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Tik Tok para empresas: o que saber antes de começar a usar
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O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano

O TikTok é uma das redes sociais que mais rapidamente cresceu desde 2019 e promete continuar a fazê-lo este ano. A aplicação já soma mais de 1 bilião e meio de downloads, assim como mais de 500 milhões de utilizadores mensais ativos. Esta plataforma consiste em curtos vídeos de 15 a 60 segundos gravados pelo próprio utilizador, permitindo que este faça a edição do conteúdo diretamente na aplicação.

Apesar da faixa etária predominante nesta aplicação ser mais jovem, entre os 16 e os 24 anos, o TikTok tem imenso potencial para ser considerado numa estratégia de comunicação, marketing e publicidade, até mesmo para as empresas!

De forma a tirar partido deste potencial, o TikTok criou o TikTok for Business, convidando as empresas a fazer TikToks em vez de anúncios. Neste serviço é utilizada uma ferramenta de gestão de anúncios dentro do TikTok, com quatro simples passos, desde a definição do objetivo da campanha e do público-alvo até ao desenho do anúncio. Para além disto, o TikTok for Business também permite gerar relatórios personalizados para analisar o desempenho dos anúncios e oferece um kit de templates de vídeo, facilitando a sua criação com conteúdo próprio.

Antes de começar a usar

  1. Explorar a aplicação

Uma grande diferença desta rede social é que o seu propósito é essencialmente para entretenimento, onde os utilizadores entretêm os seguidores e expressam-se de maneiras criativas.

  1. Criar vídeos

Como já foi referido anteriormente, os vídeos têm um máximo de 60 segundos e a aplicação oferece a possibilidade de edição direta na plataforma, podendo ser adicionada música (muita das vezes o conteúdo é apresentado sincronizado com a música escolhida), filtros, efeitos, texto e stickers.

  1. Explorar as hashtags

À semelhança das outras redes sociais, as hashtags também são importantes no Tik Tok. Para além de serem úteis para perceber que tipo de conteúdo tem mais visualizações, também permite dirigir a pesquisa para um nicho de mercado. Desse modo, é possível saber se já há outras empresas do mesmo ramo a produzir conteúdo para esta plataforma.

E agora?

Ao planear o tipo de conteúdo que se quer publicar, não esquecer que no Tik Tok os vídeos são mais espontâneos, permitindo que se possa usar apenas o telemóvel. Não é suposto um vídeo ser muito trabalhado, pois se o conteúdo for apresentado explicitamente em formato de anúncio é provável que não resulte nesta plataforma.

Aliás, nesta rede social o interessante é que as marcas mostrem um lado mais leve, não se levando tanto a sério, resultando em conteúdo mais descontraído e divertido. Podem, por exemplo, participar em desafios de hashtags ou criar o próprio desafio com uma hashtag pensada pela marca.

Uma caraterística muito particular desta rede social é que muitos dos vídeos “reciclam” conteúdos já existentes, como por exemplo, os utilizadores publicam vídeos com a mesma música, a fazer determinados passos de dança, mas vão acrescentando o seu próprio cunho. Isto também pode acontecer com um vídeo publicado por uma empresa, seja adicionando o produto na coreografia ou os seus colaboradores fazerem parte da dança.

Agora que já conhece melhor a plataforma, é importante refletir que tipo de conteúdo se adequa à marca e ao produto, seja behind the scenes, tutoriais ou lançamentos de novos produtos. O que é certo é que o TikTok veio para ficar, reforçando a importância do vídeo marketing, por isso vale sempre a pena experimentar esta plataforma.

8 dicas para promover um Webinar
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Na Vitamina., podemos dizer que tratamos os Webinars por tu. Foram várias as vezes que organizamos e comunicamos este tipo de eventos.

Na Vitamina., podemos dizer que tratamos os Webinars por tu. Foram várias as vezes que organizamos e comunicamos este tipo de eventos de clientes como a Saint-Gobain, a Flowinn ou a Amorim Cork Composites.

