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Threads: Descobre o que é e por que representa uma nova oportunidade para as marcas!
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Threads: Descobre o que é e por que representa uma nova oportunidade para as marcas!

A Meta, criada por Mark Zuckerberg, detentora das redes sociais Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, criou em 2019 uma versão "beta" de uma nova aplicação.

Em julho de 2023, o palco é do Threads! Esta nova versão brilha com novas funcionalidades que vão fazer a tua experiência de comunicação atingir um novo patamar.

Preparado para uma revolução na forma como te ligas ao mundo digital? Continua a ler o nosso artigo e descobre esta nova plataforma que conquistou milhões de utilizadores desde o seu lançamento.

O que é?

Esta nova plataforma digital é um concorrente direto do Twitter, possibilitando a conversação textual gratuita entre subscritores e comunidades para debater variados temas. Basicamente, assemelha-se a uma versão do Instagram com foco no texto.

O frenesim que acompanha o lançamento de uma nova plataforma já é bem conhecido, no entanto, neste caso, superou todas as expectativas. 

Sabias que numa semana, o novo aplicativo atingiu o impensável número de 100 milhões de subscritores? 

Isto dá o mote para as infinitas potencialidades que este novo canal pode proporcionar às marcas, mesmo não estando prevista a introdução de publicidade… pelo menos para já!

Desvenda os segredos desta nova plataforma

- É necessário ter uma conta Instagram para aceder ao Threads;
- Facilita a partilha de atualizações de texto com amigos próximos no Instagram;
- Podem ser partilhados posts com o máximo de 500 carateres;
- Possui uma secção de conversas para participar em discussões públicas com outras pessoas;
- Permite partilhar fotos com amigos próximos no Instagram, assim como links e vídeos até 5 minutos de duração;
- É possível responder, repostar e citar publicações de outros utilizadores;
- Não permite Stories ou Reels;
- Pode ser acedida não só pela app mas também pelo browser.
- Inclui conteúdo em formato Gif;
- Ainda não se encontra disponível na Europa.

Será esta uma nova oportunidade para as marcas?

As principais marcas que conhecemos, com milhares de seguidores em diversas plataformas sociais, já aderiram ao Threads. 

A estratégia é simples, mas eficaz: incitar os utilizadores a investirem numa conversa, partilha sobre um tema, ou questionário. Uma pergunta simples como "Seguidores, como estão hoje?” pode gerar uma grande interação e, consequentemente, construir uma comunidade que apoia a marca.

Mas não são só as marcas de renome que estão a investir o seu tempo no Threads. Marcas menos conhecidas também têm um potencial promissor nesta nova rede social, onde podem promover pequenos desafios aos seus seguidores em troca de vouchers ou outros tipos de prémios. O objetivo é sempre criar uma certa agitação e presença na mente dos utilizadores, que naturalmente espalharão o nome da marca, atingindo assim um público orgânico mais vasto.

Tendo em conta o futuro incerto do Twitter, o Threads aparece como sendo mais uma alternativa para as empresas, evidenciado pelo facto de um grande número de influencers terem migrado para a nova plataforma. As marcas terão mais uma oportunidade de criar buzz online e por conseguinte, na mente de milhares e milhares de seguidores.

Mas, nem tudo é tão fácil como parece. Ao contrário do que se esperaria, a nova rede da Meta terá de aumentar a presença de publicidade no futuro. Além disso, terá de lidar com o facto de ainda não estar, ou melhor, não poder estar disponível na Europa devido às regulamentações europeias de proteção de dados. A Europa é um mercado demasiado significativo para ser excluído deste projeto, no entanto, muitos utilizadores conseguem contornar essa limitação e aceder à plataforma através de VPNs.

Já te perguntaste como as marcas vão encontrar o equilíbrio entre estar presente na plataforma e envolver o público de forma autêntica?

Não há dúvida de que o Threads está a sacudir o mundo digital, ganhando cada vez mais destaque. Este novo desafio lançado às marcas sublinha a importância de nos mantermos constantemente atualizados no universo digital, com o objetivo de proporcionar a melhor proposta de valor aos nossos clientes.

E tu, estás pronto para explorar este espaço inovador?  

Uma coisa é certa: estar aqui é um passo crucial, e podemos assegurar-te disso! 💥

Autor: Filipe Simões, Estagiário de Formação de Técnico de Marketing FCT (Formação em Contexto de Trabalho)


5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público
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5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

O e-mail marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes e mais subvalorizadas na criação de relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Apesar de várias estatísticas demonstrarem que esta estratégia é responsável por um dos ROIs (Return on Investment) mais altos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão o valor que merece. A tua encaixa neste perfil? 🤔

Com uma estratégia bem definida, o e-mail marketing permite-te alcançar resultados bastante significativos, mas também criar uma conexão profunda com os teus clientes. Num mundo cheio de concorrência, isso é algo que a tua marca deve lutar por conquistar. 

Ao longo deste artigo vamos explorar 5 estratégias de e-mail marketing que deves começar a implementar na tua empresa ou marca, bem como alguns exemplos práticos que te vão ajudar a perceber melhor a sua aplicação. Por isso, não fiques por aqui, acompanha-nos até ao fim do artigo!

1 - Uma audiência bem segmentada é meio caminho andado

Ter uma base de dados repleta de contactos é bastante importante, mas podemos afirmar, com precisão, que saber como a segmentar é muito mais relevante. 

Deves segmentar a tua lista de contactos com base em critérios específicos, de forma a conseguires enviar mensagens relevantes e personalizadas ao teu público. Podes fazer essa segmentação por localização, interesses, histórico de compras ou até mesmo comportamentos específicos no website.

Por exemplo, se tens uma loja online de roupas, podes enviar e-mails com promoções exclusivas em vestuário feminino apenas ao público desse género.

2 - No mundo digital, a rapidez é uma vantagem

A automação de e-mails é outra estratégia que pode trazer resultados bastante positivos para a tua empresa. Esta ferramenta permite-te enviar mensagens automaticamente com base em ações específicas que os teus subscritores fazem.

Por exemplo, certamente já te aconteceu colocares alguns artigos que estavas a pensar comprar no carrinho de compras de um site e não concluíres a compra. Passado uns minutos recebes um e-mail “Psssst … acho que te esqueces-te de algo!”, ficas curioso, abres o e-mail e realmente recordas-te que ainda não completaste a compra. Esta estratégia aumenta as possibilidade de o teu potencial cliente voltar ao site e terminar a compra.

3 - Chamar a atenção é essencial para ter sucesso

Diariamente recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails com publicidade e muitos passam-nos completamente ao lado. 

Por isso, é essencial que cries assuntos curtos, relevantes e intrigantes, que despertem a curiosidade do teu subscritor em saber mais. O primeiro nível é sempre o mais difícil de ultrapassar. Uma vez aberto o e-mail, o utilizador está recetivo ao que tens para lhe comunicar.

Por exemplo, precisas de lançar uma campanha de verão sobre os teus protetores solares, que estarão com uma promoção incrível. Em vez de escreveres “Promoção de Verão”, um título pouco chamativo e facilmente ignorado, tenta algo como “Queres ter uma pele radiante? 😎✨”, uma pergunta curta, que vai diretamente às necessidades dos utilizadores e acrescenta um ou dois emojis para chamar a atenção entre dezenas de assuntos apenas em texto.

4 - Todos gostamos de nos sentir importantes

Depois de conseguires o mais difícil, ou seja, que o utilizador abra o teu e-mail, deves garantir que o conteúdo que tens para lhe oferecer é relevante e reflete as suas necessidades e interesses.

Podes e deves personalizar os teus e-mails tendo em conta informações que possuis sobre cada um dos teus subscritores, como, iniciar o e-mail dirigindo-te diretamente ao nome da pessoa, histórico de compras, ofertas especiais de aniversário ou preferências identificadas. Além disso, podes incluir conteúdo exclusivo como tutoriais, dicas e ofertas especiais.

Por exemplo, podes aproveitar a informação sobre o aniversário do teu cliente para lhe enviar um e-mail de parabéns. Nesse mesmo e-mail podes incluir um vale de oferta com um desconto especial para celebrar o dia e ainda comunicar alguma novidade em primeira mão que o faça sentir especial e relevante para a tua marca.

5 - Diz o que queres, de forma clara e direta

Um CTA (call-to-action) claro e direto é essencial para que os teus subscritores façam a ação que desejas. 

Utiliza verbos de ação como “Comprar Agora”, “Explorar mais” ou “Subscrever” e posiciona o CTA num local de destaque, visível tanto em dispositivos móveis como em computadores, para aumentar as taxas de cliques e conversões.

