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Email Marketing: 6 passos para ter sucesso
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Através de um email podemos fornecer conteúdo útil, construir relações, fornecer experiências marcantes e, sobretudo, fornecer valor.

Sabia que em 2020 existirão 3 mil milhões de utilizadores de email?

Sim, 3 mil milhões!

Apesar de existirem diversos canais onde conversamos e interagimos com os nossos clientes, o Email Marketing assume-se como um canal indispensável.

Através de um email podemos fornecer conteúdo útil, construir relações, fornecer experiências marcantes e, sobretudo, fornecer valor.

Conteúdo certo, para a Audiência certa, no Tempo certo, significa Sucesso.

Quando falamos de conteúdo certo, estamos a falar da entrega de uma mensagem contextual e adequada à pessoa que recebe o email. É desta forma que se constrói confiança. Quanto à audiência certa, é onde surge a importância da segmentação, enquanto que o momento certo é o que vai dar poder aos emails, porque é onde se pode criar mais impacto.

Mas todos os elementos são importantes, já que para enviar o email no momento certo é necessário ter em consideração onde os contactos estão na jornada do consumidor (awareness, consideration & decision) e desenvolver o conteúdo que se adequa a esse estado.

Jornada do Consumidor

Por exemplo, no estado de Awareness as pessoas estão à espera de conteúdo mais educacional, enquanto que no estado de Decision, as pessoas necessitam de mais informações, de experimentarem ou até de falarem com a área comercial.

Assim, para sermos bem sucedidos nesta tão importante tarefa que é o Email Marketing, existe um conjunto de passos que não podemos descurar. Fique a conhecer os 6 que consideramos essenciais!

VER TAMBÉM: OS 8 Ps DO MARKETING DIGITAL - UMA ABORDAGEM ADAPTADA AO MARKETING DIGITAL

A importância da segmentação

Quando colocamos os contactos da nossa base de dados em grupos mais pequenos, baseados em semelhanças, é mais fácil adaptar a mensagem e torná-la mais relevante e envolvente para as pessoas que recebem o e-mail.Segundo dados do HubSpot, uma campanha segmentada recebe menos 9,37% de unsubscribers e 100% mais cliques do que uma campanha não segmentada. Para além disso, 77% do ROI (Return on Investment) em Email Marketing vem de campanhas segmentadas.

Deixamos três boas práticas para uma estratégia de segmentação bem sucedida:

- Ter uma base de dados limpa e organizada;

- Recolher a informação certa;

- Compreender dados explícitos e implícitos.

A importância da segmentação

Trabalhar na criação de um email de alto desempenho

Para o desenvolvimento de um email de alto desempenho devemos definir:

- Objetivo do email

;- Para quem e de quem é o email;

- Assunto do email;

- Texto de Pré-visualização;

- Conteúdo do corpo do email;

- Rodapé e imagem.

Ou seja, devemos definir bem o objetivo do email e a partir daí desenhar cada parte tendo por base esse objetivo. Para além disso, ao longo do tempo devemos otimizar cada uma das partes do email para chegarmos às conversões. Surge aqui a importância da análise constante e dos testes, que falaremos mais à frente.

Email de Alto Desempenho

Compreender a entrega dos emails

Para compreender a entrega dos emails, existem duas partes essenciais: o que se faz antes de enviar o email, e o que se faz depois de enviar o email.Antes de enviar o email.

Obtém-se consenso, criam-se listas de contactos e analisa-se o engagement.

Ou seja, devemos ter permissão para enviar o email, devemos conhecer as fontes dos contactos para ser mais simples a criação das listas e também conhecer as expectativas desses contactos. É desta forma que conseguimos entregar uma mensagem contextual e adequada e, por consequência, construir confiança.

Depois de enviar o email

Avaliamos o engagement positivo e o engagement negativo.

Engagement positivo

Analisamos as aberturas, cliques e conversações.  Aqui percebemos tendências e como são construídas as relações com os contactos.

Engagement negativo

Analisamos os contactos que rejeitaram o email, os reports de spam, etc. Aqui aprendemos como podemos melhorar os emails e a entrega dos mesmos.

Existem componentes chave para uma estratégia de Email Deliverability:

- Ter uma permissão verificável;

- Usar o duplo opt-in;

- Monitorizar o bounce;

- Desenvolver campanhas de re-engagement.

Email Deliverability

Ter em conta a importância do Design

Comunicar claramente uma mensagem e criar uma experiência consistente.

O melhor design é simples e atingível, uma vez que permite ao contacto encontrar valor sem fazer esforço. O design deve comunicar visualmente as nossas ideias e, por isso, deve ser definido um objetivo claro para cada email, que deve estar diretamente ligado ao Call to Action.

Para além disto, consistência é a palavra de ordem. Não nos podemos esquecer que o Email Marketing é apenas um dos canais conde conversamos com os nossos contactos, por isso, o design deve ter elementos transversais que permitam uma identificação clara da Marca. Logótipo, cores e linguagem, por exemplo.