Para quem não conhece, um Webinar é um seminário ou workshop que é transmitido ao vivo online. Existe sempre um anfitrião que organiza o evento e que convida os oradores. E qual a principal vantagem deste modelo? Tanto os oradores como o anfitrião podem estar em qualquer parte do mundo! Naturalmente, a pandemia veio dar um maior impulso a este tipo de eventos.

Por vezes, algumas empresas batem-se com o facto de prepararem eventos online fantásticos, mas ninguém aparece. Como podemos garantir que as pessoas realmente marcam presença no nosso Webinar?

Há algumas dicas que podemos seguir para fazer com que o nosso público saiba do Webinar, se entusiasme com o mesmo e realmente participe!

1. Escolher um tópico atrativo e que conduza à ação

Este é um ponto essencial. Se o tema do Webinar for aborrecido e pouco interessante para o público que queremos atrair, é evidente que dificilmente alguém irá dispor do seu tempo para ir ao Webinar. Isto não significa que devamos escolher um tema demasiado abrangente. A ideia será que, no Webinar, sejam fornecidos conselhos que as pessoas possam aplicar após o evento.

2. Definir objetivos

Para poderes medir o sucesso do teu Webinar, o ideal será definires objetivos reais do número de participantes. O Webinar pode funcionar para aumentar awareness da marca ou para gerar conversões, por exemplo. Nesse ponto, deves também definir objetivos e KPI’s, para que possas medir o sucesso do mesmo.

3. Escolher o dia e data ideal

Pode parecer uma dica óbvia, mas a verdade é que o dia e hora do Webinar é essencial para o seu sucesso. Por exemplo, ao fim-de-semana há uma menor disponibilidade para este tipo de eventos. O ideal será experimentares e veres o horário que melhor funciona para o teu público. Deves ter em atenção as necessidades dos participantes e mesmo o horário do local onde se encontram.

4. Criar uma landing page informativa

Deves ainda construir uma landing page clara, objetiva e concisa para os possíveis participantes ficarem a par dos pontos mais importantes do Webinar. Assim, esta deve responder às questões: Quem? O quê? Quando? Onde? Porquê? É nesta landing page, com um formulário personalizado, que os interessados no Webinar se poderão inscrever.

5. Interagir com os participantes através de e-mail

À medida que os interessados se vão inscrevendo na Landing Page, deves enviar-lhes um email de agradecimento. Assim, sabem que a sua inscrição está garantida. Além disso, deves garantir que não se esquecem do evento – há muita gente que se inscreve com muita antecedência. Podes colocar um Call To Action no email, por exemplo, que garanta que os participantes adicionam o evento ao calendário. Podes ainda enviar e-mails para que os participantes não se esqueçam do Webinar cerca de duas semanas, uma semana antes e, ainda, no dia anterior.

6. Comunicar o Webinar nas redes sociais

Podes e deves calendarizar publicações que informem a tua audiência sobre o Webinar. Assim, chegas a um público mais amplo e conduzes os interessados para a Landing Page que criaste para o efeito. Com a data a aproximar-se, a frequência de publicações sobre o tema deve aumentar. Podes ainda incentivar os oradores a partilharem as publicações, para que a mensagem chegue a mais interessados.

7. Não ter medo de usar Paid Media

Se tens um orçamento que te permite, podes usar Paid Media para aumentar a audiência do teu Webinar. Podes optar por anúncios de texto do Google Ads e otimizá-los para termos relacionados com o tema do evento. Outra opção será publicitar algumas das publicações que fizeres nas redes sociais.

8. Escolher a melhor ferramenta para garantir uma boa experiência

Mesmo que o Webinar seja interessante, bem promovido e tenha muita adesão, tudo poderá ser em vão se a ferramenta onde este for dinamizado não corresponder às expectativas. Existem, atualmente, diversas ferramentas que garantem uma boa experiência, nomeadamente o Loom, o GoToWebinar ou mesmo o Webinar.