Por exemplo, podes criar uma sensação de urgência nos teus subscritores incentivando uma ação imediata. Para isso, podes adicionar elementos ao teu CTA como: contagem decrescente para uma promoção especial que esteja prestes a expirar ou destacar uma oferta limitada a um determinado período. Estas ações criam uma sensação de urgência no utilizador e motiva-os a agir prontamente.

Agora que exploraste um pouco mais sobre as vantagens da utilização de estratégias de e-mail marketing na comunicação digital, sentes-te pronto para as começares a aplicar na tua marca? 

Estudos comprovam que a maioria dos consumidores prefere receber comunicações de marketing através do e-mail, em comparação com outros canais como as redes sociais ou anúncios online. Por isso, é crucial que utilizes as 5 estratégias que partilhamos para começares a ver resultados positivos na tua comunicação digital.

Não te esqueças de analisar os resultados, realizar testes A/B e ajustar a tua estratégia com base no feedback dos teus subscritores. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas o segredo para o sucesso está em ouvir a tua audiência.

Aproveita todas as oportunidades para criar uma comunicação impactante e relevante através do e-mail marketing. 

Se gostaste deste artigo recomendamos que complementes a tua leitura com 7 Erros comuns de marketing digital a evitar. 🤓

Como é que o marketing digital afeta o comportamento dos consumidores?
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É tudo sobre o consumidor

O marketing digital é uma das formas mais eficientes e eficazes de conectar os consumidores. Graças ao marketing digital, as empresas podem comunicar com os clientes através de uma variedade de canais, incluindo websites, email e plataformas de redes sociais.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que pode ser personalizado de forma a alcançar públicos específicos, tornando-o uma ferramenta poderosa para as empresas. No entanto, como estas dependem cada vez mais do marketing digital para chegar aos consumidores, é importante compreender como este tipo de marketing afeta o seu comportamento.

Neste artigo, iremos explorar alguns aspetos fundamentais que demonstram como o marketing digital influencia o comportamento do consumidor e como as empresas podem capitalizar estes efeitos. Fique atento!

Mas primeiro… O que é o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o estudo de como as pessoas decidem o que comprar, o que consumir e quando se devem desfazer de determinado produto. Tal inclui uma série de ações, desde as transações mais simples, como comprar uma chávena de café, às mais complexas, como escolher um carro novo. Abrange todos os aspetos do processo de decisão do consumidor, desde a consciência inicial até ao comportamento pós-compra.

Se quiser vender mais produtos ou serviços, precisa de compreender o que motiva as pessoas a comprá-los. É, por isso, essencial entender também o papel do marketing digital a este nível.

Estudos sobre o comportamento do consumidor revelam o porquê de indivíduos ou organizações escolherem determinadas marcas em detrimento de outras quando compram produtos:

  • Fatores psicológicos: A forma como um indivíduo reage a uma campanha publicitária depende das suas perceções, atitudes e visão do mundo;
  • Fatores pessoais: A demografia, como a idade, cultura, profissão e antecedentes, define os interesses de um consumidor;
  • Fatores sociais: O grupo social de uma pessoa afeta os seus padrões de compra. Os seus rendimentos, nível de educação e classe social influenciam as suas escolhas.

A importância do marketing digital

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes que as empresas podem utilizar para alcançar novos clientes e para promover os seus produtos ou serviços. Num mundo cada vez mais conectado, as empresas necessitam de uma forte estratégia de marketing digital.

Existem aspetos muito distintos no marketing digital, mas alguns dos mais importantes incluem SEO, redes sociais e marketing de conteúdos. Ao concentrarem-se nestas áreas-chave, as empresas conseguem criar uma estratégia de marketing digital bem fundamentada, que as ajudará a atingir o seu público-alvo.

Tendo isto em mente, é possível destacar seis grandes vantagens do marketing digital que influenciam o comportamento dos consumidores:

  • Mantém os clientes informados das últimas tendências, uma vez que têm acesso imediato aos novos produtos ou serviços lançados;
  • As escolhas dos clientes aumentam, pois podem selecionar qualquer tipo de produto ou serviço e obter o melhor negócio;
  • Os clientes têm mais poder, porque têm a opção de dar feedback sobre os produtos ou serviços e de, consequentemente, tomar uma decisão de compra informada e inteligente;
  • Conveniência e serviço rápido – os clientes podem obter informações sobre o produto desejado com um simples clique e tomar decisões de compra rápidas, sem passar tempo numa loja;
  • As relações são incrementadas, visto que os clientes recebem um serviço de excelência, o que revela o grande impacto do marketing digital no seu comportamento;
  • Os clientes têm acesso constante a informação na Internet.

O impacto do marketing digital no comportamento do consumidor visto por diversos ângulos

Como é possível perceber, o marketing digital afeta, de facto, o comportamento do consumidor. Vejamos agora algumas formas concretas que nos mostram como isto acontece:

A capacidade de investigar e experimentar

Os consumidores já não ignoram os produtos. Eles são investigadores, especialmente quando fazem uma compra. Estão a ganhar mais conhecimentos à medida que a tecnologia lhes fornece toda a informação que necessitam através da Internet.

Além disso, têm agora muitos conteúdos a que podem recorrer para pesquisar e comparar diferentes produtos. Isto torna possível a experimentação de outra marca antes da escolha final. Assim, é possível ver que o marketing digital deu poder tanto às marcas, como aos consumidores.

Boca a Boca

O boca a boca é um dos fatores que mais afeta o comportamento dos consumidores. Estes estão sempre à procura do que as pessoas dizem sobre uma determinada marca. Com as redes sociais, os consumidores podem agora dar a conhecer as suas opiniões a um público mais vasto.

Isto é cada vez mais importante, tendo em conta que as marcas precisam de influencers que falem sobre elas, a fim de alcançarem cada vez mais pessoas.

Fidelidade incoerente do cliente

O marketing digital expõe os consumidores a uma grande variedade de produtos e serviços. Isto leva-os a procurar uma melhor relação custo-eficiência.

Atualmente, os clientes não só valorizam o custo de um produto, mas também fatores como o apoio ao cliente, o valor da marca e os descontos. Consequentemente, as marcas podem desenvolver mais características diferenciadoras e ofertas.

Embora tal possa parecer um fenómeno novo, é um comportamento que está apenas a ser destacado devido ao marketing digital.

Impulso no envolvimento do cliente

Devido à difusão da tecnologia móvel e da Internet, é mais fácil para os consumidores envolverem-se com as marcas.

Estas, por sua vez, percebendo esta tendência, agem em conformidade, fornecendo precisamente o que os clientes desejam.

Agora, o marketing digital serve de “ouvido” às marcas através dos dados que estas recolhem.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tornou o marketing digital para marcas mais eficiente. É também uma forma eficaz de ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas.

As marcas que recorrem à Inteligência Artificial têm uma vantagem significativa sobre as que não o fazem. E, uma vez que os consumidores estão sempre à procura de conveniência, eles irão optar por marcas que utilizam AI.

SEO

Apesar das mudanças que foram ocorrendo no marketing digital, há algo que permanece constante: as pessoas continuam a confiar nos motores de busca para as ajudar a tomar decisões. Portanto, o SEO é uma das melhores práticas para influenciar comportamentos.

A maioria das pessoas usa o Google ou motores de busca semelhantes para procurar informação. E a maioria também nunca passa da primeira página de resultados do Google. Por isso, é importante que mantenha a sua marca visível na primeira página e nos primeiros links da página de resultados.

Desta forma, as empresas criam conteúdos úteis e atraem backlinks para que consigam obter a melhor classificação possível e para se destacarem face à concorrência.

Tire o máximo partido do digital marketing!

Então, o que aprendeu com este artigo? Em primeiro lugar, o marketing digital está em constante evolução e a mudar a forma como os consumidores se comportam.

Em segundo lugar, é importante acompanhar estas mudanças, a fim de se manter à frente da concorrência.

Finalmente, a compreensão de como o marketing digital afeta o comportamento do consumidor pode ajudá-lo a criar campanhas mais eficazes e a melhorar os seus resultados.

Está preparado para testar este conhecimento? Contacte-nos para saber mais.

Threads: a new game-changing opportunity for brands!
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Threads: a new game-changing opportunity for brands!

In 2019, Mark Zuckerberg's company, Meta, which owns the social media platforms Facebook, Messenger, Instagram, and WhatsApp, developed a "beta" version of a new application.

In July 2023, the spotlight is on Threads! This new version shines with new features that will take your communication experience to the next level.

Are you ready for a revolution in how you connect with the digital world? Keep reading our article and explore this new platform that has captured millions of users since its launch.

What is it?

This new digital platform is a direct competitor to Twitter, enabling free text conversations among subscribers and communities to discuss various topics. Essentially, it resembles a text-focused version of Instagram.

