Landing Page: Conceito e Propósito

Ler Artigo
READ ARTICLE
Vitamina
Vitamina

Ainda existem dúvidas sobre o que é uma landing page.  Cesária Castro explica-nos as diferenças e o que procurar!Apesar de ser um termo – e uma ferramenta – bastante familiar para qualquer profissional de marketing digital, as landing pages - ou “páginas de aterragem” ainda suscitam muitas dúvidas, quer para estes profissionais, quer para os clientes que procuram este tipo de serviço.

Mas o que é afinal uma landing page?

Esta ferramenta é utilizada em estratégias de Inbound Marketing e trata-se de uma página criada com o único propósito de servir uma campanha de marketing, que pode ter dois objetivos muito específicos (e que vão, eles próprios, definir a natureza das landing pages).Explicando isto de uma forma muito simples, as “páginas de aterragem” podem ser de dois tipos, de acordo com o seu objetivo:

  • Páginas de Captação de leads – aqui a finalidade é captar leads através da oferta de um determinado produto ou serviço. Existe um formulário que tem a finalidade de captar leads através de uma contra-partida: oferta de um ebook grátis, subscrição de newsletter ou até oferta de um produto, por exemplo.
  • Páginas Click-through – normalmente usadas para e-commerce. Mais simples que as anteriores, não incluem formulário, apenas um único botão call-to-action (CTA), que como o próprio nome indica pretende levar o visitante a uma determinada acção ligada à venda de um produto ou serviço. Exemplo: “Compre já!”, “Consiga o seu desconto!”, “Seja o primeiro a experimentar!”, etc..

A imagem seguinte, retirada do website unbounce.com, mostra de uma forma bastante clara a diferença entre estes dois tipos de landing pages.[imagem1 - captação de leads; imagem2 – click through]:

landing page o que é

VER TAMBÉM: 4 passos para uma landing page de sucesso

É fundamental que não se confundam as coisas: o facto de a homepage do seu website ter um formulário não a torna uma landing page.

Para ser uma landing page, teria que servir o único propósito de gerar leads ou de levar à compra de um produto/serviço.

Este artigo foi escrito pela Cesária Castro, a guestblogger da Vitamina. deste mês.  Obrigado, Cesária!

Artigos relacionados
Descubra as histórias não contadas por trás de nossos projetos
Related articles
Discover the untold stories behind our projects