazem a oportunidade de entregar a mensagem que deseja entregar de uma maneira fácil e em 2018 deverão estar mais presentes do que nunca nas estratégias de email marketing.
A criação de uma campanha de automação de emails, programados para serem enviados em momentos-chave, tornam-se efetivos. A troca de emails de envio em prol de um beneficio, logo após um utilizador subscrever uma newsletter, poderá fazer toda a diferença. Já pensou na sua estratégia de email, hoje?
VER TAMBÉM: 5 HACKS PARA UM EMAIL MARKETING GENIAL
Use e abuse desta ferramenta. O aumento das suas conversões poderá estar na abertura do próximo email!
Descubra a dicas que a Teresa partilhou sobre Email Marketing. Podem fazer toda a diferença nas suas campanhas!
O Email Marketing é uma estratégia a longo prazo que poderá levar futuros e atuais clientes ao seu website e consequente aumento das conversões.
VER TAMBÉM: 4 MOTIVOS PARA USAR O STORYTELLING NO CONTENT MARKETING DA SUA EMPRESA
Um estudo levado a cabo pela Radicti Group, em 2017, estima que os consumidores, por dia, chegam a receber até 78 emails na caixa de correio, o que cria muito ruído.
A questão que se coloca é: o que poderá fazer para que o seu e-mail se destaque aos olhos do seu público-alvo? Nós temos algumas hacks que poderão fazer toda a diferença.
O assuntos do email são a primeira coisa que os consumidores veem e estes deverão despertar o interesse para que, consequentemente, a probabilidade de abertura seja maior, mas como o fazer?
Não atrapalhe o seu potencial comprador com demasiadas decisões. Um CTA é suficiente para cada assunto abordado no email, isto aumentará a taxa de cliques. O objetivo é diminuir o tempo de decisão e aumentar o tempo de reação.
Sabia que a escolha da paleta de cores correta pode aumentar ou diminuir até 60% a taxa de cliques do seu email?A cor desperta sentimentos nos seus consumidores, por isso, tenha a certeza que escolhe o esquema certo dependendo da resposta que pretende obter – crie jogos psicológicos inofensivos.
É fácil gastarmos o nosso tempo a construir o corpo do nosso email, mas não nos podemos esquecer nunca do que o rodeia. Ferramentas como o MailChimp e o E-goi permitem-nos jogar com vários elementos (“clicáveis”) que resultam em ações.
Sem dar em louco, pode facilmente customizar o seu menu, dependendo das ações que quer que o seu consumidor faça.
Um email que não foi aberto não equivale a um consumidor perdido, talvez ele tenha visto e se esquecido de abrir ou poderá ter ido parar à caixa de spam.
Por isso, envie novamente.
Se não foi aberto, não existe mal nenhum em enviá-lo novamente, só aumentará a probabilidade do email ser visto novamente.
VER TAMBÉM: 4 MOTIVOS PARA USAR O STORYTELLING NO CONTENT MARKETING DA SUA EMPRESA
Não encontrou a sua hack? Partilhe-a nos comentários.
Como diz a nossa community manager, Teresa Montez, usar as redes sociais para promover um negócio não é “rocket science”. Siga estes 4 conselhos e verá!
É impensável não ter uma presença digital ativa, hoje em dia, mas é um facto que apenas 53% dos pequenos negócios usam ativamente as redes sociais.
Entre os principais fatores para esta falha de comunicação encontram-se a falta de educação para a utilização das redes sociais, a falta de recursos, a falta de tempo e a falta de dinheiro.
VER TAMBÉM: 6 PASSOS PARA DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DIGITAL
Utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio não é “rocket science” e, assim que começar a ficar a par de alguns dos segredos, torna-se bastante simples.
É só seguir os passos:
Este é o conselho que se torna facilmente mal-interpretado. Quando dizemos “falar com pessoas”, isto não equivale a:
Quando enfatizamos a expressão “falar com pessoas”, falamos no sentido de criar ligações como se de uma amizade se tratasse e não como meio de divulgação do seu produto.
