Artigos da categoria

Articles from category

Content Strategy
5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023
This is some text inside of a div block.

5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023

O mundo do design gráfico não é estanque, está em constante mutação, especialmente devido à rápida transformação tecnológica e social que acontece um pouco por todo o mundo. 

Fica atento, porque neste artigo de blog vais descobrir 5 tendências de design gráfico que não podes perder este ano. Continua a ler e mergulha no mundo do design gráfico em 2023!

Se 2022 foi marcado pela criatividade e o pragmatismo, 2023 é, sem dúvida, o ano da expressividade intencional no design. 

Podemos esperar mais ousadia, cores extravagantes e tecnologias mais avançadas em diversos estilos e personalidades de design. Estas novas tendências de design digital trarão uma nova vida e uma personalidade mais marcante às tuas marcas favoritas, dando impulso tanto aos estilos de arte visual na web quanto na impressão. 

Tendência 1: O futuro do design gráfico passa pela IA

A Inteligência Artificial (IA) já não é uma novidade nas nossas vidas, mas o ano de 2023 deixou reservado aos designers uma nova forma de trabalho. A maior mudança no mundo do design gráfico é, sem dúvida, a forma como os designs vão passar a ser feitos.

Os plugins e outras ferramentas sempre fizeram parte do quotidiano dos designers gráficos, mas com muitas reservas relativamente ao seu potencial máximo. Ferramentas como Figma ajudaram a democratizar a utilização de plugin’s e agora a utilização do software serve para muito mais do que aquilo para o qual foi pré-concebido. Aplicações como Runway, tornaram conteúdos que antes poderiam demorar horas de trabalho especializado a ser concebidos, disponíveis em minutos. Ferramentas como o Cavalry já permitem criar design processual e nodebased sem a necessidade de recorrer a softwares 3D muito dispendiosos. Para além destas ferramentas, não poderíamos deixar de referir o Midjourney. Esta ferramenta que tem por base a utilização de IA permite a qualquer utilizador, com ou sem conhecimentos de design, criar imagens digitais incríveis e realistas numa questão de minutos.

A IA será sem dúvida um apoio incrível para elevar o trabalho dos designers gráficos, mas também irá impor-lhes novos desafios para os quais estes têm de estar preparados para enfrentar!

Tendência 2: Em 2023, seguimos um novo paradigma - Mais é Mais

A mudança da Gen Y (Millennials) para a Gen Z teve um impacto profundo no mundo do design. O minimalismo que marcou a comunicação visual das nossas marcas preferidas nos últimos anos dá agora lugar ao “maximalismo”. Cada vez mais designers optam por abordagens mais caóticas de expressão visual.

Este novo conceito mistura técnicas analógicas e digitais, confrontando cores e sobreposição de fotografias com tipos expressivos e ilustrações, integrando múltiplos estilos de designs de uma forma futurista.

Tendência 3: Os consumidores querem designs e marcas MAIS autênticas

Nos dias de hoje, com a facilidade de acesso a todo o tipo de informação online, as marcas já não podem olhar para os seus públicos como pessoas desinformadas. Os consumidores exigem mais das marcas, procuram aspetos que transmitam credibilidade e confiança nos seus produtos e serviços e na forma como os fazem.

Uma maneira das marcas ganharem a confiança dos seus públicos é através da criação de imagens e vídeos autênticos e de alta qualidade. Em vez de utilizarem imagens encenadas e conteúdos artificiais, os designers devem optar pela criação de imagens visuais autênticas e convincentes que transmitam mais sensações do que apenas a necessidade de comprar. Os consumidores querem criar ligações pessoais e sentir emoções. Só despertando estes sentimentos é que as marcas conquistarão mais e mais seguidores.

Além da sua imagem visual, as marcas que priorizam a transmissão de uma mensagem transparente e honesta estão a ganhar o coração e a escolha dos consumidores. Um exemplo em que te deves inspirar é o da Patagonia. Esta marca é conhecida pelo seu compromisso com a transparência e sustentabilidade e em todos os seus conteúdos visuais procura mostrar o processo de fabrico dos seus produtos e promover a partilha do feedback dos seus clientes para melhorar as suas operações.

Tendência 4: Design eco-consciente

A preocupação das novas gerações pela sustentabilidade e proteção do nosso planeta promoveu um impacto positivo e um alerta na forma como as marcas comunicam e desenvolvem os seus produtos. O mundo despertou para a enorme contribuição que a indústria digital tem na nossa pegada ecológica. 

Em 2023, a sustentabilidade marcará, sem dúvida, o mundo do design gráfico com a crescente consciencialização do impacto ambiental dos bens de consumo e das embalagens. Muitos designers recorrem já a formas de reduzir a sua pegada de carbono utilizando materiais mais sustentáveis no seu trabalho, cores menos intensas no desenvolvimento das embalagens e ao optarem por designs mais minimalistas.

Esta tendência continuará a crescer à medida que mais e mais marcas e designers reconhecerem a importância de criar produtos e embalagens amigos do ambiente.

Tendência 5: Metaverso

Desde que Mark Zuckerberg lançou o Metaverso, que este tem sido central nas discussões sobre tecnologia e design digital, e esta é já vista como uma das maiores tendências tecnológicas para este ano.

Para criar experiências imersivas com as marcas, os designers devem ser capazes de combinar ambientes físicos e digitais, através da IA, AR, VR e IRL. Estas áreas estão a evoluir de forma incrivelmente rápida e para estares um passo à frente da concorrência deves explorar mais sobre este novo universo.

O Metaverso também oferece grandes oportunidades às marcas, que podem usar esta tecnologia para acrescentar valor à sua oferta e consistência à sua identidade. Em 2023, prevê-se que haverão mais referências à cultura do metaverso em projetos como ilustrações 3D inspiradas no jogo ou nos avatares da IA. 

Se ainda não mergulhaste neste novo mundo digital, aconselhamos-te seriamente a descobrires um pouco mais sobre o que este jogo desenvolvido pelo fundador do Facebook tem para te oferecer.

