Descubra o futuro do Storytelling com a mais recente Vitamina. (soon to be revealed)
Storytelling é um conceito que deve estar sempre presente na mente de quem trabalha conteúdos para as plataformas digitais. A intensa exposição diária de conteúdos a que estamos sujeitos, enquanto utilizadores, torna-nos resistentes ou mesmo imunes às mensagens comerciais.
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É preciso saber criar conteúdos que envolvam os fãs e seguidores das marcas. É aqui que entra a importância de contar boas histórias, pois as histórias são mais envolventes do que outro tipo de abordagens: captam a atenção, levam à identificação com personagens e factos, e, consequentemente, fazem com que as pessoas guardem melhor as mensagens. A história da nossa mensagem é fundamental para o sucesso da mesma.
Do Storytelling ao Transmedia Storytelling
O que é que o Matrix, o Harry Potter e Guerra das Estrelas têm em comum? Para além de serem casos de enorme sucesso ao nível global, são perfeitos exemplos da aplicação do conceito de Transmedia Storytelling.
O Transmedia Storytelling é um conceito que deu os primeiros passos em 1991, mas só mais recentemente começou a ser adaptado ao marketing com o surgimento do digital. Na definição de Henry Jenkins, designa uma história que se desdobra através de múltiplas plataformas, cada qual com um novo conteúdo, fazendo uma contribuição distinta e valiosa para o todo.
Não se trata de adaptar a história a vários meios, mas sim de utilizar as potencialidades de cada formato e plataforma digital para acrescentar algo novo a uma história. Idealmente, cada meio faz a sua contribuição única para o desvendar da história.
Podemos voltar ao caso do Matrix. O conteúdo sobre este universo é transmitido através de filmes, curtas-metragens animadas, bandas desenhadas e videojogos. Apenas acedendo a todos estes meios se consegue um conhecimento completo desse universo.
Nos três exemplos mencionados anteriormente, o envolvimento dos fãs é imprescindível para a construção e sucesso da história. Na realidade organizacional, podemos substituir “fã” por cliente.
3 Princípios do Transmedia Storytelling
- Multiplicidade de meios/plataformas
- Uma história ou experiência única e unificada
- Não redundância entre os vários meios
3 Vantagens do Transmedia Storytelling
- Maior criatividade da comunicação e da difusão integrada
- Desperdício evitado (ao não difundir informação redundante pelos vários meios de comunicação)
- Aumento do envolvimento do público
Um exemplo mais recente da aplicação do Transmedia Storytelling numa estratégia de marketing para a construção de um universo complexo e imersivo é a série Game of Thrones.
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Cada vez mais, o Transmedia Storytelling tem vindo a consolidar o seu lugar como um pilar do marketing e das estratégias de Storytelling.