The excitement that accompanies the launch of a new platform is already well-known, but in this case, it has exceeded all expectations.

Did you know that within a week, the new application reached the unthinkable number of 100 million subscribers?

This sets the stage for the countless possibilities that this new channel can offer to brands, even though the introduction of advertising is not planned… at least for now!

Unveil the secrets of this new platform

  • You need an Instagram account to access Threads;
  • It makes it easy to share text updates with close friends on Instagram;
  • Posts can be shared with a maximum of 500 characters;
  • It has a conversation section for engaging in public discussions with others;
  • You can share photos with close friends on Instagram, as well as links and videos up to 5 minutes long;
  • You can reply, repost, and quote other users' posts;
  • It doesn't support Stories or Reels;
  • It can be accessed not only through the app but also via the browser;
  • It includes GIF content;
  • It is not yet available in Europe.

Is this a new opportunity for brands?

Major brands we know, with thousands of followers across various social platforms, have already embraced Threads.

The strategy is simple yet effective: encourage users to engage in conversation, share thoughts on a topic, or participate in a poll. A simple question like "Followers, how's your day going?” can generate significant interaction and, consequently, build a community that supports the brand.

But it's not just well-known brands investing their time in Threads. Lesser-known brands also have promising potential on this new social network, where they can promote small challenges to their followers in exchange for vouchers or other types of rewards. The goal is always to create a buzz and presence in the minds of users, who will naturally spread the brand's name, reaching a broader organic audience.

Considering the uncertain future of Twitter, Threads emerges as another alternative for businesses, highlighted by the fact that a large number of influencers have migrated to the new platform. Brands will have another opportunity to generate online buzz and, consequently, in the minds of thousands and thousands of followers.

However, not everything is as straightforward as it seems. Contrary to expectations, Meta's new network will have to increase its advertising presence in the future. Additionally, it will have to deal with the fact that it is not yet, or rather, cannot be available in Europe due to European data protection regulations. Europe is too significant a market to be excluded from this project; however, many users can bypass this limitation and access the platform through VPNs.

Have you ever wondered how brands will strike a balance between being present on the platform and engaging the audience authentically?

There's no doubt that Threads is shaking up the digital world, gaining more prominence by the day. This new challenge presented to brands underscores the importance of staying consistently updated in the digital realm, with the aim of providing the best value proposition to our customers.

And you, are you ready to explore this innovative space?

One thing is certain: being here is a crucial step, and we can assure you of that! 💥

Author: Filipe Simões, Intern in Marketing Technician Training - WTC (Workplace Training in Context)


5 e-mail marketing strategies to win over your audience
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5 e-mail marketing strategies to win over your audience

Email marketing remains one of the most effective and most undervalued strategies in creating long-lasting relationships with consumers. 

Despite several statistics showing that this strategy is responsible for one of the highest ROIs (Return on Investment), many companies still do not give it the value it deserves. Does this profile fit your company? 🤔

With a well-defined strategy, email marketing allows you to achieve very significant results, but also to create a deep connection with your customers. In a world full of competition, that's something your brand should strive for. 

Throughout this article, we will explore 5 email marketing strategies that you should start implementing in your company or brand, as well as some practical examples that will help you better understand their application. So don't stop here, follow us until the end of the article!

1 - A well-segmented audience is half the battle

Having a database full of contacts is very important, but we can accurately say that knowing how to segment it is much more relevant. 

You should segment your contact list based on specific criteria so that you can send relevant and personalized messages to your audience. You can do this segmentation by location, interests, purchase history, or even specific behaviors on the website.

For example, if you have an online clothing store, you can send emails with exclusive promotions on women's clothing only to that gender.

2 - In the digital world, promptness is an advantage

Email automation is another strategy that can bring very positive results for your company. This tool allows you to send messages automatically based on specific actions that your subscribers take.

For example, it has certainly happened to you to place some items you were thinking of buying in the shopping cart of a website and not complete the purchase. After a few minutes you receive an email, "Psssst... I think you forgot something!”, you get curious, open the email, and actually remember that you haven't completed the purchase yet. This strategy increases the chances that your potential customer will come back to the site and finish the purchase.

3 - Grabbing attention is key to success

Every day we receive dozens or even hundreds of emails with advertising, and many pass us by completely. 

Therefore, it is essential that you create short, relevant, and intriguing subjects that arouse your subscriber's curiosity to know more. The first level is always the hardest to overcome. Once the email is opened, the user is receptive to what you have to communicate.

For example, you need to launch a summer campaign about your sunscreens, which will have an incredible promotion. Instead of writing "Summer Sale", a title that is not very catchy and easily ignored, try something like "Do you want to have radiant skin?". 😎✨", a short question that goes straight to the users' needs and adds an emoji or two to catch the eye among dozens of text-only subjects.

4 - We all like to feel important

Once you have achieved the most difficult thing, getting the user to open your email, you must ensure that the content you have to offer is relevant and reflects their needs and interests.

You can and should personalize your emails by taking into account information you have about each of your subscribers, such as starting the email by directly addressing the person's name, purchase history, special birthday offers, or identified preferences. In addition, you can include exclusive content such as tutorials, tips, and special offers.

For example, you can use the information about your customer's birthday to send them a congratulatory email. In that same email, you can include a gift voucher with a special discount to celebrate the day and also communicate some first-hand news that makes him feel special and relevant to your brand.

5 - Say what you want, clearly and directly

A clear and direct CTA (call-to-action) is essential for your subscribers to take the action you want. 

Use action verbs like "Buy Now", "Explore Further" or "Subscribe" and position the CTA in a prominent place, visible on both mobile and desktop devices, to increase click-through rates and conversions.

For example, you can create a sense of urgency in your subscribers by encouraging immediate action. To do this, you can add elements to your CTA such as: countdown to a special promotion that is about to expire or highlight an offer limited to a certain period. These actions create a sense of urgency in the user and motivate them to act promptly.

Now that you've explored a bit more about the benefits of using email marketing strategies in digital communication, do you feel ready to start applying them to your brand? 

Studies show that most consumers prefer to receive marketing communications through email, compared to other channels such as social media or online ads. Therefore, it is crucial that you use the 5 strategies we share to start seeing positive results in your digital communication.

Don't forget to analyze the results, perform A/B tests and adjust your strategy based on your subscribers' feedback. Email marketing is a powerful tool, but the secret to success is listening to your audience.

Take every opportunity to create impactful and relevant communication through email marketing. 

If you liked this article, we recommend that you complement your reading with 7 Common Digital Marketing Mistakes to Avoid. 🤓

How does digital marketing affect consumer behavior?
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It's all about the consumer

Digital marketing is one of the most efficient and effective ways to connect with consumers. Through digital marketing, businesses can communicate with customers through a variety of channels, including websites, email, and social media platforms.

The great thing about digital marketing is that it can be customized to target specific audiences, making it a very powerful tool for businesses. However, as businesses increasingly rely on digital marketing to reach consumers, it's important to understand how this type of marketing affects consumer behavior.

In this blog post, we'll explore some key ways in which digital marketing influences consumer behavior and how businesses can capitalize on these effects. Stay tuned!

But first... What is consumer behavior?

Consumer behavior is the study of how people make decisions about what to buy, what to consume, and when to dispose of it. It includes everything from the simplest transactions, like buying a cup of coffee, to more complex ones like choosing a new car. It covers all aspects of the consumer's decision-making process, from initial awareness to post-purchase behavior.

If you want to sell more products or services, you need to understand what motivates people to buy them. That's why it’s essential to understand the role of digital marketing in this regard.

Research on consumer behavior uncovers why individuals or organizations choose certain brands over others when purchasing products:

  • Psychological factors: How an individual reacts to an advertising campaign depends on his or her perceptions, attitudes, and world-view;
  • Personal factors: Demographics such as age, culture, profession, and background define a consumer's interests;
  • Social factors: A person's social group affects his buying patterns. Their income, level of education, and social class influence their choices.

The importance of Digital Marketing

Digital marketing is one of the most important tools that businesses can use to reach new customers and promote their products or services. In a world where more and more people are online, it's essential for businesses to have a strong digital marketing strategy.

There are many different aspects of digital marketing, but some of the most important include SEO, social media, and content marketing. By focusing on these key areas, businesses can create a well-rounded digital marketing strategy that will help them reach their target customers.

Taking this into consideration, it is possible to highlight six major advantages of digital marketing, which influence consumer behavior:

  • It keeps the customers informed with the latest trends since they have access to brand new products or services that are launched;
  • Customer's choices are increased, as they can choose any kind of product or service and get the best deal;
  • Customers are more empowered because they have the option to provide feedback regarding the products or services offered, which makes it possible for the customer to make an informed and smart buying decision;
  • Convenience and quick service - customers can get information about the desired product with the click of a button and make quick purchasing decisions, without spending time in a store;
  • Relationships are improved since clients receive high-end customer service, which is a significant impact of digital marketing;
  • Customers have constant access to information on the internet.