As previsões para 2023 não poderiam ser mais animadoras, pelo menos no que diz respeito ao design gráfico.

As novas tendências que vão marcar a indústria prometem trazer designs incrivelmente criativos e cheios de cor, ousadia e realidade. Se trabalhas como designer gráfico, mantém-te a par destes novos conceitos para criares projetos frescos, modernos e visualmente marcantes. 

Estamos ansiosos pela palete de cores que 2023 trará para animar a nossa comunicação online!

Use o Marketing Automation para gerar mais vendas
This is some text inside of a div block.

Por vezes, sente dificuldade em manter-se a par das últimas tendências e mudanças no marketing? É preciso estar onde os seus clientes estão, mas não há tempo suficiente durante o dia.

A automatização do marketing (Marketing Automation) é uma óptima forma de colmatar essa lacuna. Permite-lhe, entre muitas coisas, acompanhar o comportamento e preferências dos clientes de modo a criar experiências mais personalizadas. Com isto, ajuda a aumentar o envolvimento e as conversões!

Basicamente, qualquer coisa realizada manualmente pode ser automatizada com um software! Continue a ler para descobrir como.

Automatize as suas tarefas de marketing e poupe tempo

Se não tem a certeza de como o Marketing Automation pode ajudar o seu negócio ou se ainda tem de explorar se é uma boa abordagem de marketing, considere as seguintes formas nas quais pode beneficiar o seu negócio:

  • Melhora os resultados de marketing através da identificação de táticas de marketing específicas que foram bem sucedidas no passado.
  • Poupa tempo em tarefas de marketing automatizadas 24/7 de uma forma altamente personalizável, tais como a criação de campanhas de e-mail, análise de websites, gestão de dados, criação de regras, e calendarização de mensagens.
  • Alinha os esforços de marketing com os objetivos empresariais e ajuda-o a criar uma estratégia de marketing que possa ser facilmente compreendida pelas equipas de marketing.
  • Organiza a introdução de novos dados (em etiquetas, listas, automatização) e reduz o tempo gasto na introdução de dados e processos manuais.
  • Aumenta as receitas e o envolvimento com o marketing automatizado através do envio de mensagens atempadas e relevantes porque fornece conteúdo específico para o nível de interesse/conhecimento da lead em relação ao produto.
  • Entrega conteúdos mais pessoais, oportunos e relevantes para as leads e clientes.
  • Capta informações sobre o comportamento dos subscritores, de modo a poder enviar-lhes mensagens ainda mais direcionadas.

Como é que funciona?

Existem inúmeros tipos de software de automação de marketing no mercado, contudo a automação de marketing é mais do que apenas um software.As plataformas de software de automatização de marketing permitem às equipas:

  • Criar campanhas orientadas e medir o ROI através do rastreio de ações tomadas após uma campanha de marketing ter sido enviada. Isto inclui táticas tradicionais de marketing, tais como correio direto, e-mail marketing ou mensagens nos meios de comunicação social, bem como táticas de marketing como vídeos de marketing e campanhas de automação.
  • Construir listas de marketing e ganhar conhecimentos valiosos através da inteligência do software ou da análise de marketing.
  • Gerir potenciais clientes e leads com uma ferramenta de gestão fácil de usar que permite aos marketeers filtrar leads por preferência de marketing, tamanho da empresa, localização e muito mais; permitindo uma melhor formação de leads.
  • Identificar tendências de marketing, acompanhar o desempenho das campanhas, e comparar actividades de marketing com o software de automatização que fornece insights.
  • Recolher, gerir e analisar muitos dados utilizando software de automatização de marketing que se integra com o Google Analytics e outras ferramentas populares de business intelligence.
  • Otimizar as atividades de marketing com sugestões automáticas para novos emails, posts nos meios de comunicação social, landing pages e muito mais com base na análise de dados de conteúdo de alto desempenho com o mais recente software de marketing.
  • Personalizar mensagens de marketing por e-mail com conteúdo dinâmico que inclui dados de clientes de CRMs, histórico de compras detalhado e muito mais.
  • Otimizar a gestão de redes sociais com ferramentas designadas para identificar os principais influenciadores, agendar mensagens para horários específicos do dia, monitorizar palavras-chave e hashtags, partilhar fotos diretamente e monitorizar a comunidade da marca.
  • Centralizar dados de clientes de múltiplos sistemas num só local utilizando software de integração CRM que permite aos marketeers consolidar todos os seus contactos, chamadas, emails e posts sociais num só local sem ter de reintroduzir informação.

Então, porque é que o marketing automation é mais do que apenas software de marketing?

Atualmente, existem muitos tipos de ferramentas de automatização de marketing no mercado, cada uma designada para cumprir metas e objetivos comerciais específicos. Visto que não existe uma solução única, as empresas devem rever cuidadosamente as suas necessidades antes de escolherem uma ferramenta que se adapte à sua cultura, processos e recursos.

As ferramentas de automatização do marketing dividem-se em três categorias: ferramentas de gestão de leads, ferramentas de gestão de campanhas, e ferramentas de gestão de relações com clientes (CRM).

A tecnologia por detrás da automatização do marketing pode ser muito complexa, mas quando repartida nos seus componentes mais simples, podemos ver como se torna mais do que um simples software de marketing.

Segmente para o sucesso

Existem alguns componentes chave para uma campanha de marketing ser bem sucedida: um excelente produto, tráfego direcionado, e automatização de marketing eficaz.

Um grande produto é essencial para qualquer negócio. Sem um produto de alta qualidade, não conseguirá manter a atenção dos seus clientes ou gerar negócios repetidos. Contudo, ter um ótimo produto não é suficiente por si só. Também precisa de gerar tráfego para o seu site, de modo a converter esses visitantes em compradores. E finalmente, precisa de utilizar ferramentas eficazes de automatização de marketing para acompanhar os seus clientes e mantê-los envolvidos em todas as fases.