Escusado será dizer que, num momento em que 48% dos emails são abertos em dispositivos móveis, o design deve ser mobile responsiveness!

A importância do Design

Analisar, analisar e analisar

É através de uma análise constante que conseguimos continuar a desenvolver relações com os nossos contactos e melhorar toda a estratégia de marketing. Os dados acabam por ser mesmo o combustível para a mudança porque mostram tendências que nos ajudam a dinamizar a nossa estratégia de forma a que esta tenha mais valor.

Existem três tipos de métricas essenciais:

- Métricas individuais de email;

- Métricas globais dos canais de email;

- ROI.

Analisar sempre os dados

Testar para Otimizar

Quando testamos e optimizamos emails, temos duas áreas: o próprio teste e como medimos e melhoramos com base nos resultados.

E por que é tão importante testar um email? Porque as perspectivas e os contactos estão em constante mudança.

Mas não devemos testar por testar. Devemos sempre questionar por que estamos a fazer aquele teste e o que pretendemos obter.

Para facilitar, deixamos alguns passos para a construção de um teste

:- Definir o objetivo;

- Avaliar o segmento para o qual queremos enviar;

- Desenhar o teste;

- Rever e começar o teste.

Os testes A/B são um ótimo método para comparar duas versões de forma a perceber qual a que tem melhor performance. Mas temos de ter em atenção que um teste com estas características deve ser feito para listas com, pelo menos, 1000 contactos.

Teste A / B

VER TAMBÉM: OS 8 Ps DO MARKETING DIGITAL - UMA ABORDAGEM ADAPTADA AO MARKETING DIGITAL

Como já verificámos, o Email Marketing é um mundo de possibilidades, onde estão em jogo diversos fatores que podem ditar o sucesso de um email.

Conteúdo certo, para a Audiência certa, no Tempo certo, significa Sucesso.

Devemos ter sempre em mente que ao enviar um email estamos a construir relações e a fornecer valor aos nossos contactos e que isso implica tempo e trabalho.

Como ser um Líder em tempos de Covid-19: a importância da inteligência emocional
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No livro “Como ser um Líder", Daniel Goleman retrata a importância da inteligência emocional numa liderança verdadeiramente eficaz.

No livro “Como ser um Líder - a importância da inteligência emocional”, Daniel Goleman aborda o conceito de inteligência emocional, que pode ser definida pela capacidade que cada um tem em reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. O resultado desta investigação realizada em cerca de 200 empresas é nos dias que correm, cheios de incertezas e constrangimentos, ainda mais importante.

Estilo Autoritário. Estilo Coaching.  Estilo Afiliativo. Estilo Democrático. Estilo Pacesetting. Estilo Coercivo.

São vários os estilos que um Líder pode utilizar. E quantos mais, melhor. Líderes que utilizam mais do que um estilo, quatro ou mais, que são flexíveis e os vão alternando consoante seja necessário, são mais eficientes e obtêm um melhor clima organizacional e um melhor desempenho.

VER TAMBÉM:4 PASSOS SIMPLES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Para além dos estilos, que outro fator pode influenciar a liderança? O Humor!

O humor dos Líderes influencia as emoções das pessoas que os rodeiam, seja pela positiva, seja pela negativa.

O contágio pelo humor é um verdadeiro fenómeno neurológico e pode ter impacto no desempenho. Mas é importante que o humor do Líder esteja sintonizado com o dos que o rodeiam. Por exemplo, se as vendas estão a baixar, um Líder não vai estar alegre.

Os Líderes mais eficientes ostentam humor e comportamentos que estão de acordo com o momento, doseando-os sempre com algum otimismo.



Tudo isto é inteligência emocional!

Segundo Goleman, a inteligência emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

O autor apresenta quatro componentes principais da inteligência emocional: autoconsciência e autogestão, empatia e consciência social / gestão de relações.

Autoconsciência - capacidade de reconhecer as próprias emoções.

Permite que as pessoas se apercebam dos seus próprios pontos fortes e limitações, e sintam confiança em si próprias.

Autogestão - é a aptidão para controlar as próprias emoções e agir com honestidade e integridade de um modo fiável e flexível.

Empatia - base da gestão de relacionamentos, que implica dar grande atenção aos outros e mostrar preocupação com eles.

Consciência Social / Gestão de relações - incluiu aptidões para comunicar de forma clara e convincente, resolver conflitos e estabelecer fortes relações sociais.

Para o autor, a inteligência emocional é uma condição sine qua non da liderança. Goleman considera que alguém que tenha a melhor formação, um raciocínio incisivo e analítico, e uma infinidade de excelentes ideias, só será um grande Líder se também possuir inteligência emocional.

Ao longo do livro, apresenta vários exemplos que retratam isto mesmo, que a “aptidão para os outros” é mais importante para a eficácia da liderança do que as aptidões meramente cognitivas.

Se refletirmos sobre este ponto, apercebemo-nos de que a maioria das situações de trabalho envolve relacionamentos entre pessoas. Logo, pessoas que tenham qualidades de relacionamento humano, como compreensão e empatia, têm mais possibilidades de obter sucesso.