The impact of digital marketing on consumer behavior seen in different scenarios

As you read, digital marketing has changed consumer behavior. Let's look at a few ways digital marketing affects consumer behavior:

The ability to research and experiment

Consumers are no longer ignorant about products. They are great researchers, especially when making a purchase. They are gaining more insights as technology empowers them with all the information they require through internet.

Furthermore, they now have many contents they can use to research and compare different products. This makes it possible to experiment with another brand before the final choice. So, you can see that digital marketing has empowered both brands and consumers.

Word-of-mouth

Word-of-mouth is one of the most relevant factors affecting consumer behavior. Consumers are always looking for what people are saying about a brand. With social media, consumers can now make their opinions known to a wider audience.

This is increasingly important, since brands need influencers talking about them, in order to get to more people.

Inconsistent customer loyalty

Digital marketing has exposed consumers to a wide variety of products and services. This has led them to search for better cost-efficiency.

Today, customers not only value the cost of a product but also factors such as customer support, brand value and discounts. This causes brands to develop more features and offerings.

While this seems to be a new phenomenon, it is a behavior that is just being highlighted due to digital marketing.

Boost in customer engagement

Due to the spread of mobile technology and the Internet, it’s easier for consumers to engage with brands.

Brands, realizing this trend, act accordingly by providing precisely what customers want.

Now, digital marketing serves as an ear to brands through the data they collect.

Artificial Intelligence

AI has made digital marketing for brands more efficient. It's also a powerful medium that helps consumers make better choices.

Brands that employ AI have a significant advantage over those that do not, and since consumers are always looking for convenience, they will choose brands that operate AI.

SEO

Despite the changes that have taken place in digital marketing, one thing remains constant: people still rely on search engines to help them make decisions. Therefore, SEO is one of the best practices for influencing consumer behavior.

Most people use Google or similar search engines to look up information, and most never make it past the first page of the Google results page. So, it's important that you keep your brand visible on the first page and on the first links of the results page.

This way, businesses create useful content and attract backlinks to get the best possible ranking and beat the competition.

Get the most out of digital marketing!

So, what have we learned? First, digital marketing is constantly evolving and changing the way consumers behave.

Second, it’s important to keep up with these changes in order to stay ahead of the competition.

Finally, that understanding how digital marketing affects consumer behavior can help you create more effective campaigns and improve your bottom line.

Are you ready to put this knowledge into action? Contact us to know more.

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As principais marcas que conhecemos, com milhares de seguidores em diversas plataformas sociais, já aderiram ao Threads. 

A estratégia é simples, mas eficaz: incitar os utilizadores a investirem numa conversa, partilha sobre um tema, ou questionário. Uma pergunta simples como "Seguidores, como estão hoje?” pode gerar uma grande interação e, consequentemente, construir uma comunidade que apoia a marca.

Mas não são só as marcas de renome que estão a investir o seu tempo no Threads. Marcas menos conhecidas também têm um potencial promissor nesta nova rede social, onde podem promover pequenos desafios aos seus seguidores em troca de vouchers ou outros tipos de prémios. O objetivo é sempre criar uma certa agitação e presença na mente dos utilizadores, que naturalmente espalharão o nome da marca, atingindo assim um público orgânico mais vasto.

Tendo em conta o futuro incerto do Twitter, o Threads aparece como sendo mais uma alternativa para as empresas, evidenciado pelo facto de um grande número de influencers terem migrado para a nova plataforma. As marcas terão mais uma oportunidade de criar buzz online e por conseguinte, na mente de milhares e milhares de seguidores.

Mas, nem tudo é tão fácil como parece. Ao contrário do que se esperaria, a nova rede da Meta terá de aumentar a presença de publicidade no futuro. Além disso, terá de lidar com o facto de ainda não estar, ou melhor, não poder estar disponível na Europa devido às regulamentações europeias de proteção de dados. A Europa é um mercado demasiado significativo para ser excluído deste projeto, no entanto, muitos utilizadores conseguem contornar essa limitação e aceder à plataforma através de VPNs.

Já te perguntaste como as marcas vão encontrar o equilíbrio entre estar presente na plataforma e envolver o público de forma autêntica?

Não há dúvida de que o Threads está a sacudir o mundo digital, ganhando cada vez mais destaque. Este novo desafio lançado às marcas sublinha a importância de nos mantermos constantemente atualizados no universo digital, com o objetivo de proporcionar a melhor proposta de valor aos nossos clientes.

E tu, estás pronto para explorar este espaço inovador?  

Uma coisa é certa: estar aqui é um passo crucial, e podemos assegurar-te disso! 💥

Autor: Filipe Simões, Estagiário de Formação de Técnico de Marketing FCT (Formação em Contexto de Trabalho)


5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público
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5 estratégias de e-mail marketing para conquistares o teu público

O e-mail marketing continua a ser uma das estratégias mais eficazes e mais subvalorizadas na criação de relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Apesar de várias estatísticas demonstrarem que esta estratégia é responsável por um dos ROIs (Return on Investment) mais altos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão o valor que merece. A tua encaixa neste perfil? 🤔

Com uma estratégia bem definida, o e-mail marketing permite-te alcançar resultados bastante significativos, mas também criar uma conexão profunda com os teus clientes. Num mundo cheio de concorrência, isso é algo que a tua marca deve lutar por conquistar. 

Ao longo deste artigo vamos explorar 5 estratégias de e-mail marketing que deves começar a implementar na tua empresa ou marca, bem como alguns exemplos práticos que te vão ajudar a perceber melhor a sua aplicação. Por isso, não fiques por aqui, acompanha-nos até ao fim do artigo!

1 - Uma audiência bem segmentada é meio caminho andado

Ter uma base de dados repleta de contactos é bastante importante, mas podemos afirmar, com precisão, que saber como a segmentar é muito mais relevante. 

Deves segmentar a tua lista de contactos com base em critérios específicos, de forma a conseguires enviar mensagens relevantes e personalizadas ao teu público. Podes fazer essa segmentação por localização, interesses, histórico de compras ou até mesmo comportamentos específicos no website.

Por exemplo, se tens uma loja online de roupas, podes enviar e-mails com promoções exclusivas em vestuário feminino apenas ao público desse género.

2 - No mundo digital, a rapidez é uma vantagem

A automação de e-mails é outra estratégia que pode trazer resultados bastante positivos para a tua empresa. Esta ferramenta permite-te enviar mensagens automaticamente com base em ações específicas que os teus subscritores fazem.

Por exemplo, certamente já te aconteceu colocares alguns artigos que estavas a pensar comprar no carrinho de compras de um site e não concluíres a compra. Passado uns minutos recebes um e-mail “Psssst … acho que te esqueces-te de algo!”, ficas curioso, abres o e-mail e realmente recordas-te que ainda não completaste a compra. Esta estratégia aumenta as possibilidade de o teu potencial cliente voltar ao site e terminar a compra.

3 - Chamar a atenção é essencial para ter sucesso

Diariamente recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails com publicidade e muitos passam-nos completamente ao lado. 

Por isso, é essencial que cries assuntos curtos, relevantes e intrigantes, que despertem a curiosidade do teu subscritor em saber mais. O primeiro nível é sempre o mais difícil de ultrapassar. Uma vez aberto o e-mail, o utilizador está recetivo ao que tens para lhe comunicar.

Por exemplo, precisas de lançar uma campanha de verão sobre os teus protetores solares, que estarão com uma promoção incrível. Em vez de escreveres “Promoção de Verão”, um título pouco chamativo e facilmente ignorado, tenta algo como “Queres ter uma pele radiante? 😎✨”, uma pergunta curta, que vai diretamente às necessidades dos utilizadores e acrescenta um ou dois emojis para chamar a atenção entre dezenas de assuntos apenas em texto.

4 - Todos gostamos de nos sentir importantes

Depois de conseguires o mais difícil, ou seja, que o utilizador abra o teu e-mail, deves garantir que o conteúdo que tens para lhe oferecer é relevante e reflete as suas necessidades e interesses.

Podes e deves personalizar os teus e-mails tendo em conta informações que possuis sobre cada um dos teus subscritores, como, iniciar o e-mail dirigindo-te diretamente ao nome da pessoa, histórico de compras, ofertas especiais de aniversário ou preferências identificadas. Além disso, podes incluir conteúdo exclusivo como tutoriais, dicas e ofertas especiais.