Mas um bom ponto de partida para descobrir o funil de vendas e uma fórmula de mercado maior é analisar em que fase do processo de compra o seu produto ou serviço se insere.

Por exemplo, se o seu produto é algo que as pessoas precisam de comprar imediatamente, tal como um artigo alimentar ou um medicamento, então o seu funil de venda será provavelmente mais curto com um tamanho global de mercado menor. Contudo, se o seu produto for algo que as pessoas possam levar o seu tempo a decidir - tal como um carro ou uma casa - então o seu funil de vendas será mais comprido com um tamanho global de mercado muito maior.

Primeiro, precisa de compreender o seu mercado. Quem são os seus clientes ideais? Que necessidades é que eles têm que não são atualmente satisfeitas?

Quando souber isso, pode começar a criar um funil de vendas que os atrairá e os converterá em clientes.

As etapas básicas de um funil de venda são:
  • Sem noção do problema (60%)Neste momento, é necessário atrair potenciais clientes com conteúdos ou ofertas que os atraiam.
  • Consciente do problema (20%)Sim! Está a levá-los ao ponto em que estão prontos para comprar.
  • A recolher informação (17%)Mesmo assim... A sua decisão final será tomada após terem recolhido mais informações.
  • Pronto para comprar (3%)E finalmente... Eles estão mais do que prontos para fechar a venda!

Com as ferramentas certas, pode automatizar as suas tarefas de marketing e conduzir mais leads e vendas através do seu website.

O Marketing Automation facilita a criação de campanhas de correio eletrónico direcionadas, o envio automático de posts nos meios de comunicação social, e a publicação de conteúdos valiosos que atraem clientes!

Ajuda-o a fechar mais vendas durante todo o ciclo até à compra, independentemente do dispositivo ou do canal.

E se combinar isto com marketing baseado em valor, uma estratégia que se foca na criação de valor para os clientes em vez de competir no preço, criará uma ligação com os seus clientes e estabelecerá confiança. Desta forma, torna-se mais fácil construir relações com os seus clientes e convencê-los a comprar.

E quando os clientes confiam em si, é mais provável que voltem e o recomendem a outros!

Se não está a automatizar, está a ficar para trás

Se ainda não está a utilizar o Marketing Automation, está na hora de começar!

As grandes empresas do mundo estão a fazê-lo, e não há razão para que não possa ser uma delas. Na sua essência, a automatização do marketing consiste em criar lealdade e impulsionar receitas através de mensagens relevantes. E isso é algo do qual o seu negócio pode definitivamente beneficiar.

Pronto para começar? Diga-nos como podemos ajudar.

5 Graphic Design Trends to watch out for in 2023
This is some text inside of a div block.

5 Graphic Design Trends to watch out for in 2023

The world of graphic design is not watertight, it is constantly changing, especially due to the rapid technological and social transformation happening a bit all over the world. 

Stay tuned, because in this blog post, you'll discover 5 graphic design trends you can't miss this year. Read on and dive into the world of graphic design in 2023!

If 2022 was marked by creativity and pragmatism, 2023 is undoubtedly the year of intentional expressiveness in design

We can expect more boldness, extravagant colors, and more advanced technologies in various design styles and personalities. These new digital design trends will bring new life and a more striking personality to your favorite brands, giving a boost to both web and print visual art styles.

Trend 1: The future of graphic design goes through AI

Artificial Intelligence (AI) is no longer a novelty in our lives, but the year 2023 has left in store for designers a new way of working. The biggest change in the world of graphic design is, without a doubt, the way designs will be made.

Plugins and other tools have always been part of the everyday life of graphic designers, but with many reservations regarding their full potential. Tools like Figma have helped democratize the use of plugins, and now the software is used for much more than what it was pre-designed for. Applications such as Runway, have made content that could previously take hours of expert work to design, available in minutes. Tools like Cavalry already allow the procedural and node-based design to be created without the need for expensive 3D software. In addition to these tools, we could not fail to mention Midjourney. This AI-based tool allows any user, with or without design knowledge, to create incredible and realistic digital images in a matter of minutes.

AI will undoubtedly be an impressive support to elevate the work of graphic designers, but it will also impose new challenges on them that they must be prepared to face!

Trend 2: In 2023, we follow a new paradigm – More is More

The shift from Gen Y (Millennials) to Gen Z has had a profound impact on the design world. The minimalism that marked the visual communication of our favorite brands in recent years is now giving way to "maximalism". More and more designers are opting for more chaotic approaches to visual expression.

This new concept mixes analogue and digital techniques, confronting color and photo overlays with expressive type and illustrations, integrating multiple design styles, in a futuristic way.

Trend 3: Consumers want MORE authentic designs and brands

Nowadays, with easy access to all kinds of information online, brands can no longer look at their audiences as uninformed people. Consumers demand more from brands, they look for aspects that convey credibility and trust in their products and services and the way they make them.

One way for brands to gain the trust of their audiences is through the creation of authentic, high-quality images and videos. Instead of using staged images and artificial content, designers should opt for creating authentic and compelling visual images that convey more sensations than just the need to buy. Consumers want to create personal connections and feel emotions. Only by arousing these feelings will brands gain more and more followers.

Beyond their visual image, brands that prioritize conveying a transparent and honest message are winning the hearts and choices of consumers. One example to be inspired by is Patagonia. This brand is known for its commitment to transparency and sustainability, and in all its visual content it seeks to show the manufacturing process of its products and promote the sharing of feedback from its customers to improve its operations.

Trend 4: Eco-conscious design

The new generations' concern for sustainability and protecting our planet has promoted a positive impact and wake-up call in the way brands communicate and develop their products. The world has woken up to the huge contribution that the digital industry has on our ecological footprint. 

By 2023, sustainability will undoubtedly mark the world of graphic design with the growing awareness of the environmental impact of consumer goods and packaging. Many designers are already looking at ways to reduce their carbon footprint by using more sustainable materials in their work, less intense colors in packaging development, and opting for more minimalist designs.

