Threads: Descobre o que é e por que representa uma nova oportunidade para as marcas!
A Meta, criada por Mark Zuckerberg, detentora das redes sociais Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp, criou em 2019 uma versão "beta" de uma nova aplicação.
Em julho de 2023, o palco é do Threads! Esta nova versão brilha com novas funcionalidades que vão fazer a tua experiência de comunicação atingir um novo patamar.
Preparado para uma revolução na forma como te ligas ao mundo digital? Continua a ler o nosso artigo e descobre esta nova plataforma que conquistou milhões de utilizadores desde o seu lançamento.
O que é?
Esta nova plataforma digital é um concorrente direto do Twitter, possibilitando a conversação textual gratuita entre subscritores e comunidades para debater variados temas. Basicamente, assemelha-se a uma versão do Instagram com foco no texto.
O frenesim que acompanha o lançamento de uma nova plataforma já é bem conhecido, no entanto, neste caso, superou todas as expectativas.
Sabias que numa semana, o novo aplicativo atingiu o impensável número de 100 milhões de subscritores?
Isto dá o mote para as infinitas potencialidades que este novo canal pode proporcionar às marcas, mesmo não estando prevista a introdução de publicidade… pelo menos para já!
Desvenda os segredos desta nova plataforma
- É necessário ter uma conta Instagram para aceder ao Threads;
- Facilita a partilha de atualizações de texto com amigos próximos no Instagram;
- Podem ser partilhados posts com o máximo de 500 carateres;
- Possui uma secção de conversas para participar em discussões públicas com outras pessoas;
- Permite partilhar fotos com amigos próximos no Instagram, assim como links e vídeos até 5 minutos de duração;
- É possível responder, repostar e citar publicações de outros utilizadores;
- Não permite Stories ou Reels;
- Pode ser acedida não só pela app mas também pelo browser.
- Inclui conteúdo em formato Gif;
- Ainda não se encontra disponível na Europa.
Será esta uma nova oportunidade para as marcas?
As principais marcas que conhecemos, com milhares de seguidores em diversas plataformas sociais, já aderiram ao Threads.
A estratégia é simples, mas eficaz: incitar os utilizadores a investirem numa conversa, partilha sobre um tema, ou questionário. Uma pergunta simples como "Seguidores, como estão hoje?” pode gerar uma grande interação e, consequentemente, construir uma comunidade que apoia a marca.
Mas não são só as marcas de renome que estão a investir o seu tempo no Threads. Marcas menos conhecidas também têm um potencial promissor nesta nova rede social, onde podem promover pequenos desafios aos seus seguidores em troca de vouchers ou outros tipos de prémios. O objetivo é sempre criar uma certa agitação e presença na mente dos utilizadores, que naturalmente espalharão o nome da marca, atingindo assim um público orgânico mais vasto.
Tendo em conta o futuro incerto do Twitter, o Threads aparece como sendo mais uma alternativa para as empresas, evidenciado pelo facto de um grande número de influencers terem migrado para a nova plataforma. As marcas terão mais uma oportunidade de criar buzz online e por conseguinte, na mente de milhares e milhares de seguidores.
Mas, nem tudo é tão fácil como parece. Ao contrário do que se esperaria, a nova rede da Meta terá de aumentar a presença de publicidade no futuro. Além disso, terá de lidar com o facto de ainda não estar, ou melhor, não poder estar disponível na Europa devido às regulamentações europeias de proteção de dados. A Europa é um mercado demasiado significativo para ser excluído deste projeto, no entanto, muitos utilizadores conseguem contornar essa limitação e aceder à plataforma através de VPNs.
Já te perguntaste como as marcas vão encontrar o equilíbrio entre estar presente na plataforma e envolver o público de forma autêntica?
Não há dúvida de que o Threads está a sacudir o mundo digital, ganhando cada vez mais destaque. Este novo desafio lançado às marcas sublinha a importância de nos mantermos constantemente atualizados no universo digital, com o objetivo de proporcionar a melhor proposta de valor aos nossos clientes.
E tu, estás pronto para explorar este espaço inovador?
Uma coisa é certa: estar aqui é um passo crucial, e podemos assegurar-te disso! 💥
Autor: Filipe Simões, Estagiário de Formação de Técnico de Marketing FCT (Formação em Contexto de Trabalho)