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8 dicas para promover um Webinar
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Na Vitamina., podemos dizer que tratamos os Webinars por tu. Foram várias as vezes que organizamos e comunicamos este tipo de eventos.

Na Vitamina., podemos dizer que tratamos os Webinars por tu. Foram várias as vezes que organizamos e comunicamos este tipo de eventos de clientes como a Saint-Gobain, a Flowinn ou a Amorim Cork Composites.

Para quem não conhece, um Webinar é um seminário ou workshop que é transmitido ao vivo online. Existe sempre um anfitrião que organiza o evento e que convida os oradores. E qual a principal vantagem deste modelo? Tanto os oradores como o anfitrião podem estar em qualquer parte do mundo! Naturalmente, a pandemia veio dar um maior impulso a este tipo de eventos.

Por vezes, algumas empresas batem-se com o facto de prepararem eventos online fantásticos, mas ninguém aparece. Como podemos garantir que as pessoas realmente marcam presença no nosso Webinar?

Há algumas dicas que podemos seguir para fazer com que o nosso público saiba do Webinar, se entusiasme com o mesmo e realmente participe!

1. Escolher um tópico atrativo e que conduza à ação

Este é um ponto essencial. Se o tema do Webinar for aborrecido e pouco interessante para o público que queremos atrair, é evidente que dificilmente alguém irá dispor do seu tempo para ir ao Webinar. Isto não significa que devamos escolher um tema demasiado abrangente. A ideia será que, no Webinar, sejam fornecidos conselhos que as pessoas possam aplicar após o evento.

2. Definir objetivos

Para poderes medir o sucesso do teu Webinar, o ideal será definires objetivos reais do número de participantes. O Webinar pode funcionar para aumentar awareness da marca ou para gerar conversões, por exemplo. Nesse ponto, deves também definir objetivos e KPI’s, para que possas medir o sucesso do mesmo.

3. Escolher o dia e data ideal

Pode parecer uma dica óbvia, mas a verdade é que o dia e hora do Webinar é essencial para o seu sucesso. Por exemplo, ao fim-de-semana há uma menor disponibilidade para este tipo de eventos. O ideal será experimentares e veres o horário que melhor funciona para o teu público. Deves ter em atenção as necessidades dos participantes e mesmo o horário do local onde se encontram.

4. Criar uma landing page informativa

Deves ainda construir uma landing page clara, objetiva e concisa para os possíveis participantes ficarem a par dos pontos mais importantes do Webinar. Assim, esta deve responder às questões: Quem? O quê? Quando? Onde? Porquê? É nesta landing page, com um formulário personalizado, que os interessados no Webinar se poderão inscrever.

5. Interagir com os participantes através de e-mail

À medida que os interessados se vão inscrevendo na Landing Page, deves enviar-lhes um email de agradecimento. Assim, sabem que a sua inscrição está garantida. Além disso, deves garantir que não se esquecem do evento – há muita gente que se inscreve com muita antecedência. Podes colocar um Call To Action no email, por exemplo, que garanta que os participantes adicionam o evento ao calendário. Podes ainda enviar e-mails para que os participantes não se esqueçam do Webinar cerca de duas semanas, uma semana antes e, ainda, no dia anterior.

6. Comunicar o Webinar nas redes sociais

Podes e deves calendarizar publicações que informem a tua audiência sobre o Webinar. Assim, chegas a um público mais amplo e conduzes os interessados para a Landing Page que criaste para o efeito. Com a data a aproximar-se, a frequência de publicações sobre o tema deve aumentar. Podes ainda incentivar os oradores a partilharem as publicações, para que a mensagem chegue a mais interessados.

7. Não ter medo de usar Paid Media

Se tens um orçamento que te permite, podes usar Paid Media para aumentar a audiência do teu Webinar. Podes optar por anúncios de texto do Google Ads e otimizá-los para termos relacionados com o tema do evento. Outra opção será publicitar algumas das publicações que fizeres nas redes sociais.