This trend will continue to grow as more and more brands and designers recognize the importance of creating eco-friendly products and packaging.

Trend 5: Metaverse

Ever since Mark Zuckerberg launched the Metaverse, it has been central to discussions about technology and digital design, and this is already seen as one of the biggest tech trends for this year.

To create immersive experiences with brands, designers must be able to combine physical and digital environments, through AI, AR, VR, and IRL. These areas are evolving incredibly fast and to stay one step ahead of the competition you should explore more about this new universe.

The Metaverse also offers great opportunities for brands, who can use this technology to add value to their offering and consistency to their identity. By 2023, it is predicted that there will be more references to metaverse culture in projects such as game-inspired 3D illustrations or AI avatars. 

If you haven't dived into this new digital world yet, we seriously advise you to find out a little more about what this game developed by the founder of Facebook has to offer.

The forecasts for 2023 couldn't be more encouraging, at least when it comes to graphic design.

The new trends that will mark the industry promise to bring incredibly creative designs full of color, boldness, and reality. If you work as a graphic designer, keep abreast of these new concepts to create fresh, modern and visually striking designs. 

We're looking forward to the color palette that 2023 will bring to liven up our online communication!

No items found.
ÚLTIMOS ARTIGOS
LATEST ARTICLES
NEUESTE ARTIKEL
5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023
This is some text inside of a div block.

5 Tendências de Design Gráfico para estar atento em 2023

O mundo do design gráfico não é estanque, está em constante mutação, especialmente devido à rápida transformação tecnológica e social que acontece um pouco por todo o mundo. 

Fica atento, porque neste artigo de blog vais descobrir 5 tendências de design gráfico que não podes perder este ano. Continua a ler e mergulha no mundo do design gráfico em 2023!

Se 2022 foi marcado pela criatividade e o pragmatismo, 2023 é, sem dúvida, o ano da expressividade intencional no design. 

Podemos esperar mais ousadia, cores extravagantes e tecnologias mais avançadas em diversos estilos e personalidades de design. Estas novas tendências de design digital trarão uma nova vida e uma personalidade mais marcante às tuas marcas favoritas, dando impulso tanto aos estilos de arte visual na web quanto na impressão. 

Tendência 1: O futuro do design gráfico passa pela IA

A Inteligência Artificial (IA) já não é uma novidade nas nossas vidas, mas o ano de 2023 deixou reservado aos designers uma nova forma de trabalho. A maior mudança no mundo do design gráfico é, sem dúvida, a forma como os designs vão passar a ser feitos.

Os plugins e outras ferramentas sempre fizeram parte do quotidiano dos designers gráficos, mas com muitas reservas relativamente ao seu potencial máximo. Ferramentas como Figma ajudaram a democratizar a utilização de plugin’s e agora a utilização do software serve para muito mais do que aquilo para o qual foi pré-concebido. Aplicações como Runway, tornaram conteúdos que antes poderiam demorar horas de trabalho especializado a ser concebidos, disponíveis em minutos. Ferramentas como o Cavalry já permitem criar design processual e nodebased sem a necessidade de recorrer a softwares 3D muito dispendiosos. Para além destas ferramentas, não poderíamos deixar de referir o Midjourney. Esta ferramenta que tem por base a utilização de IA permite a qualquer utilizador, com ou sem conhecimentos de design, criar imagens digitais incríveis e realistas numa questão de minutos.

A IA será sem dúvida um apoio incrível para elevar o trabalho dos designers gráficos, mas também irá impor-lhes novos desafios para os quais estes têm de estar preparados para enfrentar!

Tendência 2: Em 2023, seguimos um novo paradigma - Mais é Mais

A mudança da Gen Y (Millennials) para a Gen Z teve um impacto profundo no mundo do design. O minimalismo que marcou a comunicação visual das nossas marcas preferidas nos últimos anos dá agora lugar ao “maximalismo”. Cada vez mais designers optam por abordagens mais caóticas de expressão visual.

Este novo conceito mistura técnicas analógicas e digitais, confrontando cores e sobreposição de fotografias com tipos expressivos e ilustrações, integrando múltiplos estilos de designs de uma forma futurista.

Tendência 3: Os consumidores querem designs e marcas MAIS autênticas

Nos dias de hoje, com a facilidade de acesso a todo o tipo de informação online, as marcas já não podem olhar para os seus públicos como pessoas desinformadas. Os consumidores exigem mais das marcas, procuram aspetos que transmitam credibilidade e confiança nos seus produtos e serviços e na forma como os fazem.

Uma maneira das marcas ganharem a confiança dos seus públicos é através da criação de imagens e vídeos autênticos e de alta qualidade. Em vez de utilizarem imagens encenadas e conteúdos artificiais, os designers devem optar pela criação de imagens visuais autênticas e convincentes que transmitam mais sensações do que apenas a necessidade de comprar. Os consumidores querem criar ligações pessoais e sentir emoções. Só despertando estes sentimentos é que as marcas conquistarão mais e mais seguidores.

Além da sua imagem visual, as marcas que priorizam a transmissão de uma mensagem transparente e honesta estão a ganhar o coração e a escolha dos consumidores. Um exemplo em que te deves inspirar é o da Patagonia. Esta marca é conhecida pelo seu compromisso com a transparência e sustentabilidade e em todos os seus conteúdos visuais procura mostrar o processo de fabrico dos seus produtos e promover a partilha do feedback dos seus clientes para melhorar as suas operações.

Tendência 4: Design eco-consciente

A preocupação das novas gerações pela sustentabilidade e proteção do nosso planeta promoveu um impacto positivo e um alerta na forma como as marcas comunicam e desenvolvem os seus produtos. O mundo despertou para a enorme contribuição que a indústria digital tem na nossa pegada ecológica. 