Por exemplo, podes aproveitar a informação sobre o aniversário do teu cliente para lhe enviar um e-mail de parabéns. Nesse mesmo e-mail podes incluir um vale de oferta com um desconto especial para celebrar o dia e ainda comunicar alguma novidade em primeira mão que o faça sentir especial e relevante para a tua marca.

5 - Diz o que queres, de forma clara e direta

Um CTA (call-to-action) claro e direto é essencial para que os teus subscritores façam a ação que desejas. 

Utiliza verbos de ação como “Comprar Agora”, “Explorar mais” ou “Subscrever” e posiciona o CTA num local de destaque, visível tanto em dispositivos móveis como em computadores, para aumentar as taxas de cliques e conversões.

Por exemplo, podes criar uma sensação de urgência nos teus subscritores incentivando uma ação imediata. Para isso, podes adicionar elementos ao teu CTA como: contagem decrescente para uma promoção especial que esteja prestes a expirar ou destacar uma oferta limitada a um determinado período. Estas ações criam uma sensação de urgência no utilizador e motiva-os a agir prontamente.

Agora que exploraste um pouco mais sobre as vantagens da utilização de estratégias de e-mail marketing na comunicação digital, sentes-te pronto para as começares a aplicar na tua marca? 

Estudos comprovam que a maioria dos consumidores prefere receber comunicações de marketing através do e-mail, em comparação com outros canais como as redes sociais ou anúncios online. Por isso, é crucial que utilizes as 5 estratégias que partilhamos para começares a ver resultados positivos na tua comunicação digital.

Não te esqueças de analisar os resultados, realizar testes A/B e ajustar a tua estratégia com base no feedback dos teus subscritores. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas o segredo para o sucesso está em ouvir a tua audiência.

Aproveita todas as oportunidades para criar uma comunicação impactante e relevante através do e-mail marketing. 

Se gostaste deste artigo recomendamos que complementes a tua leitura com 7 Erros comuns de marketing digital a evitar. 🤓

Como é que o marketing digital afeta o comportamento dos consumidores?
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É tudo sobre o consumidor

O marketing digital é uma das formas mais eficientes e eficazes de conectar os consumidores. Graças ao marketing digital, as empresas podem comunicar com os clientes através de uma variedade de canais, incluindo websites, email e plataformas de redes sociais.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que pode ser personalizado de forma a alcançar públicos específicos, tornando-o uma ferramenta poderosa para as empresas. No entanto, como estas dependem cada vez mais do marketing digital para chegar aos consumidores, é importante compreender como este tipo de marketing afeta o seu comportamento.

Neste artigo, iremos explorar alguns aspetos fundamentais que demonstram como o marketing digital influencia o comportamento do consumidor e como as empresas podem capitalizar estes efeitos. Fique atento!

Mas primeiro… O que é o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é o estudo de como as pessoas decidem o que comprar, o que consumir e quando se devem desfazer de determinado produto. Tal inclui uma série de ações, desde as transações mais simples, como comprar uma chávena de café, às mais complexas, como escolher um carro novo. Abrange todos os aspetos do processo de decisão do consumidor, desde a consciência inicial até ao comportamento pós-compra.

Se quiser vender mais produtos ou serviços, precisa de compreender o que motiva as pessoas a comprá-los. É, por isso, essencial entender também o papel do marketing digital a este nível.

Estudos sobre o comportamento do consumidor revelam o porquê de indivíduos ou organizações escolherem determinadas marcas em detrimento de outras quando compram produtos:

  • Fatores psicológicos: A forma como um indivíduo reage a uma campanha publicitária depende das suas perceções, atitudes e visão do mundo;
  • Fatores pessoais: A demografia, como a idade, cultura, profissão e antecedentes, define os interesses de um consumidor;
  • Fatores sociais: O grupo social de uma pessoa afeta os seus padrões de compra. Os seus rendimentos, nível de educação e classe social influenciam as suas escolhas.

A importância do marketing digital

O marketing digital é uma das ferramentas mais importantes que as empresas podem utilizar para alcançar novos clientes e para promover os seus produtos ou serviços. Num mundo cada vez mais conectado, as empresas necessitam de uma forte estratégia de marketing digital.

Existem aspetos muito distintos no marketing digital, mas alguns dos mais importantes incluem SEO, redes sociais e marketing de conteúdos. Ao concentrarem-se nestas áreas-chave, as empresas conseguem criar uma estratégia de marketing digital bem fundamentada, que as ajudará a atingir o seu público-alvo.

Tendo isto em mente, é possível destacar seis grandes vantagens do marketing digital que influenciam o comportamento dos consumidores:

  • Mantém os clientes informados das últimas tendências, uma vez que têm acesso imediato aos novos produtos ou serviços lançados;
  • As escolhas dos clientes aumentam, pois podem selecionar qualquer tipo de produto ou serviço e obter o melhor negócio;
  • Os clientes têm mais poder, porque têm a opção de dar feedback sobre os produtos ou serviços e de, consequentemente, tomar uma decisão de compra informada e inteligente;
  • Conveniência e serviço rápido – os clientes podem obter informações sobre o produto desejado com um simples clique e tomar decisões de compra rápidas, sem passar tempo numa loja;
  • As relações são incrementadas, visto que os clientes recebem um serviço de excelência, o que revela o grande impacto do marketing digital no seu comportamento;
  • Os clientes têm acesso constante a informação na Internet.

O impacto do marketing digital no comportamento do consumidor visto por diversos ângulos

Como é possível perceber, o marketing digital afeta, de facto, o comportamento do consumidor. Vejamos agora algumas formas concretas que nos mostram como isto acontece:

A capacidade de investigar e experimentar

Os consumidores já não ignoram os produtos. Eles são investigadores, especialmente quando fazem uma compra. Estão a ganhar mais conhecimentos à medida que a tecnologia lhes fornece toda a informação que necessitam através da Internet.

Além disso, têm agora muitos conteúdos a que podem recorrer para pesquisar e comparar diferentes produtos. Isto torna possível a experimentação de outra marca antes da escolha final. Assim, é possível ver que o marketing digital deu poder tanto às marcas, como aos consumidores.

Boca a Boca

O boca a boca é um dos fatores que mais afeta o comportamento dos consumidores. Estes estão sempre à procura do que as pessoas dizem sobre uma determinada marca. Com as redes sociais, os consumidores podem agora dar a conhecer as suas opiniões a um público mais vasto.

Isto é cada vez mais importante, tendo em conta que as marcas precisam de influencers que falem sobre elas, a fim de alcançarem cada vez mais pessoas.

Fidelidade incoerente do cliente

O marketing digital expõe os consumidores a uma grande variedade de produtos e serviços. Isto leva-os a procurar uma melhor relação custo-eficiência.

Atualmente, os clientes não só valorizam o custo de um produto, mas também fatores como o apoio ao cliente, o valor da marca e os descontos. Consequentemente, as marcas podem desenvolver mais características diferenciadoras e ofertas.

Embora tal possa parecer um fenómeno novo, é um comportamento que está apenas a ser destacado devido ao marketing digital.

Impulso no envolvimento do cliente

Devido à difusão da tecnologia móvel e da Internet, é mais fácil para os consumidores envolverem-se com as marcas.

Estas, por sua vez, percebendo esta tendência, agem em conformidade, fornecendo precisamente o que os clientes desejam.

Agora, o marketing digital serve de “ouvido” às marcas através dos dados que estas recolhem.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tornou o marketing digital para marcas mais eficiente. É também uma forma eficaz de ajudar os consumidores a fazer melhores escolhas.

As marcas que recorrem à Inteligência Artificial têm uma vantagem significativa sobre as que não o fazem. E, uma vez que os consumidores estão sempre à procura de conveniência, eles irão optar por marcas que utilizam AI.

SEO

Apesar das mudanças que foram ocorrendo no marketing digital, há algo que permanece constante: as pessoas continuam a confiar nos motores de busca para as ajudar a tomar decisões. Portanto, o SEO é uma das melhores práticas para influenciar comportamentos.

A maioria das pessoas usa o Google ou motores de busca semelhantes para procurar informação. E a maioria também nunca passa da primeira página de resultados do Google. Por isso, é importante que mantenha a sua marca visível na primeira página e nos primeiros links da página de resultados.

Desta forma, as empresas criam conteúdos úteis e atraem backlinks para que consigam obter a melhor classificação possível e para se destacarem face à concorrência.

Tire o máximo partido do digital marketing!

Então, o que aprendeu com este artigo? Em primeiro lugar, o marketing digital está em constante evolução e a mudar a forma como os consumidores se comportam.

Em segundo lugar, é importante acompanhar estas mudanças, a fim de se manter à frente da concorrência.

Finalmente, a compreensão de como o marketing digital afeta o comportamento do consumidor pode ajudá-lo a criar campanhas mais eficazes e a melhorar os seus resultados.