8. Escolher a melhor ferramenta para garantir uma boa experiência

Mesmo que o Webinar seja interessante, bem promovido e tenha muita adesão, tudo poderá ser em vão se a ferramenta onde este for dinamizado não corresponder às expectativas. Existem, atualmente, diversas ferramentas que garantem uma boa experiência, nomeadamente o Loom, o GoToWebinar ou mesmo o Webinar.

Content Shock: A solução?
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Será o Content Shock parte do problema ou da solução? A Mariana Miranda deixa-nos a sua opinião durante uma aventura de Verão pela nossa agência.

Estamos na era do Content Shock, traduzindo à letra, choque de conteúdo. Isto é, existe mais conteúdo a ser produzido do que a ser consumido.

 

VER TAMBÉM: JÁ ALIMENTASTE O TEU INSTAGRAM, HOJE?

 

A crescente de textos, imagens, vídeos e audio na internet é assoberbante e o consumidor não consegue assimilar, nem compreender os dados.

A informação chega-nos de todo o lado, mesmo a que não foi pedida, e não sabemos selecionar o que consumir, quando e como. E se, nesta prespetiva, é avassalador, na prespetiva dos produtores de conteúdo é um desafio diligente.

 



 

Há uma constante procura das marcas e empresas em não serem repetitivas, em não copiarem os concorrentes, de inovarem e, aos mesmo tempo, aproximarem-se cada vez mais do seu público. 

Estudos norte-americanos revelam que 67% dos consumidores admitem que o conteúdo criado e publicado pela marca, ajuda-os no processo de tomada de decisão. Este gera três vezes mais leads do que estratégias tradicionais.

Especialistas dizem que chegaremos a um ponto onde será preciso pagar aos consumidores para usufruirem do conteúdo.

 


 

Sendo que os índices de produção de conteúdo e o a nossa absorção de dados continua a mesma, torna-se insustentável. Atualmente, o conteúdo bem conseguido é o principal recurso que as marcas têm para atrair, reter e converter um utilizador na web.

Com um oceano de informação à disposição das pessoas, o esforço para as chamar a atenção é muito maior e exige mais estratégia e planeamento.

 

VER TAMBÉM: JÁ ALIMENTASTE O TEU INSTAGRAM, HOJE?

 


Contudo, deixar de investir em conteúdo não é uma opção, pois os consumidores gostam de se sentir informados e conectados com a marca. Há que definir bem a estratégia a seguir de modo que se consiga levar a informação certa à pessoa certa.

 

Transmedia Storytelling: O futuro do Storytelling?
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Descubra o futuro do Storytelling com a mais recente Vitamina. (soon to be revealed)

Storytelling é um conceito que deve estar sempre presente na mente de quem trabalha conteúdos para as plataformas digitais. A intensa exposição diária de conteúdos a que estamos sujeitos, enquanto utilizadores, torna-nos resistentes ou mesmo imunes às mensagens comerciais.

VER TAMBÉM: 4 MOTIVOS PARA O USAR O STORYTELLING NO CONTENT MARKETING DA SUA MARCA

É preciso saber criar conteúdos que envolvam os fãs e seguidores das marcas. É aqui que entra a importância de contar boas histórias, pois as histórias são mais envolventes do que outro tipo de abordagens: captam a atenção, levam à identificação com personagens e factos, e, consequentemente, fazem com que as pessoas guardem melhor as mensagens. A história da nossa mensagem é fundamental para o sucesso da mesma.

Do Storytelling ao Transmedia Storytelling

O que é que o Matrix, o Harry Potter e Guerra das Estrelas têm em comum? Para além de serem casos de enorme sucesso ao nível global, são perfeitos exemplos da aplicação do conceito de Transmedia Storytelling.

O Transmedia Storytelling é um conceito que deu os primeiros passos em 1991, mas só mais recentemente começou a ser adaptado ao marketing com o surgimento do digital. Na definição de Henry Jenkins, designa uma história que se desdobra através de múltiplas plataformas, cada qual com um novo conteúdo, fazendo uma contribuição distinta e valiosa para o todo.