Em 2023, a sustentabilidade marcará, sem dúvida, o mundo do design gráfico com a crescente consciencialização do impacto ambiental dos bens de consumo e das embalagens. Muitos designers recorrem já a formas de reduzir a sua pegada de carbono utilizando materiais mais sustentáveis no seu trabalho, cores menos intensas no desenvolvimento das embalagens e ao optarem por designs mais minimalistas.

Esta tendência continuará a crescer à medida que mais e mais marcas e designers reconhecerem a importância de criar produtos e embalagens amigos do ambiente.

Tendência 5: Metaverso

Desde que Mark Zuckerberg lançou o Metaverso, que este tem sido central nas discussões sobre tecnologia e design digital, e esta é já vista como uma das maiores tendências tecnológicas para este ano.

Para criar experiências imersivas com as marcas, os designers devem ser capazes de combinar ambientes físicos e digitais, através da IA, AR, VR e IRL. Estas áreas estão a evoluir de forma incrivelmente rápida e para estares um passo à frente da concorrência deves explorar mais sobre este novo universo.

O Metaverso também oferece grandes oportunidades às marcas, que podem usar esta tecnologia para acrescentar valor à sua oferta e consistência à sua identidade. Em 2023, prevê-se que haverão mais referências à cultura do metaverso em projetos como ilustrações 3D inspiradas no jogo ou nos avatares da IA. 

Se ainda não mergulhaste neste novo mundo digital, aconselhamos-te seriamente a descobrires um pouco mais sobre o que este jogo desenvolvido pelo fundador do Facebook tem para te oferecer.

As previsões para 2023 não poderiam ser mais animadoras, pelo menos no que diz respeito ao design gráfico.

As novas tendências que vão marcar a indústria prometem trazer designs incrivelmente criativos e cheios de cor, ousadia e realidade. Se trabalhas como designer gráfico, mantém-te a par destes novos conceitos para criares projetos frescos, modernos e visualmente marcantes. 

Estamos ansiosos pela palete de cores que 2023 trará para animar a nossa comunicação online!

Use o Marketing Automation para gerar mais vendas
This is some text inside of a div block.

Por vezes, sente dificuldade em manter-se a par das últimas tendências e mudanças no marketing? É preciso estar onde os seus clientes estão, mas não há tempo suficiente durante o dia.

A automatização do marketing (Marketing Automation) é uma óptima forma de colmatar essa lacuna. Permite-lhe, entre muitas coisas, acompanhar o comportamento e preferências dos clientes de modo a criar experiências mais personalizadas. Com isto, ajuda a aumentar o envolvimento e as conversões!

Basicamente, qualquer coisa realizada manualmente pode ser automatizada com um software! Continue a ler para descobrir como.

Automatize as suas tarefas de marketing e poupe tempo

Se não tem a certeza de como o Marketing Automation pode ajudar o seu negócio ou se ainda tem de explorar se é uma boa abordagem de marketing, considere as seguintes formas nas quais pode beneficiar o seu negócio:

  • Melhora os resultados de marketing através da identificação de táticas de marketing específicas que foram bem sucedidas no passado.
  • Poupa tempo em tarefas de marketing automatizadas 24/7 de uma forma altamente personalizável, tais como a criação de campanhas de e-mail, análise de websites, gestão de dados, criação de regras, e calendarização de mensagens.
  • Alinha os esforços de marketing com os objetivos empresariais e ajuda-o a criar uma estratégia de marketing que possa ser facilmente compreendida pelas equipas de marketing.
  • Organiza a introdução de novos dados (em etiquetas, listas, automatização) e reduz o tempo gasto na introdução de dados e processos manuais.
  • Aumenta as receitas e o envolvimento com o marketing automatizado através do envio de mensagens atempadas e relevantes porque fornece conteúdo específico para o nível de interesse/conhecimento da lead em relação ao produto.
  • Entrega conteúdos mais pessoais, oportunos e relevantes para as leads e clientes.
  • Capta informações sobre o comportamento dos subscritores, de modo a poder enviar-lhes mensagens ainda mais direcionadas.

Como é que funciona?

Existem inúmeros tipos de software de automação de marketing no mercado, contudo a automação de marketing é mais do que apenas um software.As plataformas de software de automatização de marketing permitem às equipas:

  • Criar campanhas orientadas e medir o ROI através do rastreio de ações tomadas após uma campanha de marketing ter sido enviada. Isto inclui táticas tradicionais de marketing, tais como correio direto, e-mail marketing ou mensagens nos meios de comunicação social, bem como táticas de marketing como vídeos de marketing e campanhas de automação.
  • Construir listas de marketing e ganhar conhecimentos valiosos através da inteligência do software ou da análise de marketing.
  • Gerir potenciais clientes e leads com uma ferramenta de gestão fácil de usar que permite aos marketeers filtrar leads por preferência de marketing, tamanho da empresa, localização e muito mais; permitindo uma melhor formação de leads.
  • Identificar tendências de marketing, acompanhar o desempenho das campanhas, e comparar actividades de marketing com o software de automatização que fornece insights.
  • Recolher, gerir e analisar muitos dados utilizando software de automatização de marketing que se integra com o Google Analytics e outras ferramentas populares de business intelligence.
  • Otimizar as atividades de marketing com sugestões automáticas para novos emails, posts nos meios de comunicação social, landing pages e muito mais com base na análise de dados de conteúdo de alto desempenho com o mais recente software de marketing.
  • Personalizar mensagens de marketing por e-mail com conteúdo dinâmico que inclui dados de clientes de CRMs, histórico de compras detalhado e muito mais.
  • Otimizar a gestão de redes sociais com ferramentas designadas para identificar os principais influenciadores, agendar mensagens para horários específicos do dia, monitorizar palavras-chave e hashtags, partilhar fotos diretamente e monitorizar a comunidade da marca.
  • Centralizar dados de clientes de múltiplos sistemas num só local utilizando software de integração CRM que permite aos marketeers consolidar todos os seus contactos, chamadas, emails e posts sociais num só local sem ter de reintroduzir informação.