Goleman relata, por exemplo, o trabalho de Claudio Fernández-Aráoz, consultor sénior da Egon Zehnder International, que analisou casos em que indivíduos excecionais, contratados para altos cargos executivos, acabaram por ser despedidos.

Qual a conclusão que retirou?

Que esses indivíduos tinham sido contratados pelos seus conhecimentos especializados, mas despedidos por revelarem falhas de inteligência emocional.


O que devemos reter?

A ideia central é que Líderes eficazes, para além dos conhecimentos técnicos, possuem, sobretudo, conhecimentos de autogestão e aptidões para gerir a sua relação com os outros.

Para tal, precisam de um trio de consciências - Interna, Externa e No Outro.

O Foco Interno está relacionado com as duas primeiras componentes da Inteligência Emocional, a autoconsciência e a autogestão. Líderes com autoconsciência manifestam uma confiança em si realista e uma consciência dos seus pontos fortes e limitações. A autogestão revela-se no autocontrolo emocional, na flexibilidade, e na capacidade de se manter concentrado para alcançar os objetivos.

O Foco No Outro revela-se nos Líderes com empatia, que percebem o que os outros pensam sobre o mundo e utilizam isso na forma como se expressam com eles. É este foco que facilita o trabalho em equipa e a colaboração, a persuasão e a influência, a gestão de conflitos e o aconselhamento.

E, por fim, temos o Foco Externo, que permite a um líder ver para além da sua organização. Um líder dotado deste foco não se limita, por exemplo, a prever uma mudança na economia, mas também o impacto dessa mudança nos aspetos social, cultural e ambiental.

VER TAMBÉM:4 PASSOS SIMPLES PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

É fundamental um líder possuir estes três focos?

Sim, e de forma equilibrada!  Só assim é possível atingir uma liderança verdadeiramente eficaz e obter sucesso.

8 Tips to promote a Webinar
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At Vitamina., we can say we are now on a “first-name basis” with webinars. We have organized and communicated this type of event.

At Vitamina., we can say we are now on a “first-name basis” with Webinars. We have organized and communicated this type of events for clients such as Saint-Gobain, Flowinn or Amorim Cork Composites several times.

For those unfamiliar with the term, a Webinar is a seminar or workshop that is broadcast live online. There is always a host who organizes the event and who invites the speakers. And what is the main advantage of this model? Both the speakers and the host can be anywhere in the world! Naturally, the pandemic has given these types of events an enormous boost.

However, sometimes, some companies struggle with the fact that they prepare fantastic online events, but ... no one seems to show up.

How can we ensure that people are really present in our Webinar?

There are some tips that we can follow to let our audience know about the Webinar, get excited about it, and really participate!

1. Choose an attractive topic that leads to action

This is an essential point. If the theme of the Webinar is boring and of little interest to the audience we want to attract, it is evident that hardly anyone will be willing to go to the Webinar. This does not mean that we should choose a topic that is too broad. The idea is to provide advice that people can follow and apply after the event.

2. Define objectives

In order to measure the success of your Webinar, the best plan would be to define real goals for the number of participants. The webinar can work to increase brand awareness or to generate conversions, for example. At that point, you must also define goals and KPI’s, so you can measure its success.

3. Choose the ideal day and date

It may seem like an obvious tip, but the truth is that the day and time of the Webinar is essential to its success. For example, on weekends there is less available for this type of event. The ideal is to experiment and see the schedule that works best for your audience. You must pay attention to the needs of the participants and even the time where they are.

4. Create an informative landing page

You should also build a clear, objective, and concise landing page for potential participants to be aware of the most important points of the Webinar. Thus, it must answer the questions: Who? What? When? Where? Why? It is on this landing page, with a personalized form, that those interested in the Webinar will be able to register.

5. Interact with participants via email

As interested parties sign up on the landing page, you should send them a thank you email. This way they know that their registration is guaranteed. In addition, you must ensure that they don’t forget about the event - there are many people who register well in advance. You can put a Call To Action in the email, for example, to ensure that participants add the event to the calendar. You can also send emails two weeks, one week, and even the day before so that participants do not forget the Webinar.

6. Communicate the Webinar on social networks

You can and should schedule posts that inform your audience about the Webinar. By doing so, you reach a wider audience and lead interested parties to the landing page you created for that purpose. With the date approaching, the frequency of publications on the topic should increase. You can also encourage speakers to share publications so that the message reaches more interested people.

7. Don't be afraid to use Paid Media

If you have a budget that allows you, you can use Paid Media to increase the audience for your webinar. You can opt for Google Ads text ads and optimize them for terms related to the event's theme. Another option is to advertise some of your publications on social media.

8. Choose the best tool to ensure a good experience

Even if the webinar is interesting, well promoted, and has a lot of support, everything can be in vain if the tool where it is promoted does not meet expectations. There are currently several tools that guarantee a good experience, namely Loom, GoToWebinar, or even Webinar.

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