Está preparado para testar este conhecimento? Contacte-nos para saber mais.

3 hábitos saudáveis de SEO
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Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.

Ahava Leibtag disse num vídeo publicado pela Gather Content que “o conteúdo só é realmente útil ou valioso quando as pessoas o conseguem encontrar”. Desta forma, para esta consultora, a melhor forma de ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo que procuram é promovê-lo. E para que ele seja encontrado é necessário incorporar verdadeiramente boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) em qualquer estratégia de conteúdo.

VER TAMBÉM: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca

Ao envolvermos aquilo que significa SEO na estratégia de conteúdo, estamos a criar um hábito. Algo que irá melhorar substancialmente a forma como os conteúdos são apresentados a quem os procura.

As boas práticas de SEO devem ser integradas numa perspetiva holística, uma vez que desta forma vão ser pensadas para todos os ciclos do funil de vendas e não apenas para um dado momento ou campanha. Tornar conteúdos visíveis com o uso das ferramentas SEO deve estar na génese da criação de todos os conteúdos digitais. Deve fazer parte tanto do processo de escrita como do processo de publicação e divulgação.

Para serem passíveis de serem encontrados pelos algoritmos, no meio do turbilhão diário de informação, devem encher-se de uma boa dose de otimização para os motores de pesquisa.

Eis 3 dos hábitos mais saudáveis e recomendáveis para uma estratégia de conteúdo que tenha desejos de um alcance maior orgânico:

1 - Pesquisar, pesquisar, pesquisar

3 hábitos saudáveis para incorporar SEO

O ato de pesquisa é essencial a quem trabalha conteúdos. Sendo ele também o mesmo tipo de comportamento que o utilizador usa para, muitas das vezes, encontrar conteúdo relevante, nada melhorar que ajudá-lo a encontrar o que procura.

Procurar, sondar, inquirir, apurar e indagar são verbos de uma prática que se quer diária para quem trabalha a estratégia de conteúdos. Desde logo pesquisar pelas palavras-chave certeiras será uma excelente forma de ficar a par das dúvidas, anseios e desejos do seu público-alvo. E há por aí tantas ferramentas que ajudam a encontrar conceitos, perguntas e palavras, que o ato de escrever um artigo será engrandecido e irá de encontro ao que o seu buyer persona precisa.

Depois desta fase, passamos à optimização da lista de palavras-chave. Ir para além daquilo daquilo que encontrou, torna favorável a criar textos assertivos e relevantes. Por isso, use e abuse dos sinónimos dessas palavras-chave. Não repita, varie termos e acrescente significado em forma de frases (Long-tail keywords). Tudo isto, favorece a indexação semântica dos motores de pesquisa ao conteúdo que está a promover.

2 - Escrever para o algoritmo

3 hábitos saudáveis de SEO

O algoritmo adora conteúdos. Não é de ficar espantado que cada vez mais empresas apostam em espaços próprios para conteúdos diversos, como os blogues. No entanto, para que o algoritmo coloque aquele conteúdo acessível aos utilizadores não é difícil.

Antes de tudo, tem de ser [extremamente] útil. E só o será se quem o escrever tiver o primeiro hábito completamente dominado. Pode ser um conteúdo com 500 palavras ou um com mais de 2000. O importante é ser interessante o suficiente para ser lido. E os motores de pesquisa gostam de artigos otimizados e que tenham “tudo no sítio certo”. Isto significa, que preferem artigos com profundidade, dicas e exemplos concretos. Eis algumas das dicas SEO para quando estiver a criar conteúdo escrito, e queira vê-lo ser lido por mais de 10 pessoas:

  • Textos com leitura diagonal: a primeira leitura de um texto é feita da esquerda para a direita e imediatamente na diagonal. Promover pontos de atenção, com título assertivo, divisão de blocos de textos por sub-títulos (de H1,H2 e H3) e palavras-chave nos lugares certos oferece ao utilizador pistas rápidas para perceber se o artigo é interessante e merece ser lido.
  • O uso de imagem: as imagens ajudam ao entendimento daquilo que se está a querer dizer e aliviam os blocos de texto mais longos. Uma das melhores práticas SEO é nunca esquecer que cada imagem deve acrescentar significado e nunca ser um elemento que distraía a leitura. As imagens usadas devem também ter uma pequena descrição ALT sobre do que se trata. Outro ponto essencial - mais técnico e sabido - é a qualidade, proporcionalidade e peso das imagens.

3 - Entender a tecnologia

3 hábitos saudáveis de SEO

Para realmente entender a tecnologia, devemos atualizar aquilo que sabemos de forma continuada. Aliás, é um conselho a promover para ficar a par das novidades em SEO. É oportuno aqui referir que os conceitos H1, Title Tag, ALT, Page Speed, Link juice são termos que fazem parte da inserção de SEO na sua estratégia de conteúdos e devem estar implícitos ao editar e publicar o seu conteúdo online. Assim, globalmente é essencial estabelecer, dentro daquilo que é a experiência do seu utilizador no seu site, o seguinte:

  • Tempo - significa verificar se a velocidade de carregamento do site (que pode ser testado nesta página) é boa;
  • Tempo - o tempo que o utilizador passa numa página de um site versus o índice de rejeição são assuntos aos quais devemos prestar muito atenção;
  • Site Responsivo: a propósito deste assunto, leia o artigo A importância de pensar responsive no marketing digital.

Estes são fatores críticos, que segundo Ahava Leibtag podem “garantir que o seu conteúdo seja viável e bem sucedido”.

No fundo, o que se pretende com estas boas práticas de SEO no conteúdo é poder ajudar o nosso público-alvo naquilo que procuram e, inevitavelmente ajudar na concretização dos objetivos traçados para a estratégia de conteúdos de uma empresa.

Análise das práticas SEO aplicadas a este artigo

Título:

  • Tamanho entre 55 a 67 carateres = 66 carateres, 10 palavras
  • Teste de Skimming: (três primeiras palavras) 3 hábitos saudáveis
  • Tipo de título: Lista
  • Tamanho do texto: 1.151 palavras, não muito longo a seguir a um H1
  • Palavras-chave: ver tags do artigo

Cabeçalhos:

  • Title
  • H1:
  1. Pesquisar, pesquisar, pesquisar
  2. Escrever para o algoritmo
  3. Entender a tecnologia
  • H2
  1. Análise da práticas SEO aplicadas a este artigo
  • Uso de Bullets

Links externos: Gather Content

Links internos: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca

Imagem de Capa: com ALT "3 hábitos saudáveis para incorporar SEO"

Título SEO: 3 hábitos saudáveis de SEO

Slug (URL): 3-habitos-seo-saudaveis

Descrição: Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.

Palavra-chave principal: conteúdos visíveis com SEO

NOTA: A autora deste conteúdo foi Sandra Oliveira e foi a primeira guestblogger a participar no blog da Vitamina. Bem vinda, Sandra!
Agora é fácil descobrir os 100 anos de história da Adega de Borba.
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A Adega de Borba é uma das cooperativas mais antigas de Portugal, sendo por isso uma referência não só no Alentejo como em todo o país. Para o seu sucesso muito contribuiu o empenho de todos os associados, mas também as práticas sustentáveis que foram adotadas para tornar todo o processo produtivo mais ecológico.

O desafio

Debatemo-nos muitas vezes com trabalhos onde a recolha e produção de informação é um desafio. Com a Adega Cooperativa de Borba, o repto foi exatamente o oposto: incorporar quase um século de história dentro do seu novo site institucional.

Como torná-lo visualmente apelativo, legível, leve e, simultaneamente, interessante? O planeamento de conteúdo foi essencial para atingir esta meta, um trabalho realizado pelas nossas equipas de copywriting e de software development.

O processo

Partimos desde a primeira reunião com um objetivo claro: o novo portal digital da Adega Cooperativa de Borba não poderia ser apenas um site institucional, mas sim uma autêntica visita guiada à viticultura, à arte de produzir vinho, à comunidade envolvente e a todo o Alentejo. Isto, sem sair de casa!

O cronograma histórico foi, neste sentido, essencial no processo. Iniciando-se nos últimos acontecimentos que marcaram a Adega, passa em revista momentos que influenciaram a viticultura na região e termina quando tudo começou, isto é, cerca do ano 1000 aC, quando se introduziu a vinha no Alentejo.

Por outro lado, e de modo a tornar as páginas menos densas, focámo-nos na informação mais relevante, incorporando secções com ligação a uma área de conteúdos com uma contextualização mais alargada sobre os temas. Um destes exemplos é o cronograma dos Presidentes da Adega, onde utilizámos uma abordagem mais visual na homepage, passando o texto descritivo para um segundo nível de leitura.