Então, porque é que o marketing automation é mais do que apenas software de marketing?

Atualmente, existem muitos tipos de ferramentas de automatização de marketing no mercado, cada uma designada para cumprir metas e objetivos comerciais específicos. Visto que não existe uma solução única, as empresas devem rever cuidadosamente as suas necessidades antes de escolherem uma ferramenta que se adapte à sua cultura, processos e recursos.

As ferramentas de automatização do marketing dividem-se em três categorias: ferramentas de gestão de leads, ferramentas de gestão de campanhas, e ferramentas de gestão de relações com clientes (CRM).

A tecnologia por detrás da automatização do marketing pode ser muito complexa, mas quando repartida nos seus componentes mais simples, podemos ver como se torna mais do que um simples software de marketing.

Segmente para o sucesso

Existem alguns componentes chave para uma campanha de marketing ser bem sucedida: um excelente produto, tráfego direcionado, e automatização de marketing eficaz.

Um grande produto é essencial para qualquer negócio. Sem um produto de alta qualidade, não conseguirá manter a atenção dos seus clientes ou gerar negócios repetidos. Contudo, ter um ótimo produto não é suficiente por si só. Também precisa de gerar tráfego para o seu site, de modo a converter esses visitantes em compradores. E finalmente, precisa de utilizar ferramentas eficazes de automatização de marketing para acompanhar os seus clientes e mantê-los envolvidos em todas as fases.

Mas um bom ponto de partida para descobrir o funil de vendas e uma fórmula de mercado maior é analisar em que fase do processo de compra o seu produto ou serviço se insere.

Por exemplo, se o seu produto é algo que as pessoas precisam de comprar imediatamente, tal como um artigo alimentar ou um medicamento, então o seu funil de venda será provavelmente mais curto com um tamanho global de mercado menor. Contudo, se o seu produto for algo que as pessoas possam levar o seu tempo a decidir - tal como um carro ou uma casa - então o seu funil de vendas será mais comprido com um tamanho global de mercado muito maior.

Primeiro, precisa de compreender o seu mercado. Quem são os seus clientes ideais? Que necessidades é que eles têm que não são atualmente satisfeitas?

Quando souber isso, pode começar a criar um funil de vendas que os atrairá e os converterá em clientes.

As etapas básicas de um funil de venda são:
  • Sem noção do problema (60%)Neste momento, é necessário atrair potenciais clientes com conteúdos ou ofertas que os atraiam.
  • Consciente do problema (20%)Sim! Está a levá-los ao ponto em que estão prontos para comprar.
  • A recolher informação (17%)Mesmo assim... A sua decisão final será tomada após terem recolhido mais informações.
  • Pronto para comprar (3%)E finalmente... Eles estão mais do que prontos para fechar a venda!

Com as ferramentas certas, pode automatizar as suas tarefas de marketing e conduzir mais leads e vendas através do seu website.

O Marketing Automation facilita a criação de campanhas de correio eletrónico direcionadas, o envio automático de posts nos meios de comunicação social, e a publicação de conteúdos valiosos que atraem clientes!

Ajuda-o a fechar mais vendas durante todo o ciclo até à compra, independentemente do dispositivo ou do canal.

E se combinar isto com marketing baseado em valor, uma estratégia que se foca na criação de valor para os clientes em vez de competir no preço, criará uma ligação com os seus clientes e estabelecerá confiança. Desta forma, torna-se mais fácil construir relações com os seus clientes e convencê-los a comprar.

E quando os clientes confiam em si, é mais provável que voltem e o recomendem a outros!

Se não está a automatizar, está a ficar para trás

Se ainda não está a utilizar o Marketing Automation, está na hora de começar!

As grandes empresas do mundo estão a fazê-lo, e não há razão para que não possa ser uma delas. Na sua essência, a automatização do marketing consiste em criar lealdade e impulsionar receitas através de mensagens relevantes. E isso é algo do qual o seu negócio pode definitivamente beneficiar.

Pronto para começar? Diga-nos como podemos ajudar.

As marcas não entram em quarentena: como sobreviver em tempo de Covid-19?
This is some text inside of a div block.

A crise global do Covid-19 veio acelerar o processo de adaptação das marcas à tendência do digital.

A crise global do Covid-19 veio acelerar o processo de adaptação das marcas à tendência do digital. Agora, mais do que nunca, é preciso flexibilização e antecipação das estratégias de comunicação que passam pelos canais digitais onde o público está presente.

Este será o principal desafio a que devemos dar resposta para podermos afirmar a eficácia da comunicação da nossa marca.

Na verdade, esta “lição” não é nova.  A História diz-nos que as marcas que se adaptam em tempos de crise conseguem contrariar o abrandamento e ganhar uma maior vantagem competitiva face à concorrência.

É, por isso, fundamental continuar a comunicar e a ser relevantes, neste “novo normal”. Mas também é necessário ir mais além da adaptação de conteúdos: criar uma nova relação e um novo diálogo com o nosso target é o próximo grande objetivo.

Muitas incertezas existiam no início desta grande mudança. Com o tempo foram diminuindo, mas ficar parado é um risco e este deve ser o pensamento de gestores e marketeers.

Factos Relevantes

1. Estar em casa 24/7 é uma realidade que ainda não sabemos quando termina. São famílias inteiras com crianças, com os mais idosos e até mesmo os jovens que vivem sozinhos. Haverá mais tempo livre para todos e uma nova oportunidade de aprender algo novo.

2. O online sofreu um acréscimo exponencial de utilizadores de todas as faixas etárias, nas redes sociais e em múltiplas plataformas de contacto.

3. A higienização de espaços e de pessoas tem sido uma preocupação de todos, sem exceção.

Previsões para um futuro nada longínquo

1. A VIDA CONTINUA Há, neste momento, um pico de atenção à Covid-19, mas vai passar e as pessoas irão voltar a atenção para as marcas que estão ativas. Agora.