Não se trata de adaptar a história a vários meios, mas sim de utilizar as potencialidades de cada formato e plataforma digital para acrescentar algo novo a uma história. Idealmente, cada meio faz a sua contribuição única para o desvendar da história.

Podemos voltar ao caso do Matrix. O conteúdo sobre este universo é transmitido através de filmes, curtas-metragens animadas, bandas desenhadas e videojogos. Apenas acedendo a todos estes meios se consegue um conhecimento completo desse universo.

Nos três exemplos mencionados anteriormente, o envolvimento dos fãs é imprescindível para a construção e sucesso da história. Na realidade organizacional, podemos substituir “fã” por cliente.

3 Princípios do Transmedia Storytelling

  • Multiplicidade de meios/plataformas
  • Uma história ou experiência única e unificada
  • Não redundância entre os vários meios

3 Vantagens do Transmedia Storytelling

  • Maior criatividade da comunicação e da difusão integrada
  • Desperdício evitado (ao não difundir informação redundante pelos vários meios de comunicação)
  • Aumento do envolvimento do público

Um exemplo mais recente da aplicação do Transmedia Storytelling numa estratégia de marketing para a construção de um universo complexo e imersivo é a série Game of Thrones.

VER TAMBÉM: 4 MOTIVOS PARA O USAR O STORYTELLING NO CONTENT MARKETING DA SUA MARCA

Cada vez mais, o Transmedia Storytelling tem vindo a consolidar o seu lugar como um pilar do marketing e das estratégias de Storytelling.

Landing Page: Conceito e Propósito
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Ainda existem dúvidas sobre o que é uma landing page.  Cesária Castro explica-nos as diferenças e o que procurar!Apesar de ser um termo – e uma ferramenta – bastante familiar para qualquer profissional de marketing digital, as landing pages - ou “páginas de aterragem” ainda suscitam muitas dúvidas, quer para estes profissionais, quer para os clientes que procuram este tipo de serviço.

Mas o que é afinal uma landing page?

Esta ferramenta é utilizada em estratégias de Inbound Marketing e trata-se de uma página criada com o único propósito de servir uma campanha de marketing, que pode ter dois objetivos muito específicos (e que vão, eles próprios, definir a natureza das landing pages).Explicando isto de uma forma muito simples, as “páginas de aterragem” podem ser de dois tipos, de acordo com o seu objetivo:

  • Páginas de Captação de leads – aqui a finalidade é captar leads através da oferta de um determinado produto ou serviço. Existe um formulário que tem a finalidade de captar leads através de uma contra-partida: oferta de um ebook grátis, subscrição de newsletter ou até oferta de um produto, por exemplo.
  • Páginas Click-through – normalmente usadas para e-commerce. Mais simples que as anteriores, não incluem formulário, apenas um único botão call-to-action (CTA), que como o próprio nome indica pretende levar o visitante a uma determinada acção ligada à venda de um produto ou serviço. Exemplo: “Compre já!”, “Consiga o seu desconto!”, “Seja o primeiro a experimentar!”, etc..

A imagem seguinte, retirada do website unbounce.com, mostra de uma forma bastante clara a diferença entre estes dois tipos de landing pages.[imagem1 - captação de leads; imagem2 – click through]:

landing page o que é

VER TAMBÉM: 4 passos para uma landing page de sucesso

É fundamental que não se confundam as coisas: o facto de a homepage do seu website ter um formulário não a torna uma landing page.

Para ser uma landing page, teria que servir o único propósito de gerar leads ou de levar à compra de um produto/serviço.

Este artigo foi escrito pela Cesária Castro, a guestblogger da Vitamina. deste mês.  Obrigado, Cesária!

4 passos para uma Landing Page de sucesso
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Nos dias que correm, ainda há confusão sobre o que é realmente uma landing page. Cesária Castro enumera os 4 passos  para ter uma landing page de sucesso!