Não esquecer igualmente todos os blocos que fazem uso de iconografia ou factos relevantes, o que ajudou a segmentar e a dividir a informação, destacando números, frases ou conquistas da Adega Cooperativa de Borba.

Por fim, a visita ao novo site institucional da Adega Cooperativa de Borba não faria sentido sem imagens que representassem a sua produção, as planícies alentejanas, as castas e, igualmente, os rostos que marcaram as diferentes presidências.

Neste sentido, analisámos um banco de conteúdos com mais de 500 imagens. Após uma minuciosa seleção, escolhemos as que melhor retratam a Adega.

O resultado

Qualquer visitante consegue agora ter uma noção mais real sobre a dimensão desta cooperativa, as suas práticas sustentáveis, os métodos utilizados na produção, o modo de armazenamento dos vinhos e, não menos importante, as razões pelas quais Borba é uma das sub-regiões em Portugal com maior capacidade de gerar néctares de qualidade.

Aliado a esta experiência imersiva passou a ser possível percorrer todo o extenso portfolio de produtos da Adega de uma forma simples e intuitiva.

Não perca mais tempo, agarre o seu copo, e embarque nesta viagem vitivinícola agora!

Escrito por: Diogo Santos

10 Dicas para escrever anúncios de texto para Google
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Os anúncios do Google são um dos tipos de anúncio que desenvolvemos. Conheça algumas dicas para criar este tipo de conteúdo.

Um dos maiores desafios para um criador de conteúdos digitais é ser capaz de não só adaptar o conteúdo à identidade e objetivos específicos de cada cliente, mas também às características e especificidades de cada plataforma.

Os anúncios de texto do Google Ads são um dos tipos de anúncio que podemos desenvolver. Estes anúncios são exibidos acima e abaixo dos resultados da Pesquisa no Google e são compostos por três partes: texto do título, URL de visualização e texto de descrição.

Para além das exigências obrigatórias, como os limites de caracteres de cada campo, devemos considerar algumas recomendações como fundamentais, se queremos que o nosso anúncio consiga destacar-se dos outros anunciantes e conquistar tráfego qualificado. Partilhamos a seguir as 10 dicas essenciais para criar anúncios que arrasam na conversão:

  1. Incluir as palavras-chave no copy

O Google esforça-se para oferecer aos utilizadores os resultados de pesquisa mais relevantes. Ao julgar a relevância dos vários anúncios que competem num determinado leilão, o Google confia em palavras-chave. Assim, as palavras-chave ajudam o Google a determinar os anúncios que são relevantes para uma consulta específica.

  1. Alinhar a mensagem com a customer journey

Ao escrever um anúncio é fundamental concentrarmo-nos em atender às necessidades exclusivas de quem procura algo relacionado com o nosso negócio, e isso significa alinharmos as nossas mensagens com as várias fases da jornada do cliente.

  1. Dizer às pessoas porque devem clicar no nosso anúncio

Nós não queremos só atrair cliques, queremos atrair cliques qualificados. Apenas queremos que cliquem no nosso anúncio aquelas pessoas que se podem tornar nossas clientes. A maneira mais direta e eficaz de conseguir evitar que o nosso orçamento seja desperdiçado com cliques não qualificados é através do copy. Devemos informar de forma clara qual é o nosso produto ou serviço e a quem é dirigido.

  1. Não gastar espaço com o que a audiência já sabe

Ao escrever um anúncio estamos limitados no número de caracteres que podemos usar e não há margem para desperdício. Deve-se evitar escrever conteúdo que não acrescenta nada sobre o valor que o serviço oferece aos seus clientes.

  1. Otimizar o copy para dispositivos mais pequenos

Há cerca de um ano, o Google aumentou ainda mais os anúncios de texto com um terceiro título de 30 caracteres e uma segunda descrição de 90 caracteres. Mas há um problema: dispositivos mais pequenos, como smartphones, nem sempre podem acomodar três títulos e duas descrições.

Nesses casos, o Google cortará automaticamente parte do copy. Para evitar a perda de partes importantes dos nossos anúncios, devemos incluir essas informações (como a proposta de valor) nos dois primeiros títulos e na primeira descrição.

  1. Escrever 3 anúncios e perceber o que converte melhor

Primeiro, escrevemos um anúncio que responde à pergunta do leitor “o que há para mim” e apresente o valor do produto e o resultado de o usar na perspetiva do leitor. O segundo anúncio deve concentrar-se mais nos serviços que a empresa fornece. Qual é a solução, qual é o problema que estamos a resolver? Para o terceiro anúncio podemos ser mais criativos e fazer algo diferente dos dois primeiros, experimentar um título mais arriscado, por exemplo.

  1. Utilizar linguagem simples e fácil de entender

Não queremos criar entraves à conversão utilizando palavras mais complexas ou frases menos diretas.

  1. Tornar o anúncio o mais informativo possível

O nosso copy deve procurar responder às questões que a nossa audiência possa ter, mediante os dados que conseguimos ter sobre o seu comportamento de pesquisa.

  1. Ser empático

O foco deve estar sempre na audiência e não na nossa marca: “…talk about what THEY (your customers) want and SHOW them how to get it. It’s always about them, never you.” – Dale Carnegie.

  1. Apelar ao sentido de urgência

Colocar no título do anúncio informação que incentive à ação imediata, como ofertas especiais e descontos temporários.

Para além destas recomendações, é fundamental apostar na constante otimização dos anúncios, adaptando o copy, fazendo alterações no setup das campanhas e revendo a estratégia de marketing, sempre com a criatividade como principal aliada.

Threads: a new game-changing opportunity for brands!
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Threads: a new game-changing opportunity for brands!

In 2019, Mark Zuckerberg's company, Meta, which owns the social media platforms Facebook, Messenger, Instagram, and WhatsApp, developed a "beta" version of a new application.

In July 2023, the spotlight is on Threads! This new version shines with new features that will take your communication experience to the next level.

Are you ready for a revolution in how you connect with the digital world? Keep reading our article and explore this new platform that has captured millions of users since its launch.

What is it?

This new digital platform is a direct competitor to Twitter, enabling free text conversations among subscribers and communities to discuss various topics. Essentially, it resembles a text-focused version of Instagram.

The excitement that accompanies the launch of a new platform is already well-known, but in this case, it has exceeded all expectations.

Did you know that within a week, the new application reached the unthinkable number of 100 million subscribers?

This sets the stage for the countless possibilities that this new channel can offer to brands, even though the introduction of advertising is not planned… at least for now!

Unveil the secrets of this new platform

  • You need an Instagram account to access Threads;
  • It makes it easy to share text updates with close friends on Instagram;
  • Posts can be shared with a maximum of 500 characters;
  • It has a conversation section for engaging in public discussions with others;
  • You can share photos with close friends on Instagram, as well as links and videos up to 5 minutes long;
  • You can reply, repost, and quote other users' posts;
  • It doesn't support Stories or Reels;
  • It can be accessed not only through the app but also via the browser;
  • It includes GIF content;
  • It is not yet available in Europe.

Is this a new opportunity for brands?

Major brands we know, with thousands of followers across various social platforms, have already embraced Threads.

The strategy is simple yet effective: encourage users to engage in conversation, share thoughts on a topic, or participate in a poll. A simple question like "Followers, how's your day going?” can generate significant interaction and, consequently, build a community that supports the brand.

But it's not just well-known brands investing their time in Threads. Lesser-known brands also have promising potential on this new social network, where they can promote small challenges to their followers in exchange for vouchers or other types of rewards. The goal is always to create a buzz and presence in the minds of users, who will naturally spread the brand's name, reaching a broader organic audience.

Considering the uncertain future of Twitter, Threads emerges as another alternative for businesses, highlighted by the fact that a large number of influencers have migrated to the new platform. Brands will have another opportunity to generate online buzz and, consequently, in the minds of thousands and thousands of followers.

However, not everything is as straightforward as it seems. Contrary to expectations, Meta's new network will have to increase its advertising presence in the future. Additionally, it will have to deal with the fact that it is not yet, or rather, cannot be available in Europe due to European data protection regulations. Europe is too significant a market to be excluded from this project; however, many users can bypass this limitation and access the platform through VPNs.

Have you ever wondered how brands will strike a balance between being present on the platform and engaging the audience authentically?

There's no doubt that Threads is shaking up the digital world, gaining more prominence by the day. This new challenge presented to brands underscores the importance of staying consistently updated in the digital realm, with the aim of providing the best value proposition to our customers.

And you, are you ready to explore this innovative space?

One thing is certain: being here is a crucial step, and we can assure you of that! 💥

Author: Filipe Simões, Intern in Marketing Technician Training - WTC (Workplace Training in Context)


5 e-mail marketing strategies to win over your audience
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5 e-mail marketing strategies to win over your audience

Email marketing remains one of the most effective and most undervalued strategies in creating long-lasting relationships with consumers. 