A vida vai continuar, os negócios vão voltar a crescer e quem vai sair mais forte serão aqueles que estiveram ao lado das pessoas nesta fase menos boa.

2. O TEMPO VAI CONTINUAR A PASSAR… ONLINE

Nunca foram necessárias tantas formas diferentes de passar o tempo. As atividades lúdicas de entretenimento, de aprendizagem e de interação estão a agregar valor ao dia a dia de todos nós. Aprender algo novo é um desejo, fazer desporto em casa é uma vontade intrínseca. As pessoas estão a sentir necessidade de reinventar os seus hábitos.

3. O COMÉRCIO SERÁ AINDA MAIS ELETRÓNICO

Apesar de uma acentuada redução do consumo, o comércio eletrónico não parou e vai continuar a crescer. As transportadoras estão a adaptar os seus protocolos de entrega para garantir que não existe risco de contágio e o comércio eletrónico está em alta!

4.  COLABORAÇÃO MAIS DIGITAL DO QUE NUNCA

As ferramentas de colaboração digital que permitem a comunicação, gestão e organização de equipas têm sido essenciais, uma vez que estão a contribuir para melhorar a produtividade das organizações. As previsões apontam para uma mudança grande de paradigma que deverá se manter pós-Covid.

5. SOLIDARIEDADE PRECISA-SE!

As marcas e as comunidades estão a ajudar os setores da sociedade mais vulneráveis a ultrapassar esta situação com o conforto e a segurança necessários. Será a responsabilidade social um novo pilar de investimento que as marcas não deverão deixar cair no futuro?

Conclusão

É muito provável que esta mudança seja mais significativa do que aquilo que se imaginava. É muito provável, também, que estejamos perante um novo paradigma mundial. Para os negócios, não há fórmulas mágicas, mas existe a certeza de que a comunicação acompanha os tempos e é vital para todos nós, enquanto consumidores e seres sociais.

Adoptar novas práticas e, consequentemente, planear e ajustar os canais para onde as pessoas estão,  é o primeiro “segredo” que devemos partilhar e que irá garantir a sustentabilidade e os bons resultados a longo prazo.

*Artigo escrito com base num documento que a Vitamina. desenvolveu e partilhou com os seus clientes e que deu origem a reuniões de brainstorming para adaptação de novas estratégias.

Como ser um Líder em tempos de Covid-19: a importância da inteligência emocional
This is some text inside of a div block.

No livro “Como ser um Líder", Daniel Goleman retrata a importância da inteligência emocional numa liderança verdadeiramente eficaz.

No livro “Como ser um Líder - a importância da inteligência emocional”, Daniel Goleman aborda o conceito de inteligência emocional, que pode ser definida pela capacidade que cada um tem em reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. O resultado desta investigação realizada em cerca de 200 empresas é nos dias que correm, cheios de incertezas e constrangimentos, ainda mais importante.

Estilo Autoritário. Estilo Coaching.  Estilo Afiliativo. Estilo Democrático. Estilo Pacesetting. Estilo Coercivo.

São vários os estilos que um Líder pode utilizar. E quantos mais, melhor. Líderes que utilizam mais do que um estilo, quatro ou mais, que são flexíveis e os vão alternando consoante seja necessário, são mais eficientes e obtêm um melhor clima organizacional e um melhor desempenho.

VER TAMBÉM:4 PASSOS SIMPLES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Para além dos estilos, que outro fator pode influenciar a liderança? O Humor!

O humor dos Líderes influencia as emoções das pessoas que os rodeiam, seja pela positiva, seja pela negativa.

O contágio pelo humor é um verdadeiro fenómeno neurológico e pode ter impacto no desempenho. Mas é importante que o humor do Líder esteja sintonizado com o dos que o rodeiam. Por exemplo, se as vendas estão a baixar, um Líder não vai estar alegre.

Os Líderes mais eficientes ostentam humor e comportamentos que estão de acordo com o momento, doseando-os sempre com algum otimismo.



Tudo isto é inteligência emocional!

Segundo Goleman, a inteligência emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

O autor apresenta quatro componentes principais da inteligência emocional: autoconsciência e autogestão, empatia e consciência social / gestão de relações.

Autoconsciência - capacidade de reconhecer as próprias emoções.

Permite que as pessoas se apercebam dos seus próprios pontos fortes e limitações, e sintam confiança em si próprias.

Autogestão - é a aptidão para controlar as próprias emoções e agir com honestidade e integridade de um modo fiável e flexível.

Empatia - base da gestão de relacionamentos, que implica dar grande atenção aos outros e mostrar preocupação com eles.

Consciência Social / Gestão de relações - incluiu aptidões para comunicar de forma clara e convincente, resolver conflitos e estabelecer fortes relações sociais.

Para o autor, a inteligência emocional é uma condição sine qua non da liderança. Goleman considera que alguém que tenha a melhor formação, um raciocínio incisivo e analítico, e uma infinidade de excelentes ideias, só será um grande Líder se também possuir inteligência emocional.

Ao longo do livro, apresenta vários exemplos que retratam isto mesmo, que a “aptidão para os outros” é mais importante para a eficácia da liderança do que as aptidões meramente cognitivas.

Se refletirmos sobre este ponto, apercebemo-nos de que a maioria das situações de trabalho envolve relacionamentos entre pessoas. Logo, pessoas que tenham qualidades de relacionamento humano, como compreensão e empatia, têm mais possibilidades de obter sucesso.

Goleman relata, por exemplo, o trabalho de Claudio Fernández-Aráoz, consultor sénior da Egon Zehnder International, que analisou casos em que indivíduos excecionais, contratados para altos cargos executivos, acabaram por ser despedidos.

Qual a conclusão que retirou?

Que esses indivíduos tinham sido contratados pelos seus conhecimentos especializados, mas despedidos por revelarem falhas de inteligência emocional.


O que devemos reter?

