Os 8 P’s do Marketing Digital assumem a primeira página do Google como o novo horário nobre e consistem no desenvolvimento de um plano de marketing digital em 8 passos. Descubra quais são e a forma como promovem o crescimento dos negócios na Internet de um modo totalmente adaptado.
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1.º P - Pesquisa
O primeiro P, que sustenta toda a estratégia digital consiste em conquistar conhecimento de causa e descobrir a que é que a audiência atribui valor. Ou seja, descobrir os hábitos dos utilizadores, a “genialidade” que existe fora da empresa para criar um modo de interação com o público-alvo e crescer.
2.º P – Planeamento
Depois de reunido o conhecimento de como age o consumidor no meio online, a marca parte para o planeamento que se traduz na resposta a algumas perguntas-chave, das quais se salientam: Em que negócio estou?; Em que negócio quero estar?; O que faço eu de melhor?; Como quero ser percebido pelo mercado?; O que é fundamental para a marca ter êxito no mercado?; Qual a missão crítica do site? Com isto em mente, a empresa pode planear os meios, os formatos e os caminhos sidéricos para atingir os mesmos.
3.º P - Produção
O 3.º P corresponde à Produção do que foi planeado na fase anterior. Falamos aqui do Inbound Marketing, que se tornou mais fácil com o desenvolvimento da web. Com esta estratégia, a comunicação das empresas é interativa e cria valor para os utilizadores, aumentando a probabilidade de converter visitantes em Leads. Exige menos esforço e é mais eficaz que uma estratégia outbound.
4. º P- Publicação
Ao passo que uma boa estratégia atrai, um bom conteúdo mantém os consumidores, pelo que a próxima etapa é publicar conteúdo, tanto in site quanto off-site. O conteúdo tem de ser de qualidade, relevante e que traga valor ao leitor. Quanto mais conteúdo a empresa tiver, mais visibilidade terá, pois sem conteúdo, a Internet é apenas uma sequência de bits nulos ou uma cidade fantasma.
5.º P - Promoção
No 5.º P – Promoção - cabe à marca promover o que os outros falem sobre ela através de conteúdos com um cariz viral. Mensagens inerentes à condição humana tendem a ser mais vezes partilhados. É possível, também, partilhar conteúdos em várias plataformas e grupos online, ou a criação de parcerias com influenciadores, que acelerem a vitalização da mesma.
6.º P – Propagação
Propagação, o 6.º P do método defendido por Conrado Adolpho, mostra-nos que a propagação dos conteúdos é feita nas redes pelos próprios internautas. Segundo o guru, é na comunicação viral feita pelos consumidores que a sua marca chegará aos recônditos do mercado e atingirá de forma muito mais lucrativa, eficiente e fiável consumidores de todos os segmentos. Neste sentido, a marca pode criar campanhas para aumentar os seus fãs e seguidores para ter uma maior propagação dos seus conteúdos.
7.º P – Personalização
Se nos primeiros 4 P’s ‘arrumou-se a casa’, no 5.º e 6.º P divulgou-se que a casa estava arrumada, no 7ª compreendemos que uma comunicação personalizada atrai mais a atenção do consumidor e, obviamente, gera mais resultados. Assim, é importante personalizar o serviço ou produto com o objetivo de criar relacionamentos.
8.º P – Precisão
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Verificar se a estratégia está a resultar conduz o ciclo de vida de um serviço e ao 8.º P. A Precisão é o último passo um processo circular de marketing digital, que começa no consumidor e termina no consumidor. Este último P. tem como objetivo mensurar os resultados das ações. Existem várias métricas para medir os resultados, que podem ser medidos em tempo real com o analytics, por exemplo, ou através da utilização de testes A/B que ajudam a saber qual a página ou conteúdo que está a gerar mais conversões.