Despite several statistics showing that this strategy is responsible for one of the highest ROIs (Return on Investment), many companies still do not give it the value it deserves. Does this profile fit your company? 🤔

With a well-defined strategy, email marketing allows you to achieve very significant results, but also to create a deep connection with your customers. In a world full of competition, that's something your brand should strive for. 

Throughout this article, we will explore 5 email marketing strategies that you should start implementing in your company or brand, as well as some practical examples that will help you better understand their application. So don't stop here, follow us until the end of the article!

1 - A well-segmented audience is half the battle

Having a database full of contacts is very important, but we can accurately say that knowing how to segment it is much more relevant. 

You should segment your contact list based on specific criteria so that you can send relevant and personalized messages to your audience. You can do this segmentation by location, interests, purchase history, or even specific behaviors on the website.

For example, if you have an online clothing store, you can send emails with exclusive promotions on women's clothing only to that gender.

2 - In the digital world, promptness is an advantage

Email automation is another strategy that can bring very positive results for your company. This tool allows you to send messages automatically based on specific actions that your subscribers take.

For example, it has certainly happened to you to place some items you were thinking of buying in the shopping cart of a website and not complete the purchase. After a few minutes you receive an email, "Psssst... I think you forgot something!”, you get curious, open the email, and actually remember that you haven't completed the purchase yet. This strategy increases the chances that your potential customer will come back to the site and finish the purchase.

3 - Grabbing attention is key to success

Every day we receive dozens or even hundreds of emails with advertising, and many pass us by completely. 

Therefore, it is essential that you create short, relevant, and intriguing subjects that arouse your subscriber's curiosity to know more. The first level is always the hardest to overcome. Once the email is opened, the user is receptive to what you have to communicate.

For example, you need to launch a summer campaign about your sunscreens, which will have an incredible promotion. Instead of writing "Summer Sale", a title that is not very catchy and easily ignored, try something like "Do you want to have radiant skin?". 😎✨", a short question that goes straight to the users' needs and adds an emoji or two to catch the eye among dozens of text-only subjects.

4 - We all like to feel important

Once you have achieved the most difficult thing, getting the user to open your email, you must ensure that the content you have to offer is relevant and reflects their needs and interests.

You can and should personalize your emails by taking into account information you have about each of your subscribers, such as starting the email by directly addressing the person's name, purchase history, special birthday offers, or identified preferences. In addition, you can include exclusive content such as tutorials, tips, and special offers.

For example, you can use the information about your customer's birthday to send them a congratulatory email. In that same email, you can include a gift voucher with a special discount to celebrate the day and also communicate some first-hand news that makes him feel special and relevant to your brand.

5 - Say what you want, clearly and directly

A clear and direct CTA (call-to-action) is essential for your subscribers to take the action you want. 

Use action verbs like "Buy Now", "Explore Further" or "Subscribe" and position the CTA in a prominent place, visible on both mobile and desktop devices, to increase click-through rates and conversions.

For example, you can create a sense of urgency in your subscribers by encouraging immediate action. To do this, you can add elements to your CTA such as: countdown to a special promotion that is about to expire or highlight an offer limited to a certain period. These actions create a sense of urgency in the user and motivate them to act promptly.

Now that you've explored a bit more about the benefits of using email marketing strategies in digital communication, do you feel ready to start applying them to your brand? 

Studies show that most consumers prefer to receive marketing communications through email, compared to other channels such as social media or online ads. Therefore, it is crucial that you use the 5 strategies we share to start seeing positive results in your digital communication.

Don't forget to analyze the results, perform A/B tests and adjust your strategy based on your subscribers' feedback. Email marketing is a powerful tool, but the secret to success is listening to your audience.

Take every opportunity to create impactful and relevant communication through email marketing. 

If you liked this article, we recommend that you complement your reading with 7 Common Digital Marketing Mistakes to Avoid. 🤓

How does digital marketing affect consumer behavior?
This is some text inside of a div block.

It's all about the consumer

Digital marketing is one of the most efficient and effective ways to connect with consumers. Through digital marketing, businesses can communicate with customers through a variety of channels, including websites, email, and social media platforms.

The great thing about digital marketing is that it can be customized to target specific audiences, making it a very powerful tool for businesses. However, as businesses increasingly rely on digital marketing to reach consumers, it's important to understand how this type of marketing affects consumer behavior.

In this blog post, we'll explore some key ways in which digital marketing influences consumer behavior and how businesses can capitalize on these effects. Stay tuned!

But first... What is consumer behavior?

Consumer behavior is the study of how people make decisions about what to buy, what to consume, and when to dispose of it. It includes everything from the simplest transactions, like buying a cup of coffee, to more complex ones like choosing a new car. It covers all aspects of the consumer's decision-making process, from initial awareness to post-purchase behavior.

If you want to sell more products or services, you need to understand what motivates people to buy them. That's why it’s essential to understand the role of digital marketing in this regard.

Research on consumer behavior uncovers why individuals or organizations choose certain brands over others when purchasing products:

  • Psychological factors: How an individual reacts to an advertising campaign depends on his or her perceptions, attitudes, and world-view;
  • Personal factors: Demographics such as age, culture, profession, and background define a consumer's interests;
  • Social factors: A person's social group affects his buying patterns. Their income, level of education, and social class influence their choices.

The importance of Digital Marketing

Digital marketing is one of the most important tools that businesses can use to reach new customers and promote their products or services. In a world where more and more people are online, it's essential for businesses to have a strong digital marketing strategy.

There are many different aspects of digital marketing, but some of the most important include SEO, social media, and content marketing. By focusing on these key areas, businesses can create a well-rounded digital marketing strategy that will help them reach their target customers.

Taking this into consideration, it is possible to highlight six major advantages of digital marketing, which influence consumer behavior:

  • It keeps the customers informed with the latest trends since they have access to brand new products or services that are launched;
  • Customer's choices are increased, as they can choose any kind of product or service and get the best deal;
  • Customers are more empowered because they have the option to provide feedback regarding the products or services offered, which makes it possible for the customer to make an informed and smart buying decision;
  • Convenience and quick service - customers can get information about the desired product with the click of a button and make quick purchasing decisions, without spending time in a store;
  • Relationships are improved since clients receive high-end customer service, which is a significant impact of digital marketing;
  • Customers have constant access to information on the internet.

The impact of digital marketing on consumer behavior seen in different scenarios

As you read, digital marketing has changed consumer behavior. Let's look at a few ways digital marketing affects consumer behavior:

The ability to research and experiment

Consumers are no longer ignorant about products. They are great researchers, especially when making a purchase. They are gaining more insights as technology empowers them with all the information they require through internet.

Furthermore, they now have many contents they can use to research and compare different products. This makes it possible to experiment with another brand before the final choice. So, you can see that digital marketing has empowered both brands and consumers.

Word-of-mouth

Word-of-mouth is one of the most relevant factors affecting consumer behavior. Consumers are always looking for what people are saying about a brand. With social media, consumers can now make their opinions known to a wider audience.

This is increasingly important, since brands need influencers talking about them, in order to get to more people.

Inconsistent customer loyalty

Digital marketing has exposed consumers to a wide variety of products and services. This has led them to search for better cost-efficiency.

Today, customers not only value the cost of a product but also factors such as customer support, brand value and discounts. This causes brands to develop more features and offerings.

While this seems to be a new phenomenon, it is a behavior that is just being highlighted due to digital marketing.

Boost in customer engagement

Due to the spread of mobile technology and the Internet, it’s easier for consumers to engage with brands.

Brands, realizing this trend, act accordingly by providing precisely what customers want.

Now, digital marketing serves as an ear to brands through the data they collect.

Artificial Intelligence

AI has made digital marketing for brands more efficient. It's also a powerful medium that helps consumers make better choices.

Brands that employ AI have a significant advantage over those that do not, and since consumers are always looking for convenience, they will choose brands that operate AI.

SEO

Despite the changes that have taken place in digital marketing, one thing remains constant: people still rely on search engines to help them make decisions. Therefore, SEO is one of the best practices for influencing consumer behavior.

Most people use Google or similar search engines to look up information, and most never make it past the first page of the Google results page. So, it's important that you keep your brand visible on the first page and on the first links of the results page.

This way, businesses create useful content and attract backlinks to get the best possible ranking and beat the competition.

Get the most out of digital marketing!

So, what have we learned? First, digital marketing is constantly evolving and changing the way consumers behave.

Second, it’s important to keep up with these changes in order to stay ahead of the competition.

Finally, that understanding how digital marketing affects consumer behavior can help you create more effective campaigns and improve your bottom line.

Are you ready to put this knowledge into action? Contact us to know more.

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