6 passos para a criação de um anúncio de Facebook com eficácia

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Tiago Monteiro
Tiago Monteiro

Aqui estão 6 passos a seguir para criar um anúncio de Facebook eficiente.

O Facebook é a maior rede social da atualidade e, como tal, é uma óptima plataforma para alavancar o seu negócio e a sua marca. Com uma presença muito forte em mobile, é uma excelente forma de proporcionar à sua empresa notoriedade, vendas e visibilidade a um custo/benefício reduzido.

A rede social tem limitado substancialmente o alcance orgânico das publicações das Fan Pages, a cerca de 5%, isto é, se eu tiver 10 000 fãs só cerca de 500 pessoas serão alcançadas.

Para chegarmos aos restantes, e a mais público externo, será, fundamental investir em publicidade.

Assim, aliando os seus critérios de segmentação muito evoluídos, a uma definição concreta de objetivos e a uma estratégia de conteúdo e promoção, conseguirá obter resultados muito positivos.

6 passos para optimizar facebook ads

VER TAMBÉM: 6 Passos para desenvolver uma estratégia de marketing

Definir a proposta de valor

O primeiro passo é definir a proposta de valor, aquilo que oferecemos. Para isso temos de compreender perfeitamente as forças e as fraquezas do produto ou serviço, comparando com a concorrência, bem como definir a promessa/necessidade que o que tenho para oferecer satisfaz.

Segmentar a audiência

A plataforma de anúncios Facebook permite a criação de campanhas de anúncios e audiências altamente segmentadas e definidas por critérios demográficos, etários, geográficos, interesses, hábitos, formação e ligações a páginas, eventos ou aplicações do Facebook. Pode, por exemplo, criar uma campanha de fidelização para os já seguidores da página exclusivamente.

Definir os objetivos das campanhas

Em terceiro lugar temos de definir aquilo que queremos atingir com a campanha que estamos a desenvolver, seja a curto ou a longo prazo. Entre os principais objetivos temos Awareness, melhorar o sentimento em relação à marca, aumentar vendas, aumentar o tráfego no website, geração de Leads e melhorar o suporte ao consumidor. Cada campanha deverá responder a um ou dois objetivos no máximo, para garantirmos que temos a mensagem certa, para o objetivo e para a audiência certa.

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Criação de estratégia de conteúdo

Criar conteúdos originais e autênticos, são fundamentais para despertar o interesse do público-alvo e melhorar a experiência dos utilizadores. Para tal é fundamental cumprir também os requisitos para a publicidade em cada formato e local de publicação, definidos pelo Facebook. Poderá saber mais aqui

Promover e promover! Quando e como?

Com alguns cliques, poderá publicar anúncios no Facebook, no Instagram, na Audience Network e no Messenger no computador e em dispositivos móveis.

Tudo dependo do objectivo definido. Conforme o mesmo poderá escolher um anúncio que encaminha pessoas para o website, ou que aumenta as conversões, que promove as publicações, gostos na Páginas ou instalações de uma aplicação ou impulsiona a respostas a eventos ou visualizações de vídeos.

Otimizar as campanhas com base na experiência

O gestor de anúncios do Facebook permite-nos ver todos os indicadores relevantes de forma optimizada. Para compreender se uma campanha está a correr bem, ou não, e otimizar a forma  como a distribui, deverá medir o alcance, a frequência e o desempenho em todos os dispositivos, bem como o número de leads, instalações, compras ou conversões.

VER TAMBÉM: 6 Passos para desenvolver uma estratégia de marketing

Para concluir,  a ciência dos Facebooks ads tem mais  que se lhe diga do que aparenta mas aqui está uma versão simplificada da criação de anúncios.

Só devemos inclui-los na estratégia de comunicação, se o nosso produto for adequado para tal e se assentar numa comunicação integrada.

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