Perceba o que tem efeito. Foque nos benefícios da marca e terá uma interação mais autêntica.
A criação de bom conteúdo nas redes sociais torna-se o verdadeiro impulsionador daquilo que leva as pessoas até à sua marca.
Isto não invalida a utilização de Facebook Ads regulares, mas sabe o que o ajuda a converter Facebook Ads? Bom conteúdo. Quer seja um blog post ou um webinar, tudo é conteúdo.
Descubra o que se adapta a si e ao seu negócio e faça-o...constantemente.
O conteúdo é aquilo que mostra às pessoas o seu ponto de vista. No final, não são os pacotes, nem as cores da sua marca ou o layout do seu website, e é por isso que o conteúdo continua a ser rei.
Se acredita naquilo que está a vender, promovê-lo torna-se uma tarefa simples.
Quando começa um negócio e apenas tem ideia sobre o seu produto ou serviço, é claro que a sua grande dúvida é maioritariamente relacionada com a distribuição. “Se eu criar isto, será que vou ter clientes?”, muitos empreendedores acreditam que sim, quando a realidade pode ser muito diferente.
Incorpore alguns posts promocionais no seu feed de Twitter e página de Facebook. Corra alguns lives de Facebook e sempre que tiver oportunidade mencione com ou de quem está a falar. Adicione uma agenda de projetos na sua newsletter mensal.
A promoção recai sempre sob as pequenas coisas, só tem de saber como as distribuir.
Em vez de se conectar com muitas pessoas, tente conectar-se com as pessoas certas!
Este processo deverá ser iniciado através do desenvolvimento de awareness da marca. A melhor maneira é criar uma presença online que represente totalmente quem é e o que faz tanto online como offline.
Eleve a sua marca através de uma estratégia de marketing. Desde o seu logo ao seu website, blog, redes sociais – precisa de criar um estilo que se identifique com a sua persona.
Escolha alguém que o ajude nesta jornada.
Lembre-se que a expressão “tração” é sinónimo de “evidência do momento” e quando alguém lhe perguntar acerca da tração do seu negócio, é muito provável que estejam à procura de provas irrefutáveis de que o seu negócio está a caminhar no melhor caminho.
From us to you that works in content creation and management daily, here are some tools and tips to make your work flow easier!
Creating content isn’t always a walk in the park where the sun shines brighter than ever before. In fact, most of the times it feels like you’re trying to swim but the current keeps pushing to the opposite direction.
See also: Why having a content strategy matters
A great part of business and marketing is becoming more and more automated, but the content creation is still a very “manual” job.
Fear not! I have some tools and resources that might help you creating content much easier and maybe help you out flow the processes.
So, new client in town and you’re trying to do SEO and keyword research, huh?
Google’s Webmaster Tools is a great help. You can check things like: number of indexed pages to your website or submit your website to Google so you’re getting crawled and indexed and it even gives you information about search queries that have a large volume of impressions but low click through rate (CTR).
If you compare the data to your other analytics data it can help you uncover some opportunities that may “stand you out from the crowd”.
Do you know that coworker that always find the perfect reaction gif for your social media post? Yeah, I’m (pretty) sure he finds it here.
Giphy has a Chrome extension completely free for you to use and abuse! You’ll be able to find the perfect reaction as quickly as your coworker. All you have to do is to open Chrome, search, choose the perfect GIF and drag and drop.
Heads-up! This is a tool that is always in constantly expanding support, so far it works on Gmail, Twitter, Facebook but who knows what’s the limit?
So, you're more of a visual content kind of person, but you need something quick and easy to manage, then Canva is just the right thing for you!
I know the time and the resources that takes to learn design or/and get inspired to create the most beautiful post that your client has ever seen and it’s even harder if you have a long list of to do’s standing right in front of you, but hey, Canva offers you an incredible amount of pre-made templates and assets that you can manipulate as you wish and add your own touch. The best part: it’s free!
Hey copy! Do you need a second or even a third look on your words?
Grammarly tracks every mistake you might have on your speech for social media and it even connects with them.
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