Nos dias que correm, ainda há confusão sobre o que é realmente uma landing page. Cesária Castro enumera os 4 passos  para ter uma landing page de sucesso!

Que características tem uma landing page?

Existem 4 passos fundamentais que, na minha opinião, precisam de ser respeitados para que se consiga criar uma landing page de sucesso, que gere leads ou converta em vendas.

Ou seja, que cumpra o seu papel.

landing page

Uma landing page nunca poderá ter um link de saída.

Seja o seu objectivo gerar leads ou levar a uma conversão, incluir um link para outra página vai permitir que o utilizador escape e acabe por não cumprir o objectivo para o qual esta página foi desenvolvida. Não pode haver nenhum ponto de fuga, como explica (e muito bem), Paulo Faustino neste artigo. Links externos (tais como botões de redes sociais, link para o seu website, etc.) são, portanto, proibidos, e só podem ser oferecidos dois caminhos ao utilizador: fechar a janela ou realizar uma conversão.

design responsivo

Design responsivo

Sabemos que cada vez mais pessoas usam dispositivos móveis para aceder à internet, daí a importância de adaptarmos as landing pages a esta realidade.

A sua landing page tem, obrigatoriamente, de se adaptar ao dispositivo que está a ser utilizado. A não ser que não queira converter...

Optimização da página

Através do uso de palavras-chave devidamente pensadas e medidas e a ser utilizadas nos títulos e metatags.

Optimização da página

Design clean e claro

Desde cabeçalhos apelativos, a tipos de letra simples e fáceis de ler, passando ainda pela utilização de cores que tendem a levar as pessoas a determinada acção, todos estes detalhes devem ser devidamente pensados e planeados ao pormenor para que o usuário se mantenha na sua landing page - tem apenas 3 segundos para o convencer. Indique de forma clara quais são os benefícios e vantagens do seu produto/serviço (no caso de páginas de conversão) ou o que está a oferecer em troca do preenchimento do formulário (no caso de páginas de captação de leads). O objetivo da acção deve ser claro.

São muitos mais os passos a seguir para a criação de uma landing page de sucesso, mas estes são, a meu ver, os principais.

Se é profissional de marketing, tenha isto em mente. Se é um cliente e está a pensar adquirir este tipo de serviço, lembre-se dos pontos aqui mencionados quando estiver a reunir com o seu fornecedor.

Este artigo foi escrito pela Cesária Castro, a guestblogger da Vitamina deste mês.  Obrigado, Cesária! Imagens via Rawpixel

3 hábitos saudáveis de SEO
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Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.

Ahava Leibtag disse num vídeo publicado pela Gather Content que “o conteúdo só é realmente útil ou valioso quando as pessoas o conseguem encontrar”. Desta forma, para esta consultora, a melhor forma de ajudar as pessoas a encontrar o conteúdo que procuram é promovê-lo. E para que ele seja encontrado é necessário incorporar verdadeiramente boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) em qualquer estratégia de conteúdo.

VER TAMBÉM: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca

Ao envolvermos aquilo que significa SEO na estratégia de conteúdo, estamos a criar um hábito. Algo que irá melhorar substancialmente a forma como os conteúdos são apresentados a quem os procura.

As boas práticas de SEO devem ser integradas numa perspetiva holística, uma vez que desta forma vão ser pensadas para todos os ciclos do funil de vendas e não apenas para um dado momento ou campanha. Tornar conteúdos visíveis com o uso das ferramentas SEO deve estar na génese da criação de todos os conteúdos digitais. Deve fazer parte tanto do processo de escrita como do processo de publicação e divulgação.

Para serem passíveis de serem encontrados pelos algoritmos, no meio do turbilhão diário de informação, devem encher-se de uma boa dose de otimização para os motores de pesquisa.