A ideia central é que Líderes eficazes, para além dos conhecimentos técnicos, possuem, sobretudo, conhecimentos de autogestão e aptidões para gerir a sua relação com os outros.

Para tal, precisam de um trio de consciências - Interna, Externa e No Outro.

O Foco Interno está relacionado com as duas primeiras componentes da Inteligência Emocional, a autoconsciência e a autogestão. Líderes com autoconsciência manifestam uma confiança em si realista e uma consciência dos seus pontos fortes e limitações. A autogestão revela-se no autocontrolo emocional, na flexibilidade, e na capacidade de se manter concentrado para alcançar os objetivos.

O Foco No Outro revela-se nos Líderes com empatia, que percebem o que os outros pensam sobre o mundo e utilizam isso na forma como se expressam com eles. É este foco que facilita o trabalho em equipa e a colaboração, a persuasão e a influência, a gestão de conflitos e o aconselhamento.

E, por fim, temos o Foco Externo, que permite a um líder ver para além da sua organização. Um líder dotado deste foco não se limita, por exemplo, a prever uma mudança na economia, mas também o impacto dessa mudança nos aspetos social, cultural e ambiental.

VER TAMBÉM:4 PASSOS SIMPLES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

É fundamental um líder possuir estes três focos?

Sim, e de forma equilibrada!  Só assim é possível atingir uma liderança verdadeiramente eficaz e obter sucesso.

5 Graphic Design Trends to watch out for in 2023
This is some text inside of a div block.

5 Graphic Design Trends to watch out for in 2023

The world of graphic design is not watertight, it is constantly changing, especially due to the rapid technological and social transformation happening a bit all over the world. 

Stay tuned, because in this blog post, you'll discover 5 graphic design trends you can't miss this year. Read on and dive into the world of graphic design in 2023!

If 2022 was marked by creativity and pragmatism, 2023 is undoubtedly the year of intentional expressiveness in design

We can expect more boldness, extravagant colors, and more advanced technologies in various design styles and personalities. These new digital design trends will bring new life and a more striking personality to your favorite brands, giving a boost to both web and print visual art styles.

Trend 1: The future of graphic design goes through AI

Artificial Intelligence (AI) is no longer a novelty in our lives, but the year 2023 has left in store for designers a new way of working. The biggest change in the world of graphic design is, without a doubt, the way designs will be made.

Plugins and other tools have always been part of the everyday life of graphic designers, but with many reservations regarding their full potential. Tools like Figma have helped democratize the use of plugins, and now the software is used for much more than what it was pre-designed for. Applications such as Runway, have made content that could previously take hours of expert work to design, available in minutes. Tools like Cavalry already allow the procedural and node-based design to be created without the need for expensive 3D software. In addition to these tools, we could not fail to mention Midjourney. This AI-based tool allows any user, with or without design knowledge, to create incredible and realistic digital images in a matter of minutes.

AI will undoubtedly be an impressive support to elevate the work of graphic designers, but it will also impose new challenges on them that they must be prepared to face!

Trend 2: In 2023, we follow a new paradigm – More is More

The shift from Gen Y (Millennials) to Gen Z has had a profound impact on the design world. The minimalism that marked the visual communication of our favorite brands in recent years is now giving way to "maximalism". More and more designers are opting for more chaotic approaches to visual expression.

This new concept mixes analogue and digital techniques, confronting color and photo overlays with expressive type and illustrations, integrating multiple design styles, in a futuristic way.

Trend 3: Consumers want MORE authentic designs and brands

Nowadays, with easy access to all kinds of information online, brands can no longer look at their audiences as uninformed people. Consumers demand more from brands, they look for aspects that convey credibility and trust in their products and services and the way they make them.

One way for brands to gain the trust of their audiences is through the creation of authentic, high-quality images and videos. Instead of using staged images and artificial content, designers should opt for creating authentic and compelling visual images that convey more sensations than just the need to buy. Consumers want to create personal connections and feel emotions. Only by arousing these feelings will brands gain more and more followers.

Beyond their visual image, brands that prioritize conveying a transparent and honest message are winning the hearts and choices of consumers. One example to be inspired by is Patagonia. This brand is known for its commitment to transparency and sustainability, and in all its visual content it seeks to show the manufacturing process of its products and promote the sharing of feedback from its customers to improve its operations.

Trend 4: Eco-conscious design

The new generations' concern for sustainability and protecting our planet has promoted a positive impact and wake-up call in the way brands communicate and develop their products. The world has woken up to the huge contribution that the digital industry has on our ecological footprint. 

By 2023, sustainability will undoubtedly mark the world of graphic design with the growing awareness of the environmental impact of consumer goods and packaging. Many designers are already looking at ways to reduce their carbon footprint by using more sustainable materials in their work, less intense colors in packaging development, and opting for more minimalist designs.

This trend will continue to grow as more and more brands and designers recognize the importance of creating eco-friendly products and packaging.

Trend 5: Metaverse

Ever since Mark Zuckerberg launched the Metaverse, it has been central to discussions about technology and digital design, and this is already seen as one of the biggest tech trends for this year.

To create immersive experiences with brands, designers must be able to combine physical and digital environments, through AI, AR, VR, and IRL. These areas are evolving incredibly fast and to stay one step ahead of the competition you should explore more about this new universe.

The Metaverse also offers great opportunities for brands, who can use this technology to add value to their offering and consistency to their identity. By 2023, it is predicted that there will be more references to metaverse culture in projects such as game-inspired 3D illustrations or AI avatars. 

If you haven't dived into this new digital world yet, we seriously advise you to find out a little more about what this game developed by the founder of Facebook has to offer.

The forecasts for 2023 couldn't be more encouraging, at least when it comes to graphic design.

The new trends that will mark the industry promise to bring incredibly creative designs full of color, boldness, and reality. If you work as a graphic designer, keep abreast of these new concepts to create fresh, modern and visually striking designs. 

We're looking forward to the color palette that 2023 will bring to liven up our online communication!

No items found.