Eis 3 dos hábitos mais saudáveis e recomendáveis para uma estratégia de conteúdo que tenha desejos de um alcance maior orgânico:

1 - Pesquisar, pesquisar, pesquisar

O ato de pesquisa é essencial a quem trabalha conteúdos. Sendo ele também o mesmo tipo de comportamento que o utilizador usa para, muitas das vezes, encontrar conteúdo relevante, nada melhorar que ajudá-lo a encontrar o que procura.

Procurar, sondar, inquirir, apurar e indagar são verbos de uma prática que se quer diária para quem trabalha a estratégia de conteúdos. Desde logo pesquisar pelas palavras-chave certeiras será uma excelente forma de ficar a par das dúvidas, anseios e desejos do seu público-alvo. E há por aí tantas ferramentas que ajudam a encontrar conceitos, perguntas e palavras, que o ato de escrever um artigo será engrandecido e irá de encontro ao que o seu buyer persona precisa.

Depois desta fase, passamos à optimização da lista de palavras-chave. Ir para além daquilo daquilo que encontrou, torna favorável a criar textos assertivos e relevantes. Por isso, use e abuse dos sinónimos dessas palavras-chave. Não repita, varie termos e acrescente significado em forma de frases (Long-tail keywords). Tudo isto, favorece a indexação semântica dos motores de pesquisa ao conteúdo que está a promover.

2 - Escrever para o algoritmo

3 hábitos saudáveis de SEO

O algoritmo adora conteúdos. Não é de ficar espantado que cada vez mais empresas apostam em espaços próprios para conteúdos diversos, como os blogues. No entanto, para que o algoritmo coloque aquele conteúdo acessível aos utilizadores não é difícil.

Antes de tudo, tem de ser [extremamente] útil. E só o será se quem o escrever tiver o primeiro hábito completamente dominado. Pode ser um conteúdo com 500 palavras ou um com mais de 2000. O importante é ser interessante o suficiente para ser lido. E os motores de pesquisa gostam de artigos otimizados e que tenham “tudo no sítio certo”. Isto significa, que preferem artigos com profundidade, dicas e exemplos concretos. Eis algumas das dicas SEO para quando estiver a criar conteúdo escrito, e queira vê-lo ser lido por mais de 10 pessoas:

  • Textos com leitura diagonal: a primeira leitura de um texto é feita da esquerda para a direita e imediatamente na diagonal. Promover pontos de atenção, com título assertivo, divisão de blocos de textos por sub-títulos (de H1,H2 e H3) e palavras-chave nos lugares certos oferece ao utilizador pistas rápidas para perceber se o artigo é interessante e merece ser lido.
  • O uso de imagem: as imagens ajudam ao entendimento daquilo que se está a querer dizer e aliviam os blocos de texto mais longos. Uma das melhores práticas SEO é nunca esquecer que cada imagem deve acrescentar significado e nunca ser um elemento que distraía a leitura. As imagens usadas devem também ter uma pequena descrição ALT sobre do que se trata. Outro ponto essencial - mais técnico e sabido - é a qualidade, proporcionalidade e peso das imagens.

3 - Entender a tecnologia

3 hábitos saudáveis de SEO

Para realmente entender a tecnologia, devemos atualizar aquilo que sabemos de forma continuada. Aliás, é um conselho a promover para ficar a par das novidades em SEO. É oportuno aqui referir que os conceitos H1, Title Tag, ALT, Page Speed, Link juice são termos que fazem parte da inserção de SEO na sua estratégia de conteúdos e devem estar implícitos ao editar e publicar o seu conteúdo online. Assim, globalmente é essencial estabelecer, dentro daquilo que é a experiência do seu utilizador no seu site, o seguinte:

  • Tempo - significa verificar se a velocidade de carregamento do site (que pode ser testado nesta página) é boa;
  • Tempo - o tempo que o utilizador passa numa página de um site versus o índice de rejeição são assuntos aos quais devemos prestar muito atenção;
  • Site Responsivo: a propósito deste assunto, leia o artigo A importância de pensar responsive no marketing digital.

Estes são fatores críticos, que segundo Ahava Leibtag podem “garantir que o seu conteúdo seja viável e bem sucedido”.

No fundo, o que se pretende com estas boas práticas de SEO no conteúdo é poder ajudar o nosso público-alvo naquilo que procuram e, inevitavelmente ajudar na concretização dos objetivos traçados para a estratégia de conteúdos de uma empresa.

Análise das práticas SEO aplicadas a este artigo

Título:

  • Tamanho entre 55 a 67 carateres = 66 carateres, 10 palavras
  • Teste de Skimming: (três primeiras palavras) 3 hábitos saudáveis
  • Tipo de título: Lista
  • Tamanho do texto: 1.151 palavras, não muito longo a seguir a um H1
  • Palavras-chave: ver tags do artigo

Cabeçalhos:

  • Title
  • H1:
  1. Pesquisar, pesquisar, pesquisar
  2. Escrever para o algoritmo
  3. Entender a tecnologia
  • H2
  1. Análise da práticas SEO aplicadas a este artigo
  • Uso de Bullets

Links externos: Gather Content

Links internos: 4 motivos para o usar o storytelling no content marketing da sua marca

Imagem de Capa: com ALT "3 hábitos saudáveis para incorporar SEO"

Título SEO: 3 hábitos saudáveis de SEO

Slug (URL): 3-habitos-seo-saudaveis

Descrição: Tornar conteúdos visíveis com SEO deve estar na génese da criação dos conteúdos digitais. Deve ser parte do processo de escrita, de publicação e divulgação.

Palavra-chave principal: conteúdos visíveis com SEO

NOTA: A autora deste conteúdo foi Sandra Oliveira e foi a primeira guestblogger a participar no blog da Vitamina. Bem vinda, Sandra!

Why you should use motion graphics on your social media
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When it comes to digital marketing, video it’s still one of the most effective ways of communicating. But it is as well, one of the most used tools nowadays, especially with social media like Youtube or TikTok.

So a good option to use video more uniquely is motion graphics. 65% of people are visual learners so this is a fine way to connect with your audience. Motion Graphics are animated videos. They can be 2D or 3D animations or, as you may know, GIFS.

There’s a lot of different types of animated videos since they can have audio, voice-over, or even sound effects. A good feature about animated videos is that you don’t depend on external factors like, for example, the availability of a team to shoot. It all happens inside of the animation program and relies mostly on the motion designer.

Some of the applications of motion graphics are:

  • Ads: either online ones or on television.
  • Promotional videos: any type of video you want to produce regarding your brand
  • Explainer videos: this is one of the most common forms of motion graphics currently used in social media. It is used to explain anything, a process or a tutorial
  • Employer branding videos: that shows the culture of your brand
  • Social media videos: to be used in social platforms and it can be about a product/service or just an entertaining video

So why should you use motion graphics on your social media?

  1. They make information easier to understand

Visual communication is easier to engage and it’s processed almost immediately. Visual storytelling makes your information simpler and clear. It can also make mundane information seem more interesting. This is where explainer videos come in because using motion graphics to explain how a process, product, or service works, or to break down dense data or information, increases the chances of comprehension and engagement.

  1. You just have to watch it

People prefer watching videos to learn information rather than read it, so watching animated videos the information is all ready for the audience to consume, it requires less mental energy.

  1. Increases brand awareness

You can adapt the design of the animated videos with your brand identity, such as colors or logos. So if you are, among other companies in your market, the few that use this type of video it will be much easier to associate your brand with it and the audience quickly recognizes your brand.

  1. They can be used in various formats

With each social media platform comes different formats and your animated videos can easily be adapted to all of them, be it in aspect ratio or length. It also works very well on mobile versions. So besides being able to be repurposed motion graphics can also be shared through many people and types of social media.

  1. Simpler information in a short amount of time

With animated videos, you can say more in less time, and in social media, where the attention is wildly divided by all the visual stimuli, this is key to increase awareness and engagement of your brand.

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